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quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

III COPA SÃO SEBASTIÃO DE SÍTIO NOVO/RN


A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Prefeitura Municipal de Sítio Novo e Comissão Organizadora do evento, convocam a todos os desportistas, para a 3ª Edição do maior evento esportivo de Futsal do município.

 O esporte, por ser o mais praticado no mundo e o mais popular no Brasil, também consegue atrair um grande público de torcedores, já que os jogos se firmaram no calendário social do município, no período que antecede as festividades alusivas ao Padroeiro São Sebastião.

Este ano, o torneio se dividirá entre partidas na Serra da Tapuia, movimentando o Distrito, bem como na sede do município, que receberão desportistas e amantes do futebol de salão da região, a partir da 1ª semana de Janeiro, abertura da copa.

A Comissão organizadora do evento, composta por Wilson, Inácio, Fagner e Ricon, frisam sobre a importância dos jogos para o município, e convocam os times e atletas para as inscrições. A equipe que acredita na boa competência técnica, conduta ética e habilidade eclética dos desportistas, também lança seu apelo ao equilíbrio entre as torcidas, já que o acirramento não é positivo entre as equipes.


A Secretaria inicia hoje a etapa de inscrições e disponibiliza o regulamento 2015 da III COPA SÃO SEBASTIÃO DE FUTSAL. 

III COPA SÃO SEBASTIÃO DE FUTSAL 2015- SÍTIO NOVO/ RN
REGULAMENTO GERAL
DISPOSIÇÕES INICIAIS:

REGULAMENTO GERAL AQUI....


Este é um conjunto de Normas e Disposições que irão reger o Campeonato Municipal de Futsal.
I- DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO
Art. 01- O Campeonato Municipal de Futsal obedecerá às disposições deste Regulamento, das demais legislações esportivas com base nas leis e regras da modalidade oficializada pela C.B.F.S. Confederação Brasileira de Futebol de salão em vigor e no código de justiça Desportiva.
II- DOS PARTICIPANTES
Art. 02- Poderão participar deste campeonato equipes de futsal formadas no município de Sítio Novo.
§- Único: Poderá participar do Campeonato Municipal de futsal 2015 atletas residentes no município ( mediante comprovação ), e/ ou atleta que nasceu no município ( registro de nascimento ou RG ) e atleta que trabalha em empresa do município ( registrado ) e 02 ( dois ) atletas de fora do município, sendo obrigatoriamente, 02 ( dois ) jogadores. Não será permitida a inscrição de um mesmo atleta em mais de uma equipe. A equipe de organização analisará todos os comprovantes apresentados.
Art. 03- As equipes que participarem do Campeonato Municipal de Futsal serão consideradas conhecedoras das leis e regras da modalidade ( oficializadas pela C.B.F.S- Confederação Brasileira de Futebol de salão ), bem como deste Regulamento e assim estarão submetidas, sem reserva alguma, a todas as consequências que deles possam emanar.
Art. 04- Somente poderão participar deste certame os atletas e dirigentes que estiverem devidamente inscritos e os atletas com idade de 15 anos completos.
§- Único: O dirigente que assinar a ficha de inscrição será o responsável pelos jogadores menores de 18 anos, isentando o DEL de qualquer problema ocasionado por esses atletas.
III- DAS INSCRIÇÕES
Art. 05- As inscrições das equipes ( atletas e dirigentes ) deverão ser feitas através de formulário próprio ( fichas de inscrição ), disponibilizados pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, bem como a comissão organizadora do evento.
§- Único: As inscrições poderão ser feitas oficialmente entre os dias 18 de Dezembro até o dia 30 de dezembro de 2014.
Art. 06- Os atletas e dirigentes, inscritos por uma equipe, não poderão participar de outra equipe neste certame, em nenhuma das fases, mesmo que suas equipes tenham sido desclassificadas.
§- Único: Não é permitida a duplicidade de inscrição (como atletas e dirigentes).
Art. 07- A ficha de inscrição deverá ser devidamente preenchida, com letra legível e assinada pelo dirigente.
§- Único: O Atleta que se inscrever em mais de uma equipe, terá o seu registro cassado.
Art. 08- Será permitida a inscrição de 12 (Doze) atletas, 01 ( um ) dirigente e 01 ( um ) auxiliar por equipe.
Art. 09- Cada equipe poderá escrever 02 (Dois) jogadores “linha” mais 01 (um) goleiro de fora do município.
§- Primeiro: A inscrição das atletas de fora do município é opcional de cada equipe.
§- Segundo: Todas as equipes terão o direito de inscrever até 12 atletas, os quais não poderão ser substituídos de forma alguma até o final da competição.
Art. 10- A ficha de inscrição poderá ser entregue na Secretaria de Turismo, Esporte e lazer, que funciona na parte interna da Prefeitura Municipal de Sítio Novo. Não serão aceitas novas inscrições após a data estabelecida pela Secretaria.
IV DO SISTEMA DE DISPUTA
Art. 11- O Campeonato Municipal de futsal será disputado em fases distintas, a saber:
1-    Classificatória (fase 01)
2-    Semifinal (fase 02)
3-    Final (fase 03)
§- Único: Nas fases as equipes serão divididas em chaves.
Art. 12- O Campeonato Municipal de Futsal em sua fase classificatória será disputado no sistema de turno único. A fase semifinal será disputada em um único jogo, ficando a critério da Comissão Executiva de acordo com as possibilidades de datas para a realização dos jogos.
V DOS JOGOS
Art. 13- Os jogos serão disputados de acordo com as regras oficiais em vigor, editadas pela confederação Brasileira de Futebol de salão.
§- Único: O tempo da partida será de 40 (quarenta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos corridos, com o tempo de 5 (cinco) de descanso.
Art. 14- Poderão permanecer no banco de reservas:
- 01 (um) técnico;
-01 (um) auxiliar;
-Os jogadores inscritos.
Art. 15- Aos dirigentes das equipes só será permitido orientar seus atletas fora da quadra de jogo e se dirigir a mesa, apenas para pedir alguma informação ou pedir tempo.
Art. 16- Na ausência do dirigente, nenhum dos atletas poderá ficar de pé, na frente do banco, só sendo permitido ao capitão, o pedido de tempo.
Art. 17- Os jogos terão início nos horários fixados na tabela, sendo admitida uma tolerância de 15 (quinze) minutos apenas para o 1º jogo, os demais não terão tolerância, além dos horários determinados.
§- Primeiro: A equipe que não se apresentar para jogar, devidamente uniformizada, após o tempo de tolerância, perderá por não comparecimento (W.O).
§- Segundo: A equipe que não comparecer a partida prevista na tabela sem justificativa convincente, além de perder os pontos da mesma, os atletas perderão seus direitos de participarem do campeonato do ano seguinte. Decisão julgada pela Comissão Disciplinar.
Art. 18- Todos os atletas deverão usar obrigatoriamente os equipamentos para a prática segura do futsal, ou seja, calção, meião, camisas padronizadas, sendo que a numeração deve ser bem legível e tênis apropriado para a prática desta modalidade esportiva.
Art. 19- Somente em casos extraordinários e de absoluta força maior, poderá ser transferida a realização do jogo.
§- Primeiro: Não será permitida a entrada na quadra da Comissão Técnica, bem como a do banco de reservas, caso não estejam devidamente trajados.
§- Segundo: O Atleta só poderá tomar parte na partida se inscrito, e estiver no banco de reservas de sua equipe, até o término do primeiro tempo do jogo.
Art. 20- Quando um jogo não se realizar ou for interrompido por qualquer motivo, e/ou anulado, será fixada a sua realização e/ou continuação, quando for o caso, pela comissão Organizadora.
Art. 21- A equipe de arbitragem será indicada pela Comissão Organizadora e não poderá haver veto pelas equipes participantes.
VI- DA CLASSIFICAÇÃO
Art. 22- Para efeito de classificação, quando adotado o sistema de turno completo, a contagem de pontos (GANHOS) será a seguinte:
Vitória: 03 (três) pontos ganhos
Empate: 01 (um) ponto ganho
Derrota: 0 (zero) ponto
Art. 23- Na hipótese de uma equipe vencer o jogo por W.O. (não comparecimento do adversário), além dos 03 pontos, terá a seu favor o placar de 1x0.
§- Único: Os gols serão computados somente para efeito de estatística, não sendo computado o gol a favor de nenhum jogador da equipe beneficiada.
Art. 24- Ocorrendo à ausência da equipe, sem justificativa aceita, serão anulados todos os resultados da fase, evitando prejuízos de terceiros, prevalecendo os resultados somente para efeito de estatísticas.
Art. 25- Ao término de cada turno disputado, será reconhecida em primeiro lugar do grupo, a equipe que somar o maior número de pontos ganhos, e em segundo lugar, a equipe imediata após, na ordem decrescente.
Art. 26- Em caso de empate na classificação das fases, serão adotados os seguintes critérios:
01- Entre 02 (duas) equipes:
1.. confronto direto;
2.. maior número de vitórias nas fase;
3.. maior saldo de gols na fase considerando todos os resultados obtidos na fase;
4.. maior número de gols marcados na fase;
5.. menor número de gols sofridos;
6.. sorteio.
02- Entre 03 (três) equipes:
1.. maior número de vitórias na fase;
2.. maior saldo de gols na fase, considerando todos os resultados obtidos na fase;
3.. maior número de gols marcados na fase;
4.. menor número de gols sofridos;
5.. sorteio.
Art. 27- No caso de um jogo terminar empatado, e quando houve a necessidade de se ter um vencedor, o desempate será feito da seguinte maneira:
§ - Primeiro: A decisão dar-se-á através de cobrança de penalidades, com uma série de 03 (três) tiros da marca de penalidade máxima de forma contínua, vencendo a equipe que marcar maior número de gols.
§- Segundo: Persistindo o empate, serão cobrados tiros livres da marca de penalidade máxima quantos forem necessários, alternadamente, sendo obrigatória a troca de atletas para a cobrança, vencendo a equipe que obtiver a primeira vantagem. Se, depois de todos os atletas terem cobrado a penalidade, permanecer empatado, inicia-se nova série na mesma ordem anterior das cobranças alternadas.
§- Terceiro: Só terá direito a cobrança dos pênaltis os atletas que estiverem na quadra de jogo ao término da partida.
VIII- DA DISCIPLINA
Art. 28- Todas as infrações cometidas neste certame serão apreciadas e julgadas pela comissão disciplinar, com base no código de justiça desportiva.
Art. 29- As penalidades serão aplicadas em grau de advertência, suspensão e eliminação. Não necessariamente nesta ordem.
Art. 30- As decisões da comissão disciplinar serão irrevogáveis e produzirão efeito imediato.
Art. 31- Não serão permitido aos atletas retirarem a camisa durante todo o período do jogo inclusive no intervalo, a não ser que seja necessário passar po um procedimento médico;
Art. 32- Atletas e dirigentes expulsos estarão automaticamente suspensos por uma partida, independente das punições que lhes poderão ser impostas pela comissão disciplinar.
§- Primeiro: Atletas e dirigentes expulsos terão suas atitudes anti-desportivas julgadas pela comissão disciplinar deste campeonato. Cabendo-lhes a decisão de advertência, suspensão, eliminação, e/ou veto de sua participação do ano seguinte.
§- Segundo: O atleta que tiver 01 (um) cartão na fase, o mesmo será anulado para a próxima fase.
Art. 34- Em caso de invasão de quadra, brigas, uso de bebidas alcoólicas, ou quaisquer outros incidentes que venham a suspender partidas, a comissão disciplinar poderá, desde que comprovada à autoria por parte de um atleta ou equipe, suspendê-la imediatamente, independentemente das outras medidas punitivas que forem cabíveis por parte da comissão disciplinar.
VIII- DOS RECURSOS
Art. 33- Os possíveis recursos deverão ser interpostos perante a Comissão Organizadora até 48 (quarenta e oito) horas, após a sua partida de que deu origem a sua interposição, juntando provas de irregularidade contra a qual recorre.
IX DA PREMIAÇÃO
Art. 34- Serão oferecidos troféus e medalhas aos mais bem classificados na fase final, da seguinte forma:
Troféu, medalhas de posse definitiva ao campeão e R$ 1.000,00 reais;
Troféu, medalhas de posse definitiva ao vice- campeão e R$ 700,00 reais;
Troféu, medalhas de posse definitiva ao terceiro lugar e R$ 300,00 reais;
Troféu e medalhas de posse definitiva ao artilheiro da competição;
Troféu e medalhas de posse definitiva ao goleiro menos vazado.
X- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 35- A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Sítio Novo/RN, bem como a Comissão Disciplinar, não se responsabilizam por acidente de qualquer natureza, ou indenizações aos jogadores, dirigentes ou equipes participantes.
Art. 36- A Equipe que deixar de comparecer para a realização de um jogo (W.O.), sem motivo justificado, será automaticamente eliminado do certame e os atletas serão vetados da participação na competição do ano seguinte.
Art. 37- O uso de caneleiras será facultativo, cabendo aos atletas, à responsabilidade pela não utilização.
Art. 38- Para iniciar as partidas, as equipes deverão ter no mínimo 05 (cinco) atletas, todos devidamente uniformizados, constando em súmula e com documento em mesa.
Art. 39- A equipe que ficar reduzida a dois atletas em quadra, não poderá continuar a partida, sendo declarada perdedora, com o placar de 1 x 0 para o adversário ou mantido o placar do jogo para o adversário, caso o resultado for superior a 1 x 0.
Art. 40- Todos os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora, composta por: Wilson, Fagner, Ricon e Inácio Garapa.
Art. 41- No ato das inscrições, estarão os participantes concordando tacitamente com todas as disposições do presente regulamento.

Débora Raquiel da Silva Lopes
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE TURISMO, ESPORTE E LAZER

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