Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Pescador e “doutor” na tradição é tema de livro que será lançado na Cooperativa Cultural nessa quinta, 8 de dezembro

Chico Lucas é figura central de “Um Sábio na Natureza”, organizado por Conceição de Almeida e Thiago Severo.

O velho paradigma de que a sabedoria popular não dialoga com o conhecimento acadêmico cai totalmente por terra quando o assunto é a relação entre o pescador Francisco Lucas da Silva, 79, - morador da Lagoa do Piató, em Assu - e pesquisadores do Grupo de Estudos da Complexidade (Grecom) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Chico Lucas, como costumam chama-lo, é mais uma vez foco de uma obra publicada pelo Grecom, dessa vez, organizada por Conceição de Almeida e Thiago Emannuel de Araújo Severo. Uma reunião de artigos, textos, fotos e impressões de dez pesquisadores que tomaram como objeto de estudo a vida, o fazer e o pensamento de Chico Lucas. O lançamento do livro, “Francisco Lucas da Silva – Um Sábio na Natureza” (Editora do IFRN) será na próxima quinta-feira, 8 de dezembro, na Cooperativa Cultural Universitária – no Centro de Convivência do Campus – a partir das 17h. O livro custará apenas R$ 30.

O lançamento contará com o trio de violões Continuum, formado por músicos de Campina Grande (PB), que vêm para Natal tocar especialmente no evento.

Desde 1986, quando a professora doutora Conceição Almeida conheceu aquele que veio a se tornar seu amigo “Chico Lucas”, e foi percebendo a riqueza de suas palavras e conhecimentos, passando a dividir isso com outros pesquisadores da UFRN e do seu Grupo, que a troca entre eles nunca mais parou. A relação é tão séria que até mesmo uma “casa do saber” foi construída na área onde Chico Lucas mora, de maneira que pudesse abrigar os pesquisadores que por lá vão beber da sabedoria do pescador que é uma espécie de biólogo, geólogo, arquiteto, construtor de barcos e filósofo da vida.

"Não frequentei banco escolar/ Por não ter tido oportunidade/ Mas com a ajuda dos amigos,/ Cheguei à Universidade" (O Sábio e a escola). Os versos são de Chico Lucas e estão no livro, que reúne entrevistas concedidas por ele a biólogos, filósofos, historiadores, sociólogos, enfermeiros, antropólogos e educadores ligados ao Grecom. Não é a primeira vez que Chico Lucas tem o seu saber registrado em livro. O primeiro, "A Natureza me disse", que está inteiro na atual publicação, a qual agrega mais outros cinco capítulos inéditos.

“A relação que ele estabelece com seus interlocutores ultrapassa as fronteiras das áreas disciplinares, demonstrando a vitalidade das práticas coletivas da pesquisa que se distanciam do individualismo, do narcisismo e da ilusão do gênio solitário; abre espaços para outros modos de conhecer estratégias de método não usuais nos espaços universitários”, esclarece a professora doutora, Conceição de Almeida.

Lançamento de Livro

Francisco Lucas - Um sábio na Natureza

Recital de Violões Trio Continuum

Local: Cooperativa Cultural

Dia: 8 de dezembro de 2016

Hora: 17h

Preço: R$ 30,00

Sheyla de Azevedo Andrade
Jornalista e Escritora. Assessora de Comunicação e Imprensa da Cooperativa Cultural

84 9610 7909 / 84 8744 0041
blog - bichoesquisito.blogspot.com

Nenhum comentário: