C

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Sindicatos da saúde definem dia de paralisação e ato unificado

No dia 02 de setembro as atividades de PSF e ambulatório serão paralisadas em todo o RN

Representantes dos sindicatos da saúde do estado se reuniram no Sindicato dos Médicos do RN ontem (9) para debater o caos na saúde em todas as esferas públicas e definir ações de enfrentamento a situação.
Os sindicatos estão se articulando por falta de segurança, condições de trabalho e falta de pagamentos em todas as categorias, para concursados e terceirizados. Por esta razão, as categorias profissionais vão realizar um dia de manifestação e paralisação, dia 02 de setembro, dois dias após a data final de pagamento prevista na constituição estadual.
“Se não pagar até o dia 30 de agosto, paramos. Os terceirizados se juntam ao movimento a partir do dia 02, mas paralisam as atividades dia 07. Será uma mobilização intensa, com adesão maciça das categorias”, afirma o presidente do Sindicato dos Médicos, Geraldo Ferreira.
Todas as categorias profissionais envolvidas na mobilização vão realizar a parada de 24h na prestação dos serviços. A categoria médica não atenderá PSF e ambulatório neste dia, resguardando apenas 30% dos atendimentos de urgência e emergência.
A manifestação está prevista para acontecer no início da manhã do dia 02/09, com concentração em frente à Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap) e, em seguida, os manifestantes seguem em caminhada até a Assembleia Legislativa do Estado e Prefeitura Municipal de Natal.
De acordo com Pablo Renoir, representante do Sindicato dos Farmacêuticos, todas as medidas de gabinete para solucionar as reivindicações das categorias foram esgotadas. “Levamos até às últimas vias, com confiança de que poderia ser resolvido com reuniões, mas esta esperança se esgotou”, disse.
Os sindicatos participantes da mobilização são: Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN), Sindicato dos Técnicos e Tecnólogos em Radiologia do RN (SINTTAR), Sindicado de Enfermagem, Técnicos Duchistas, Massagistas e Empregados em Clinicas e Casas de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (SIPERN), Sindicato dos Farmacêuticos do RN (SINFARN), Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (SINDSAÚDE) e Sindicato dos Médicos do RN (SINMED RN).

Bandeiras de luta unificadas: Defesa do Sistema Único de Saúde; Segurança, Abastecimento de insumos e medicamentos nas unidades de saúde; Aumento dos recursos humanos no estado e prefeituras; Concursos públicos; Não fechamento das unidades de saúde; Pagamentos em dia.

Agenda:
Dia 16/8 – Assembleia com médicos do município de Natal – 19h – Sinmed RN
Dia 23/8 – Reunião com os sindicatos da saúde – 19h – Sinmed RN
Dia 02/09 – Ato unificado dos sindicatos da saúde – 8h30 – Concentração na Sesap

Contatos para mais informações:    
Geraldo Ferreira (Sinmed RN) - 99982-1651
Ivan Tavares (Soern) - 99981-1208     

Atenciosamente,

 
Assessoria de Comunicação
Tel: (84) 3222-0028 |  9911-0506
  Facebook Twitter

Nenhum comentário: