C

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

PROTESTO

Alunos do curso de enfermagem reivindicar a valorização do curso de enfermagem, implantação da clínica de enfermagem na FACISA


O protesto feito pelos alunos do curso de enfermagem tem como objetivos: reivindicar a valorização do curso de enfermagem, implantação da clínica de enfermagem na FACISA, e pelo laboratório de semiologia que se encontra fechado por falta de chefe e técnico, impedindo que os alunos possam ter aulas práticas a mais de 3 semanas.

 O curso de enfermagem está desvalorizado. Tivemos reuniões do Colegiado Extraordinário do Curso de Enfermagem que resultou na continuidade do fechamento do Laboratório de Semiologia e Semiotécnica e ainda nas promessas quanto a Clínica Escola de Enfermagem começar a funcionar nas instalações da FACISA e poder contar com todos os recursos e apoio institucional necessários.  

Tendo em vista que fomos o primeiro curso a ser criado na história da FACISA/UFRN em Santa Cruz, poderíamos ao menos, possuir estrutura digna para formar pessoas coerentes e capacitadas, ou seja, o déficit de aprendizagem trazida pela não existência de laboratórios capacitados para treinar adequadamente o discente e promover a formação de excelência, pode trazer hoje, grandes prejuízos futuros.

 Estamos a quase 2 anos e meio da FACISA e no semestre passado, onde cursamos a disciplina Básica para a Enfermagem - Semiologia e Semiotécnica - vimos de frente o quão o nosso curso está fragilizado em relação a outros cursos oriundos após o curso de Enfermagem na unidade. Para entrarmos no "Laboratório" de semiologia, temos que subdividir a turma em várias outras turmas, a fim de comportar todos dentro daquele espaço. Daí surge à seguinte inquietação: como anda a formação do discente de Enfermagem da FACISA/UFRN, onde a própria unidade não favorece condições dignas para tal? Um laboratório realmente comporta 40 alunos de semiologia, além dos alunos de Média e Alta complexidade que necessitam da utilização do mesmo, além dos outros cursos que utilizam o mesmo espaço? Creio que não, mas infelizmente o Curso vive hoje essa situação.

 No período de 2009 a 2010 foi discutida a construção do Bloco da Fisioterapia (dito hoje Bloco I da FACISA) e do Bloco da Nutrição + Setor Administrativo da Unidade (dito hoje Bloco II da FACISA). Professores dos Cursos de Nutrição e Fisioterapia puderam “palpitar” sobre as novas instalações da FACISA, mais laboratórios, salas, portas, janelas, bancadas, piscina, clínica e tudo mais. Contudo, SÓ O CURSO DE ENFEMARGEM, não pode decidir sobre suas instalações, pois o prédio havia sido pensado por outros professores do campus Central e já estava pronto. 

 Desse modo, os espaços que ficarão ociosos com as mudanças para o novo bloco não serão usados pelo Curso de Enfermagem, mas por todos os Cursos da FACISA. Onde ficará o nosso Laboratório? Onde ficará nossa Clínica de Enfermagem? Não vamos permitir a subjugação da Enfermagem na FACISA/UFRN!

Procuradoria da República tem nova chefia no Rio Grande do Norte

Caroline Maciel toma posse nesta quinta-feira (1º), em Brasília, junto com os novos procuradores-chefe de todo o Brasil, incluindo Antônio Edílio, que comandará o MPF da 5ª região
A procuradora da República Caroline Maciel tomará posse, nesta quinta-feira (1º), no cargo de procuradora-chefe da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (PR/RN), passando a chefiar o Ministério Público Federal no estado. A posse coletiva ocorre em Brasília, perante o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e reunirá os novos procuradores-chefe de todo o Brasil, que assumem para um mandato de dois anos à frente de suas unidades.
No Rio Grande do Norte, o atual procurador-chefe, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, passará a ocupar a função de substituto. Os dois foram eleitos em votação realizada há duas semanas e que incluiu todos os membros do Ministério Público Federal que atuam no território potiguar. Ao todo, o MPF já possui cinco unidades no estado (em Natal, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Assu), totalizando 16 procuradores da República. Uma nova unidade, em Ceará-Mirím, deverá ser inaugurada em breve.
Caroline Maciel da Costa Lima da Mata atua no Rio Grande do Norte desde 1999 e já ocupou a chefia da PR/RN entre os anos de 2008 e 2009. Atualmente é a titular da Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) e já ocupou também o cargo de diretora-secretária da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).
PRR5 - O procurador regional da República Antônio Edílio Magalhães Teixeira também tomará posse, nesta quinta-feira, como procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) na 5ª Região. Seu substituto será o procurador regional da República Marcelo Alves Dias de Souza.
O novo procurador-chefe da PRR5 foi escolhido, por unanimidade, pelos membros do Ministério Público Federal que atuam na Procuradoria Regional da República da 5.ª Região, em eleição interna realizada no dia 26 de agosto. Ele sucederá o atual procurador-chefe regional, Francisco Chaves dos Anjos Neto, de quem é substituto.
Localizada no Recife (PE), a Procuradoria Regional da República da 5.ª Região (PRR5) é a unidade do Ministério Público Federal que atua perante o Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5), a segunda instância do Poder Judiciário Federal para os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 9119-9675
Boletins informativos em excesso? Você pode cancelar assinatura.

Point do Espetinho


 Boa tarde clientes e amigos!!! hoje quarta-feira tem futebol na tela do Point do Espetinho e vc vai se deliciar com uma maravilhosa DOBRADINHA, tripa de porco, pirão de queijo, piaba frita e deliciosos espetinhos assados na hora....E sem falar na bebida que é GELADÍSSIMA...

VEM AI 2ª NOITE DA SOFRÊNCIA NA RAMADA CASA SHOW SANTA CRUZ/RN


Santa Cruz se prepara para Eleição do Conselho Tutelar- 2015

No dia 4 de outubro deste ano será realizado o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar. Pela primeira vez a escolha terá data unificada em todos os municípios brasileiros. As eleições ocorrerão a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo de outubro.
O voto é secreto e facultativo, ou seja, não é obrigatório.
Em Santa Cruz a eleição ocorrerá na Escola Municipal Miguel Lula acontecerá a Eleição para os novos membros do Conselho Tutelar do município de Santa Cruz.
Para votar o eleitor deverá comparecer a escola com a Identidade e o Titulo de Eleitor.
A eleição será coordenada pelo Conselho Municipal dos direitos das crianças e adolescentes (CMDCA), Prefeitura Municipal de Santa Cruz e fiscalizado pelo ministério Pública Estadual do Rio Grande do Norte.
Conheça abaixo os 13 candidatos à vaga de conselheiro tutelar:

BANDIDOS TENTAM ROUBAR CAIXA ELETRÔNICO DO BANCO BRADESCO EM CAMPO REDONDO

Por volta desta madrugada de quarta feira 30 de setembro em Campo Redondo, bandidos fortementes armados tentam roubar o caixa do banco bradesco da cidade, explosivos foram acionados, como não conseguiram obter êxito nesse assalto, os bandidos atiram pra todos os lados e assusta os moradores que se acordaram após ouvirem a explosão.

Na fuga, ainda de acordo com a polícia, os assaltantes fizeram vários disparos. Um dos tiros chegou a atingir uma farmácia. Ninguém se feriu.
Já na saída da cidade, grampos metálicos foram jogados sobre o asfalto para impedir qualquer tentativa de perseguição. Um carro da polícia, inclusive, teve os pneus furados ao tentar ir atrás da quadrilha.


Guarnições de cidades vizinhas e da Polícia Rodoviária Federal deram apoio às buscas pelos assaltantes, que conseguiram escapar por uma estrada de barro.

Fonte:http://douglascdsmoralg3.blogspot.com.br/

BT VIAGENS

Não perca tempo a procurar preço e qualidade, a gente que fazemos a BT VIAGENS temos o prazer de lhe oferecer nossos serviços e nos disponibilizamos à você cliente o melhor que temos! venha logo aqui na nossa agência desfrutar de bons produtos que estamos tendo para lhe oferecer. Ver a satisfação dos nossos clientes em seus destinos é a nosso maior prazer.(84) 3291-52-06| 9-9937-52-52| 9-8842-50-31

Turismo religioso acrescenta novas alternativas à economia potiguar

Viagens motivadas pela fé mobilizaram 17,7 milhões de brasileiros no ano passado, de acordo com o Ministério do Turismo
Por Geraldo Gurgel

Estátua de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz (RN). Foto: Divulgação.

A Estátua de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz (RN), vai receber um reforço extra com a construção de um teleférico, que liga a estação da matriz ao Alto de Santa Rita. Na última sexta-feira (25), o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, esteve no local.
A obra do teleférico tem o aporte do ministério para a estrutura física, duas estações e sete torres de sustentação. A próxima fase, que terá inicialmente oito cabines, podendo chegar a 12 de acordo com a demanda, deve estar concluída até o fim de 2016.
O objetivo do ministério é impulsionar o turismo religioso e consolidar Santa Cruz como destino nacional de peregrinos. O monumento já atraiu mais de dois milhões de visitantes e, aos finais de semana, chega a receber entre 40 e 50 ônibus de romeiros.
Antes da estátua, porém, que começou a ser construída em 2007, Santa Cruz oferecia apenas 112 leitos de hotéis. Hoje, são 570. O empresário Reinaldo Ramos, que tinha uma pousada com 10 apartamentos, passou de 30 para 100 leitos. A maior parte da clientela vem de Pernambuco. “Hospedo representantes comerciais durante a semana e romeiros nos sábados e domingos”, diz o hoteleiro. A venda de alimentos e bebidas, entre outros serviços, também aumentou na cidade com o surgimento de novos pontos comerciais, inclusive de artigos religiosos.
O interior potiguar ainda concentra grandes eventos religiosos ao longo do ano, a começar pelas romarias ao Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas. Já o mês de julho, na região Seridó, também é conhecido como o mês de Santana, com a realização de grandes festas, principalmente em Caicó e Currais Novos.
Shows musicais, feiras de gastronomia e artesanato atraem multidões, além da motivação religiosa. Situação semelhante ocorre em Mossoró, que dedica o mês de dezembro aos festejos em homenagem a padroeira Santa Luzia. Hotéis, bares e restaurantes, e o comércio em geral então entre os beneficiados diretamente com o turismo religioso.
Mártires potiguares
O dia 3 de outubro, feriado estadual no Rio Grande do Norte, é dedicado aos mártires de Cunhaú e Uruaçu. Os moradores de dois engenhos potiguares teriam sido os primeiros brasileiros massacrados em nome da fé católica, ainda durante o período colonial holandês. A beatificação coletiva de dezenas de brasileiros transformou o monumento aos mártires, na região metropolitana de Natal, em atração turística e local de romaria.
Natal em Natal
As comemorações do aniversário da capital potiguar vão além dos festejos religiosos que, por coincidirem com o Natal em Natal, já atraem muitos visitantes naturalmente. O período mais festivo do ano na cidade também é tempo de férias. Somente uma operadora nacional de turismo, anunciou 150 voos fretados de várias capitais brasileiras para o verão natalense.
A temporada inclui festivais de gastronomia, música, literatura e cinema. Shows musicais e espetáculos ao ar livre são intercalados com as festas da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação; Santos Reis, São Sebastião e Nossa Senhora dos Navegantes. Todas elas com forte apelo ao turismo religioso. O Carnatal, também em dezembro; e o Carnaval, em fevereiro, são os expoentes do verão potiguar.
Turismo religioso no Brasil
As viagens motivadas pela fé mobilizaram 17,7 milhões de brasileiros no ano passado. Entre os maiores destinos de turismo religioso consolidados no país também estão o Círio de Nazaré (Belém, PA), uma das maiores festas religiosas do mundo, que reúne cerca de um milhão e meio de pessoas em outubro; a Romaria à Juazeiro (Juazeiro do Norte, CE), que recebe cerca de dois milhões de devotos de Padre Cícero por ano; e a Romaria à Nova Trento (Nova Trento, SC), onde está o Santuário da Madre Paulina, considerada a primeira santa brasileira, com cerca de 20 mil peregrinos por mês.

Advogado assassina o próprio filho e depois se mata na Zona Leste de Natal

Caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira (30) no bairro do Tirol.
Segundo a PM, o garoto tinha apenas 3 anos.


Anderson BarbosaDo G1 RN
Prédio residencial fica no bairro do Tiro, na Zona Leste de Natal (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)Um advogado identificado como Adriano Benvindo Neri matou o próprio filho a tiros, Felipe Furtado Neto, de 3 anos, e depois tirou a própria vida. Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (30) dentro de um prédio no bairro do Tirol, na Zona Leste de Natal.
Ainda de acordo com informações do 1º Batalhão da PM, os pais do menino estão em processo de separação. A mãe é quem tinha a guarda. No entanto, o pai teria ligado para a ex-mulher nesta terça (29) pedindo para que a criança passasse o dia com ele. Já por volta das 21h, a mãe ligou para o ex-marido querendo saber se ele iria ou não devolver o garoto, mas o celular do pai estava desligado.
Com o passar do tempo, a mãe ficou preocupada e acionou o plantão judiciário para pedir uma intervenção. Na ocasião, ela recebeu a informação de que um oficial de Justiça e um policial iriam ao apartamento do ex-marido dela. Às 5h desta quarta, quando a equipe chegou ao imóvel, que fica no 10º andar, encontraram a criança e o pai mortos.
O corpo da criança estava na cama do quarto com marcas de tiro no queixo. O corpo do pai foi encontrado no chão próximo a porta do quarto também com marcas de tiros.

MPF no RN encaminha representação à PGR questionando pensão de ex-governadores

Procurador aponta violação aos princípios da igualdade, moralidade e impessoalidade

O procurador da República Victor Queiroga, que atua no Ministério Público Federal em Assu, encaminhou à Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília, uma representação solicitando que seja analisada a possibilidade de ajuizamento de uma ação contra os atos do Governo do Estado, publicados no Diário Oficial da quinta-feira (24), que regulamentam o recebimento de pensão, a título de subsídio mensal e vitalício, aos ex-governadores José Agripino Maia e Lavoisier Maia Sobrinho.

Caso entenda cabível, a PGR poderá ingressar com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF (tipo de ação, ajuizada exclusivamente no STF, que tem por objeto evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público) contra a concessão dessas pensões. Em sua representação, Victor Queiroga aponta violação aos princípios da igualdade (artigo 5º da Constituição Federal), da moralidade e da impessoalidade (artigo 37).


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 9119-9675
Boletins informativos em excesso? Você pode cancelar assinatura.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Prefeita Fernanda comenta pesquisa que atesta alta aprovação dos que visitam Santa Cruz e destaca ações do seu governo para fomentar o turismo local

A Prefeita Fernanda Costa foi a entrevistada desta segunda-feira (28) do programa Conexão Trairi, transmitido pela Rádio Santa Cruz AM e apresentado pelos radialistas João Fernandes e Édipo Natan. Acompanhada pela Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, a Prefeita Fernanda Costa falou sobre o turismo e comentou os resultados de uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio) que trouxe números positivos sobre a festa e o Santuário de Santa Rita, apontando uma alta satisfação dos que visitam a cidade de Santa Cruz nesse período dos festejos da padroeira, durante o mês de maio. São números que comprovam que todas as ações realizadas pela Prefeitura de Santa Cruz e seus parceiros, como a Paróquia de Santa Rita, estão dando resultado positivo na prática.

O levantamento, executado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), apontou que 98,2% dos turistas que visitam Santa Cruz querem retornar à cidade. Foram 500 pessoas entrevistas no período de 18 a 22 de maio de 2015 que responderam a um questionário que contemplou vários aspectos, como a infraestrutura da cidade, Santuário de Santa Rita e a programação da festa da padroeira.

A Prefeita Fernanda Costa destacou que, desde que iniciou o seu mandato, a Prefeitura de Santa Cruz vem realizando ações de fortalecimento do turismo e citou a participação nos eventos do segmento em outros estados que servem para divulgar o destino e a infraestrutura turística, que envolve os serviços que são oferecidos na cidade em várias áreas para atender bem os visitantes. Nesse aspecto, o Poder Público Municipal, que tem responsabilidade de fomentar a atividade, vem atuando junto à iniciativa privada objetivando qualificar os serviços que são oferecidos, por exemplo, na rede hoteleira, nos restaurantes e na condução do turista pela cidade e seus atrativos turísticos.

Fernanda Costa afirmou que o resultado da pesquisa indica que esforços do Poder Público Municipal estão sendo direcionados para o caminho certo. “O que mais me deixou feliz é que 98% dos entrevistados recomendariam a outras pessoas que viessem participar da festa. Ninguém recomenda aquilo que não gostou, não é verdade? É por isso que a gente entende que pra nós, que somos um destino turístico que ainda está engatinhando pois o Santuário completou agora 5 anos, há muito ainda o que fazer em termos de infraestrutura turística. Recebemos esse resultado com muita felicidade porque nos traduz realmente que estamos indo no caminho certo”, afirmou.



Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz
assecom@santacruz.rn.gov.br
Para mais informações acesse: www.santacruz.rn.gov.br

Foto: João Fernandes

3º BOLÃO DE VAQUEJADA EM SITIO NOVO


Vende-se chácara


VENDE- SE UMA CHÁCARA A 5 KM DA CIDADE E PRÓXIMO AO AÇUDE PÚBLICO DE SANTA CRUZ, 4 MIL METROS,  DISPONDO DE CASA COM ENERGIA E CISTERNA. A CHÁCARA FICA LOCALIZADA NO SITIO SANTO ANTONIO.

 INTERESSADOS FALAR COM O ATUAL PROPRIETÁRIO PELOS FONES:(84) 9-9652-5930- 9-8776-7637

LOJA MUNDIAL FASHION EM SANTA CRUZ/RN

SETEMBRO NA MUNDIAL FASHION É O MÊS DA PERFEIÇÃO CAMISETA BÁSICA DE 35 REAIS POR 24 REAIS NÃO FECHAMOS PARA ALMOÇO E NO SÁBADO FICAMOS ABERTO ATÉ AS 18:00 HORAS MUNDIAL FASHION NO SHOPPING TRAIRY CENTER 1°PISO LOJA 15 EM SANTA CRUZ RN

Alcaçuz: Agente penitenciário preso em flagrante com drogas e celulares

IMG-20150929-WA0014-1_resized
Nem dá para acreditar, mas é a pura verdade. Um agente penitenciário que trabalha na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, foi preso em flagrante nesta manhã de terça-feira,29, tentando entrar no presídio com drogas (maconha, crack, cocaína) e aparelhos celulares. A prisão do agente foi feita pelos próprios colegas que não admitem atos ilícitos na unidade.
Fonte: Ronda.com

CRONOGRAMA DA SEMANA

clinica trairy
Segunda Feira 28/09/2015:
Laboratório - Dr. Anderson e Dr. Ronaldo as 06:00h;;
Terça Feira 29/09/2015:
Laboratório - Dr. Aderson e Dr. Ronaldo as 06:00h;
Fonodiologia - Dr Filipe das 8:00 as 17:00hs horario a marcar
Quarta Feira 30/09/2015:
Laboratório - Dr. Aderson e Dr. Ronaldo -as 06:00h;
Ginecologista- Dr Gilson as 09:00h
Psiquiatra -Dr Victor as 15:00h
Quinta Feira 01/10/2015:
Laboratório - Dr. Aderson e Dr. Ronaldo as 06:00h;
Ultra sonografia - Dr Sergio as 08:30h
Mamografia - Ana paula as 09:00h
Urologista- Dr Mateus as 12:00h
Sexta feira 02/10/2015
Laboratório - Dr. Aderson e Dr. Ronaldo as 06:00h;
Otorrino -Dr João Paulo as 12:00h
Dermatologista -Dr Aderson Tavares as 13:00h
Ortopedista- Dr Rawlinson as 15 hs
Dermatologista-Dr Fabio Guedes as 16:00h
Sábado 03/10/2015:
FERIADO MÁRTIRES DE CUNHAÚ E URUAÇÚ
DE SEGUNDA A SEXTA:
Clinica Geral - Dr. João Paulo - segunda, terça e quarta a partir das 17:30h;
Clinica Geral/Pediatra e ASO - Dra. Elza - segundas,terças quartas e quintas a partir das 17:00h;
Dr Filipe - Fonoaudiologia e Audiometria ,horario a marcar
Preventivos - Enf. Noeli Enf. Sthella, Enf. Dayane Enf Aline e Enf Jady.. - todos os dias a marcar
Audiometria- Dr Filipe horario a marcar
Raio X - todos os dias Tec. Cassio e Tec Sergio,,horario a marcar
Fisioterapia - Dr. Willian Vascocellos - segunda a sábado - horário marcado;
Psicologia - Dra. Maisa e Dra. Graça - horário marcado;
Nutricionista - Dra. Tassia e Dra. Adla - horário marcado
Maiores informações: 3291-3805 / 9691-1514 / 8797-3805.
HORARIOS COM SUJEITOS ALTERAÇÕES
DROGARIA TRAIRI
De segunda a sexta - de 08:00h as 12:00h e de 14:00 as 18:00h;
No sábado - de 08:00h as 12:00h;
Telefone: 9660-6137
TRAIRI LOCAÇÃO E TURISMO(JARDINENSE (MICROONIBUS)
DE CAMPO REDONDO/ NATAL TODOS OS DIAS
SAIDA DE CAMPO REDONDO AS 04:30HS
SAIDA DE SANTA CRUZ AS 05:00HS
SAIDA DE NATAL AS 16:30HS
TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, E ENCOMENDAS
SAIDA DA RODOVIARIA
TELEFONE:996911514/996911500

Servidores destacam Planejamento Estratégico nas secretarias do Governo


Os servidores do Estado indicados para integrar o projeto de Modernização da Gestão do Governo destacaram a importância e o ineditismo do planejamento estratégico que vem sendo desenvolvido no Rio Grande do Norte sob a coordenação da SEPLAN. Mais de 100 funcionários públicos participaram na manhã desta terça-feira (29), na Escola de Governo, de uma oficina sobre estratégia de gestão. Durante o curso, ministrado pelo consultor do Instituto Publix Caio Marini, os servidores fizeram uma auto avaliação levando em consideração o papel desempenhado pelas secretarias e órgãos aos quais estão lotados.  

O secretário de Planejamento e Finanças Gustavo Nogueira ressaltou o envolvimento dos servidores no projeto de Modernização da Gestão. “Esse é um momento fundamental do projeto e ganha ainda mais importância porque conta com o envolvimento e o comprometimento dos servidores. Mais de 100 funcionários estão emprestando seu trabalho e talento para melhorar o serviço público e, dessa forma, garantir que o Estado ofereça melhores serviços à população”, afirmou.

Funcionária do Gabinete Civil do Estado, Alice Barros ressaltou que os servidores estão empolgados e ansiosos para ver os frutos do trabalho. “A importância dessas oficinas está ligada à melhoria das condições de trabalho e ao alcance de objetivos. Acho que esse é o intuito: melhorar o processo de gestão do governo. É inédita essa preocupação do Governo em saber o que cada secretaria ou órgão está planejando. Está todo mundo empolgado e ansioso para ver o resultado final”, afirmou.

Servidor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Fernando Bezerra comentou a importância da capacitação, mas lembrou que o projeto deve envolver toda a equipe. “É um projeto complexo que envolve todo o Rio Grande do Norte. Na oficina de hoje fizemos uma auto avaliação, o que é importante, para saber como estão as secretarias e órgãos”, disse.

Outro detalhe fundamental é perceber que, embora o projeto esteja apenas começando, o modelo de gestão vem sendo adaptado aos poucos nas secretarias pelos servidores capacitados. É o caso da secretaria de Educação e Cultura. A funcionário do setor de planejamento da Educação Laísa Mendes destaca que as informações que as oficinas oferecem e as mudanças que já estão sendo promovidas. “Esse trabalho é muito importante. Percebi por exemplo que a gente pulava algumas etapas na área de planejamento da Educação sem perceber. E algumas coisas que vimos nessas oficinas já levamos para implementar na secretaria. A questão do orçamento foi um exemplo”, comentou a servidora.

Consultor do Instituto Publix e coordenador da oficina, Caio Marini ressaltou a identificação das potencialidades do Estado no processo de auto avaliação dos servidores. “Esse é um exercício de avaliação institucional que vai medir o grau de prontidão das secretarias e órgãos do ponto de vista do modelo de gestão. Através dessa auto avaliação vamos identificar possíveis potencialidades do Estado”, afirmou.  

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Assecom-RN: (84) 98102.1963

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

À MINHA MÃE

Cientificamente carregamos a genética de nossos ancestrais. Imagina de nossos pais?! Da minha mãe herdo inúmeras coisas: seu jeito reservado, introspectivo que, muitas vezes é confundido com timidez ou antipatia. Nada disso! Ela é linda e é uma guerreira, forte, persistente, sofreu muitas vezes calada. Apesar disso, sempre deu a volta por cima, é uma mulher que o tempo lapidou. De um coração enorme. Nesse aspecto me identifico com ela no tocante a persistência.  

Somos uma fortaleza!
Minha mãezinha será sempre meu exemplo maior, em tudo, até na escolha de minha profissão.

Quando pequena, eu ficava no chão colorindo ou rabiscando papéis enquanto ela corrigia, na mesa, trabalhos intermináveis que rolava a madrugada - Sim, ela foi professora. Eu segui seus passos. Falei pra mim mesma que queria ser professora e, hoje trilho por esse caminho, mesmo sendo uma profissão não valorizada. Guardo poucas lembranças de minha mãe, e hoje entendo o porquê e me orgulho pela escolha através de seu exemplo.

Ela saia cedo para trabalhar e não tinha hora para parar um pouco em casa, uma vida dividida entre aulas, planejamentos, reuniões e em casa trabalhos e mais trabalhos a dar conta.  

Minha mãe era durona com as palavras, tive problemas com isso na adolescência. Sabe como  é, né?  Hormônios aflorando e dúvidas misturadas com rebeldia. Coisas que o tempo nos auxilia na compreensão. Nada melhor que o tempo para colocar tudo no seu devido lugar.

Como diz a letra de legião urbana: “somos nós que não entendemos nossos pais, culpamos nossos pais por tudo” Realmente é um absurdo!
Tudo é aprendizado e amadurecimento.

Hoje queria ter mais tempo pra ela.

Especialmente nesse dia em que ela completa mais um ano de vida.
Encostar a cabeça no seu colo, cobri-la de beijos e deixar as horas passar sem pressa.

Contudo, não posso. Tenho que estudar e tentar ser igual a ela.

Agradeço a Deus todos os dias por ter colocado ela como minha mãe.

Não poderia ser outra. Jamais!
Hoje transbordo de amor e quero dizer aqui o quanto a amo e sou grata por tudo. 

Mesmo diante de minhas imperfeições, de escolhas e atitudes erradas, ela sempre esteve ao lado para estender a sua mão e me acolher em seu conforto de mãe.

É o meu alicerce. É por ela que ainda sigo!

Parabéns!
Feliz aniversário, minha querida mãe que tanto amo!

Emisandra H. Santos

1ª FESTA ROMÂNTICA EM LAJES PINTADAS


PROMOÇÃO-IMPERDÍVEL

CM TURISMO E VIAGENS
PROMOÇÃO-IMPERDÍVEL
FORTALEZA/CE C/ BEACH PARK(Opcional)
De 10 à 12 de Outubro
FERIADÃO
Parcela Mensal de R$ 30,00
Maiores Informações: (84) 9-9964 4499 – 9-8852 5996

MPF quer combate a irregularidades no “Minha Casa” em Triunfo Potiguar

Secretaria de Assistência Social e Prefeitura terão 30 dias para preparar novo relatório contendo informações de todas as famílias beneficiadas

O Ministério Público Federal (MPF) em Assu recomendou à Prefeitura e à Secretaria de Assistência Social de Triunfo Potiguar que providenciem, em 30 dias, o recadastramento, mediante relatório social, de todas as famílias beneficiadas com imóveis do “Minha Casa, Minha Vida”. O MPF vem apurando possíveis irregularidades na gestão do programa no município, como a venda ou o aluguel ilegal dos imóveis e até mesmo a inclusão de beneficiários que não se enquadravam nos requisitos.

Com base no procedimento que tramita na Procuradoria da República em Assu, foram colhidas informações de que diversos imóveis destinados ao programa estão abandonados, ou sendo utilizados irregularmente por parte dos beneficiários. Pelas regras do “Minha Casa, Minha Vida”, as famílias integrantes da faixa de menor renda devem se manter nos imóveis por, pelo menos, 10 anos, ou até quitar o financiamento. Caso contrário, tem de devolvê-lo para que seja repassado a outra família que necessite de moradia.

Além do aluguel e venda irregular de casas, foram identificadas ainda famílias beneficiárias que não atendiam aos requisitos de seleção do programa, quando ganharam os imóveis. O recadastramento, solicitado na recomendação assinada pelo procurador da República Victor Queiroga, visa identificar as famílias que não atendem às exigências para permanecer no programa e até mesmo as que omitiram ou falsearam informações, quando do cadastro.

Dentre as suspeitas, estão a de famílias que entre o cadastramento no programa e a entrega das casas passaram a possuir imóvel próprio. Após o recadastramento, o MPF cobra dos agentes municipais as providências necessárias para apurar os casos suspeitos, inclusive quanto aos critérios de prioridade adotadas na seleção das famílias.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 9119-9675

MPF denuncia ex-prefeita de Água Nova por irregularidades no uso de recursos federais

Verbas para merenda escolar, medicamentos e atenção à saúde foram irregularmente aplicados entre 2005 e 2006

O Ministério Público Federal (MPF) em Pau dos Ferros apresentou três ações de improbidade e três ações penais contra a ex-prefeita de Água Nova, Iliene Maria Ferreira de Carvalho Ribeiro. Ela foi denunciada à Justiça por ter aplicado irregularmente recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa de Farmácia Básica e do Programa de Atenção Básica (PAB).

As ações são de autoria do procurador da República Marcos de Jesus e, duas delas, que tratam dos recursos do PNAE, também incluem como denunciada a então presidente da Comissão Permanente de Licitação, Maria Ivânia Ferreira de Carvalho Lima.

Em 2005, Iliene e Maria Ivânia permitiram a contratação direta de empresas para fornecer a merenda às escolas, com R$ 11.799 em recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Não houve licitação e nem mesmo procedimento formal de dispensa ou inexigibilidade.

A contratação direta ilegal se repetiu com os recursos do Programa Farmácia Básica. Entre 2005 e 2006, Iliene Maria também dispensou licitação para a aquisição de medicamentos e insumos dentro do programa, envolvendo repasses de R$ 48.755,02.

Outras duas ações tratam da aplicação indevida de recursos do Programa de Atenção Básica, voltado para a área de saúde e que deve ser aplicado em iniciativas de prevenção, tratamento e reabilitação, mas sempre na atenção básica. De 2005 até abril de 2006 a Prefeitura recebeu 14 parcelas de R$ 3.024,67 do PAB.

Um relatório de fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU) apontou que a então prefeita repassou parte dos recursos para pagamento de procedimentos de média e alta complexidade, que não fazem parte dos objetivos do PAB. Esses procedimentos foram realizados, inclusive, em “instituições privadas ou estabelecimentos de profissionais liberais”.

As ações foram protocoladas na Justiça Federal sob os números 0000209-73.2015.4.05.8404; 0000211-43.2015.4.05.8404; 0000210-58.2015.4.05.8404; 0800186-94.2015.4.05.8404; 0800187-79.2015.4.05.8404; e 0800188-64.2015.4.05.8404.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 9119-9675

Consolidado como um dos maiores da região, Campeonato Municipal de Futebol de Santa Cruz chega ao fim com festa dos campeões

Neste último sábado (26), foram realizadas no Estádio Iberezão as finais do Campeonato Municipal de Futebol José Vanildo da Silva, nas três categorias: Ruralzão, 1ª e 2ª Divisões. A competição foi organizada pela Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

A competição é uma das mais importantes de futebol amador da região, com 33 equipes, aproximadamente 900 atletas e quase quatro meses de disputas.

Na partida final do Ruralzão a equipe do São Joaquim venceu por 1 x 0 Caiçarinha do Carneiro. Nova Geração venceu por 3 x 0 Tabajara e ficou com o titulo da 2ª Divisão e consequentemente o acesso para a elite do futebol santa-cruzense.

Já era noite de sábado (26) quando Evabary e Sport 103 iniciaram a decisão da 1ª Divisão. Em uma partida muito disputada, com todos os ingredientes de um jogo decisivo, o Evabary venceu por 2 x 1 e se sagrou campeão.

O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Jackson Jaedyson, fez uma avaliação muito positiva da competição. “Ficamos felizes com o sucesso do Campeonato Municipal, uma competição pensada com muito carinho para contemplar todos os desportistas do nosso município. Foram quase quatro meses de disputas com um número significativo de atletas e de excelente participação popular no estádio em dia de jogos”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz
assecom@santacruz.rn.gov.br
Para mais informações acesse: www.santacruz.rn.gov.br

Fotos: André Fotos