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sexta-feira, 3 de março de 2017

Cosern esclarece dúvidas de consumidores sobre desligamentos de energia elétrica


Você já parou para se perguntar por que falta energia elétrica? Um desligamento pode acontecer por diferentes razões e é importante conhecer as principais características dos seis tipos mais comuns. A seguir, a Cosern esclarece cada um:

1 – DESLIGAMENTOS ACIDENTAIS:
São aqueles causados por:
·         Chuvas fortes, ventos e raios;
·         Batidas de veículos em postes, erosão no solo ou abertura de crateras;
·         Galhos de árvores e outros objetos na rede elétrica;
·         Atos de vandalismo.
Nestes casos, o sistema de proteção da rede elétrica da Cosern desliga automaticamente o fornecimento para evitar riscos às instalações e às pessoas. Nessas situações, mantenha distancia da rede, ligue para o telefone 116 informando a ocorrência e aguarde o reestabelecimento da energia.

2 – DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS:
Para que as equipes da Cosern realizem serviços de manutenção e melhoria na rede elétrica, algumas vezes o fornecimento de energia no local precisa ser interrompido por alguns instantes. Estes desligamentos são previamente avisados e geralmente acontecem em dias e horários que provoquem o mínimo de transtorno possível aos consumidores. Outra opção é enviar um SMS para o número 26560, digitando apenas o número da conta contrato (para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone).

3 – POR SOLICITAÇÃO DO CLIENTE:
Você mesmo pode solicitar o desligamento por meio dos canais de atendimento ao cliente da Cosern nas seguintes situações:
·         Em caso de desocupação de um imóvel por tempo indeterminado, é aconselhável pedir o desligamento de energia.
·         Caso você se mude, ou vendo o imóvel, solicite o desligamento para que o próximo usuário não utilize a energia gerando débitos em seu nome.

4 – INADIMPLÊNCIA
O fornecimento de energia elétrica de um consumidor pode ser suspenso se a conta de luz não for paga. O desligamento pode acontecer 15 dias após o aviso de existência do débito, que aparece na própria conta de energia.

5        – IRREGULARIDADES

A Cosern pode, legalmente, suspender o fornecimento em casos de instalações elétricas irregulares ou que ofereçam riscos à segurança das pessoas;

6 – PROBLEMAS INTERNOS NO IMÓVEL
Se apenas o seu imóvel fica sem energia elétrica, pode ter havido um defeito interno ou sobrecarga na instalação (mal dimensionadas ou deterioradas). Neste caso, a chave geral (ou disjuntor) desliga automaticamente. Um eletricista particular deve ser acionado para normalizar a instalação.

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INFORMAÇÕES                                   Departamento de Comunicação Institucional e Sustentabilidade | CSU
Paulo Araújo (Relacionamento com a Imprensa)
paulo.araujo@neonergia.com / 3215-6055 – 99424-9938

Bruno Falcão (Projetos de Sustentabilidade)
bruno.falcao@neoenergia.com / 3215 6440

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