Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

sábado, 19 de novembro de 2016

Campanha promove ações de combate à violência contra a mulher

O Governo do Estado, através da Secretaria extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), promover a campanha “16 dias de ativismo pelo enfrentamento à violência contra a mulher”.  A campanha inicia neste domingo, dia 20, com a Blitz Educativa em alusão ao Dia Internacional da Consciência Negra, às 8 horas, na avenida Dr. João Medeiros Filho. A Blitz terá participação do DETRAN/RN que fará a entrega de panfletos informando os diversos tipos de violência doméstica, como também a rede de atendimento a mulheres que são vítimas.

A segunda atividade será promovida pela CODIMM que promoverá capacitação de servidores da segurança pública sobre as especificidades da violência de gênero. A palestra será realizada na Escola do Governo, no dia 22 de novembro, às 9h. 

A terceira atividade será realizada em parceria Com a ADRA Brasil e ocorrerá no largo da Avenida João Pessoa, às 10h, no dia 25 de novembro, dia internacional da não violência contra mulher. Na ocasião, será realizada a exposição do ônibus lilás, como também se realizará uma atividade para chamar a atenção da sociedade para os casos de violência de gênero. 

A quarta atividade será realizada na I Feira Étnico Racial, dia 26, organizada pela COEPPIR, em parceria com outras secretarias e com a SPM. A feira contará com a participação de mulheres de terreiro, indígenas, quilombolas de várias localidades do Estado.  

A quinta atividade acontecerá no dia 28 de novembro. As representantes da SPM participarão da semana da Justiça pela Paz em casa, realizado no município de Caicó/RN, com a presença do ônibus lilás e a presença de uma equipe multidisciplinar para atender as demandas postas no evento.  

A sexta atividade será realizada aos dias 29 e 30 de novembro nos municípios de Parelhas e Currais Novos, Acari e Santa Cruz, com o Projeto “Maria da Penha Vai às Escolas”. Na ocasião, será realizada uma palestra educativa nas escolas municipais ou estaduais. 

A sétima atividade será desenvolvida durante as festividades do Carnatal, entre os dias 01 a 04 de dezembro, em parceria com a SESAP. Na ocasião será utilizado o ônibus lilás para testes rápidos de DST’s com a divulgação dos resultados, bem como será realizada distribuição de camisinhas e informativos sobre os números das delegacias de atendimento às mulheres vítimas de violência. 

A oitava atividade será realizada na Assembleia Legislativa, no Dia do Ativismo Masculino pela Não Violência Contra a Mulher, o 05 de dezembro, às 10 horas, com sessão solene e distribuição do laço branco entre os parlamentares presentes.

A nona atividade será no Pavilhão Feminino da Penitenciária Dr. João Chaves, com a realização de atividades com as apenadas, contando ainda com a distribuição de livros arrecadados para a montagem da biblioteca da unidade prisional e a própria conscientização das mulheres em situação de prisão acerca da temática. A atividade será realizada no dia 05 de novembro, às 14 horas. 

A décima atividade será desenvolvida pelo Conselho Municipal da Mulher - a 3ª edição do concurso literário Nísia Floresta e Maria do Santíssimo. A cerimônia ocorrerá na Câmara Municipal de Natal, ás 8h, no dia 06 de novembro. 

As atividades serão encerradas no dia 09 de dezembro, com a realização de atividade em uma comunidade da cidade de Natal. A data é comemorativa ao Dia Mundial dos Direitos Humanos.

COMO SURGIU

A Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher foi criada no ano de 1991 por 23 mulheres de diferentes nacionalidades reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, o Center of Women’s global Leadership – (CWGL). O intuito central da campanha é promover um debate sobre as diversas formas de violência contra a mulher em datas significativas de luta pela efetivação dos direitos humanos. 

O período da campanha se inicia no dia 25 de novembro, Dia da Não-Violência Contra a Mulher e se estende até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No entanto, no Brasil, onde a campanha é realizada desde o ano de 2003, a data foi antecipada para o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. 

No estado do Rio Grande do Norte, a Secretaria extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM) promove a campanha em parceria com diversos órgãos visando à realização de atividades para debater a violência de gênero com segmentos distintos de mulheres, para que as diversas formas de experiências  sejam contempladas.

-- 
Assecom-RN
(84) 3232-5204 / 5152
Site oficial: www.rn.gov.br
Twitter oficial: @governodorn

Nenhum comentário: