Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

CARNAVAL 2017: COSERN INVESTE R$ 5,2 MILHÕES EM AÇÕES PREVENTIVAS, REFORÇO DA SEGURANÇA E ATENDIMENTO AO FOLIÃO

A Cosern recebeu a imprensa na manhã desta quarta-feira (22), no Edifício-Sede, em Natal, para apresentar os detalhes da Operação Carnaval 2017. Estiveram presentes na entrevista coletiva o Superintendente de Serviços Técnicos, Dário Vale, o Superintendente de Relacionamento com Clientes, Walmary Nunes, o Gerente de Planejamento e Operações do Sistema, Antônio Carlos Queiroz, e a Gerente de Comunicação Institucional, Karine Severo.

Na ocasião, Dário Vale explicou que a Operação Carnaval 2017 começou a ser planejada há seis meses e que foram investidos R$ 5,2 milhões na ação. “O montante incluiu manutenção preventiva da rede elétrica, ampliação da estrutura de atendimento emergencial em todo estado, reforço das equipes de plantão durante o período festivo e campanha publicitária para reforçar junto à sociedade e os foliões os cuidados com a segurança” ressaltou Dário Vale.

Em cidades-pólo de tradição carnavalesca, a Cosern intensificou as ações, realizou inspeções minuciosas e fez as adaptações necessárias para que os eventos e os foliões participem da festa com segurança.

De acordo com Antônio Carlos Queiroz, gerente de planejamento e operações da Cosern, as equipes de manutenção foram reforçadas e estarão disponíveis 24 horas por dia, junto com engenheiros e técnicos, monitorando o sistema elétrico a partir do Centro de Operações Integradas (COI), que funciona ininterruptamente durante todo o ano no Edifício-Sede, em Natal, e está sempre pronto para atender às solicitações dos consumidores, caso necessário.

As principais ações realizadas pela Cosern incluem:

·         15 equipes de plantão específicas para atendimento ao evento;
·         Uso de duas subestações móveis (Natal e Mossoró) para atender emergências;
·         Inspeções visuais e termográficas em mais de 2.300 km de rede elétrica e em 15 subestações;
·         Poda de 6 000 (seis mil) árvores próximas à rede elétrica;
·         Instalação de bandeirolas de sinalização para reforçar a segurança dos foliões e servir de orientação para os trios elétricos;
·         Substituição de 225 postes;
·         Substituição de rede isolada; e
·         Substituição de isoladores e instalação de religadores telecomandados na rede elétrica em áreas de grande concentração de populares.

Com o tema “Você pode ser tudo no carnaval, menos imprudente”, a Cosern reforça mais uma vez as dicas de segurança com a rede elétrica para o Carnaval. “A campanha publicitária e o plano de comunicação incluem distribuição de leques  nos principais polos carnavalescos do estado, divulgação de dicas de segurança nas agências de atendimento presencial, veiculação da campanha em mídia de TV e rádio, redes sociais, portais e blogs”, detalhou a gerente de comunicação, Karine Severo.

A Cosern também enviou cartas às prefeituras municipais, órgãos fiscalizadores (CREA, Secretaria de Defesa Social, Bombeiros, CDL, etc.) e demais entidades relacionadas a eventos carnavalescos ressaltando os procedimentos de segurança necessários para realização de festas nos municípios do Rio Grande do Norte.

Foram destacados, sobretudo, os riscos quanto à instalação de palcos ou qualquer estrutura metálica próxima à rede elétrica e ressaltada a obrigatoriedade de trios elétricos e carros alegóricos de respeitarem as distâncias mínimas de segurança estabelecidas nas normas brasileiras.

Em outra frente de trabalho, foi reforçada a necessidade de pedido antecipado de ligação provisória de energia elétrica para aqueles casos de vendedores ambulantes, por exemplo, bem como a informação prévia à Cosern de aumento de carga, em caso de realização de grandes festas particulares que demandem mais cargas do que as já existentes.

Orientações de segurança com relação à rede elétrica:

·         Não jogue objetos em direção à rede elétrica, tais como confetes, serpentinas (metálicos ou não), plásticos etc., que possam causar curto circuito.

·         Cuidado com balões e placas de propaganda. Eles devem ficar longe da rede elétrica.

·         Em caso de fio caído, fique longe e avise a Cosern (116).

·         Nunca aproxime “bastão de selfie” da rede elétrica.

·         Não suba em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica.

·         Não faça ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime.

·         Não coloque enfeites, nem jogue objetos na rede elétrica.

·         Evite que balões (blimps) e placas de propaganda toquem a rede elétrica.

·         Não direcione jatos d’água à rede elétrica.

·         É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões.

·         Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avise imediatamente à Cosern: 116


Fotos: Cosern/Divulgação


                             
INFORMAÇÕES                                   Departamento de Comunicação Institucional e Sustentabilidade CSU
Paulo Araújo (Relacionamento com a Imprensa)
paulo.araujo@neonergia.com / 321

Nenhum comentário: