Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Muitos poemas para Dom Quixote e Sancho Pança

Professor da UFPE, Carlos Newton Júnior fará palestra mostrando como esses dois personagens clássicos da literatura mundial foram lembrados em versos por poetas da língua portuguesa.

Até mesmo quem nunca leu o clássico Dom Quixote, do autor castellano Miguel de Cervantes, já ouviu falar das peripécias desse cavaleiro errante e seu fiel escudeiro Sancho Pança. A luta com os moinhos de vento, por exemplo, é uma das mais difundidas. Os personagens se tornaram verdadeiros mitos e não raro a gente ouve por aí a expressão “quixotesca”. 

Pois bem, vem dessa novela que mostrava as aventuras de dom Quixote, sua paixão por Dulcineia e seu fiel seguidor Sancho Pança, que mesmo escrito há mais de 400 anos continua a influenciar a literatura e os poetas. Interessado por essa onda inspiradora contida nesses personagens, o ex-professor da UFRN e atual docente da UFPE, Carlos Newton Júnior passou dez anos reunindo uma antologia poética de diversos autores da língua portuguesa, que trata tão somente desses dois personagens. E ele vai estar na próxima sexta-feira, na Cooperativa Cultural da UFRN, a partir das 10h, para fazer a palestra: "Imagens do Quixote e de seu leal escudeiro na poesia de língua portuguesa", que se baseia no seu livro "Poemas para Dom Quixote & Sancho" (Editora da UFPE - 2015). 

Nessa obra é possível encontrar versos de grandes nomes como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Cruz e Souza e até versos do português, José Saramago, que nunca teve poesia sua publicada no Brasil. Quem tiver interessado em conhecer um pouco mais do imaginário quixotesco, é só chegar lá no Centro de Convivência do Campus, a partir das 10h! A entrada é gratuita.

Sheyla de Azevedo Andrade 
Jornalista e Escritora. Assessora de Comunicação e Imprensa da Cooperativa Cultural

84 9610 7909 / 84 8744 0041

Nenhum comentário: