Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

domingo, 19 de março de 2017

Segurança: Robinson lança Ronda Cidadã em Mossoró

O programa Ronda Cidadã foi lançado neste sábado (18) em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Foi a primeira cidade a receber a ação do Governo do RN além da capital. O lançamento do programa foi feito pelo governador Robinson Faria e pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel André Azevedo.
Inicialmente, serão atendidas cerca de 62 mil pessoas nos bairros de Santo Antônio, Barrocas, Bom jardim e Paredões. A escolha dos bairros foi realizada em consideração ao levantamento feito nessas localidades. Serão destinadas duas viaturas, seis motocicletas e uma base móvel para o programa no município.
Com a expansão do Ronda Cidadã para a Capital do Oeste, o governador Robinson Faria cumpriu uma promessa de campanha. “Sabendo da importância de Mossoró para o RN é que me comprometi em implantar o programa em Mossoró assim que possível. Com o Ronda já consolidado em Natal, começamos a pensar na estrutura que seria destacada para cá. Temos certeza que assim como em Natal, o programa aqui será um sucesso, com a redução da criminalidade e melhoria nos índices de uma das principais cidades do estado”, declarou.
O governador, no entanto, ressalvou que o sucesso do programa depende também da parceria com o município. “Para que o Ronda possa funcionar em sua plenitude precisamos contar com o apoio das forças de segurança de Mossoró. Isso envolve a melhoria da iluminação pública e reabertura das Bases Integradas Cidadãs, muito relevante porque reforça a segurança pública com o policiamento comunitário”, completou.
Robinson Faria resgatou ainda que ainda neste ano será lançado o concurso para a Polícia Militar com 3 mil vagas, e falou sobre a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que possibilitou a convocação de policias da reserva para reforço do efetivo.
O comandante Geral da Polícia Militar, coronel André Azevedo, falou que a chegada do Ronda Cidadã em Mossoró segue os mesmos critérios de Natal e destacou o trabalho da PM. “A chegada do Ronda Cidadã aqui representa mais do que o cumprimento de uma promessa de campanha, mas também a oportunidade de redução dos índices de criminalidade. Em todos os locais onde o Ronda Cidadã, ou polícia de proximidade foi lançado, os números são expressivos, e em Mossoró não será diferente. Os 29 policiais militares estão aqui para garantir a continuidade do sucesso desse programa que é bastante exitoso”, afirmou.
O evento de lançamento do Ronda Cidadã teve a presença da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, secretários municipais, e também secretários de estado da administração direta e indireta, do deputado estadual Galeno Torquato, além de vereadores e lideranças da região Oeste.
Números em Mossoró
O comandante Geral da PM abordou a redução dos índices em Mossoró e o aumento do ação policial que permitiu, se comparados os meses de janeiro, fevereiro e a primeira quinzena de março, o aumento de 80% de apreensão de armas de fogo, em 120% o número de pessoas presas e conduzidas às delegacias, e aumento de 220% o número de veículos furtados ou roubados recuperados.
Doação de armas para a Guarda Municipal
O governador atualizou a prefeita de Mossoró sobre o processo de solicitação da doação de armas para a Guarda Municipal, que havia sido feito em 2015. O processo está em fase de conclusão e nos próximos meses serão entregues os equipamentos, reforçando a segurança pública.
Mais sobre o Ronda Cidadã
O Ronda Cidadã se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania. O programa foi lançado em julho de 2015 em Mãe Luiza, Areia Preta e Petrópolis, em Natal, sem prejuízo no policiamento repressivo. Em novembro do mesmo ano, o Ronda foi ampliado para a zona Oeste da capital, atendendo aos bairros do Planalto, Guarapes e Pitimbu.
Além do policiamento ostensivo, o programa atua com ações proativas de segurança visando a paz e a prevenção da violência. Como parte das políticas do programa, em janeiro a Polícia Militar do município recebeu a implementação de avanços tecnológicos, com a instalação de tablets em viaturas.
Desde janeiro os policiais vêm passando por capacitações, com aulas teóricas e práticas que incluíram atendimento pré-hospitalar e uso diferenciado da força para trabalhar no programa.
Cada viatura tem um Cartão Programa instalado nos tablets, com mapas dos bairros com as manchas criminais, o que permite o policiamento inteligente.
O Ronda Cidadã também atuará nos casos de evasão escolar e o compartilhamento das informações das medidas protetivas para ajudar no combate à violência doméstica.
Fotos: Demis Roussos

VÍDEO PARA DOWNLOAD: https://goo.gl/wm4B2t
APOIO 3:48

SONORA GOVERNADOR 5:16

VT 1:00/0:58

Assecom-RN
(84) 3232-5204 / 5152
Site oficial: www.rn.gov.br
Twitter oficial: @governodorn

Nenhum comentário: