Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Mais de 4 mil livros foram doados em projeto de incentivo à leitura

Proveniente do salário da vereadora Professora Eleika, ‘Autores Potiguares na Escola’ beneficiou as 72 escolas públicas de Natal

Ao todo, foram 72 escolas atendidas, mais de 36 mil alunos beneficiados e cerca de R$ 125 mil investidos na aquisição de 4.270 livros para serem doados às unidades escolares públicas do município de Natal. Estes são os números do projeto ‘Autores Potiguares na Escola’, iniciado no segundo semestre de 2013 e que chegou à sétima e última etapa na manhã desta terça-feira (22) durante entrega realizada na Escola Municipal Antônio Campos, localizada no bairro de Mãe Luiza.

Desenvolvido pela vereadora Professora Eleika Bezerra (PSL) desde o início do seu mandato como parlamentar, o projeto contemplou cada uma das 72 escolas existentes na rede municipal de Natal com a doação de um kit composto por estante expositora em aço e 60 exemplares de obras literárias de autores potiguares. 

Para a Professora Eleika Bezerra, projetos como este ajudam a despertar o gosto pela leitura desde a infância. “Acredito que a leitura é indispensável para todo ser humano e que a infância é o melhor momento para adquirir esse hábito. Então, este projeto contribui para que a escola possa desenvolver mais e mais projetos de leitura, beneficiando as crianças e dando mais opções de leitura para elas”, explica a parlamentar.

O escritor José de Castro participou da solenidade de entrega. “Eu sempre tive muitos sonhos e, quando criança, decidi que iria realizá-los escrevendo livros. Por isso, acredito que este projeto é muito importante porque, além de incentivar a prática da leitura, mostra que eles também podem ser o que eles quiserem”, comenta o autor, presente nesta etapa com os livros ‘A cozinha da Maria Farinha’, ‘A marreca de Rebeca’ e ‘O Mundo em minhas mãos’. 

Além das obras de José de Castro, também foram doados livros de autores como Marise Costa, Daliana Câmara Cascudo, Salizete Freire, Ernane Duarte e Juliano Freire, além de representantes das escolas contempladas nesta etapa.

Nesta última etapa foram contempladas as escolas municipais Nossa Senhora da Apresentação, Professora Reginaldo Ferreira Neto, Professor Waldson Pinheiro, São Francisco de Assis, Professora Francisca de Oliveira, Professora Maria Alexandrina Sampaio, Professora Zuleide Silva, Professora Lourdes Godeiro, Professora Tania Almeida, Professor Antônio Campos, 4º Centenário, Professora Iapissara Aguiar. 

O PROJETO
O projeto vem sendo desenvolvido desde agosto de 2013 e tem por finalidade possibilitar a divulgação, valorização e conhecimento das obras literárias dos escritores potiguares no cotidiano escolar da rede municipal de ensino de Natal. Nas seis etapas já realizadas, 30 mil alunos de 60 outras escolas foram beneficiados, somando recursos na ordem de mais de R$ 100 mil para a aquisição de 3.550 livros doados.

A ideia do ‘Autores Potiguares na Escola’ surgiu após aprovação da Lei nº 383/2013, de autoria da vereadora Eleika Bezerra, que torna obrigatória a exposição de cota mínima de 2,5% para as obras de literatura produzidas por autores potiguares nos estabelecimentos onde se comercializam livros, localizados no município de Natal. O projeto desenvolvido é realizado com recursos financeiros provenientes do salário da parlamentar enquanto vereadora da capital potiguar.

Nenhum comentário: