Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

terça-feira, 9 de maio de 2017

Cooperativa Cultural terá lançamento coletivo próxima quinta

Corpo, dança e educação são temas centrais da série de livros da Coleção Corpo & Educação do Grupo Estesia

Na próxima quinta-feira, 11 de maio, a partir das 18h, haverá um lançamento coletivo na Cooperativa Cultural Universitária, da Coleção Corpo & Educação, que reúne trabalhos que exploram as interfaces entre o corpo e a educação.

De acordo com a organização, é objetivo dessa Coleção dar visibilidade a processos educativos que envolvem o corpo e sua relação com desenvolvimentos afetivos, epistemológicos, éticos e estéticos. Assim como também de trazer à tona a aprendizagem com técnicas corporais. A organização foi feita por Avelino Aldo de Lima Neto (IFRN), Iraquitan de Oliveira Caminha (UFPB) e Terezinha Petrucia da Nóbrega (UFRN).

As obras

Os livros Corporeidades... Inspirações merleau-pontianas (Terezinha Petrucia da Nóbrega), Carta do Pai (Bernard Andrieu), Esporte como experiência estética e educativa: uma abordagem fenomenológica (Liege Monique Filgueiras da Silva), No caminho das Artes Marciais: a relação mestre e discípulo como educação sensível (Luiz Arthur Nunes da Silva) e Em cada canto, um conto, uma canção: o velho, a tradição oral e a educação no Mato Grande/RN (Maria Elizabete Sobral Paiva de Aquino) compõem as primeiras cinco obras da recém-lançada Coleção Corpo & Educação, do Grupo Estesia (Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento) publicados pela Editora do IFRN. Em geral, são obras que investem no corpo como princípio epistemológico, e na fenomenologia como abordagem teórica e metodológica.

Já a obra Persona de Dança: Edson Claro (Marcílio de Souza ira) fala sobre o professor, Edson Claro, e sua trajetória na dança nos estados de São Paulo e Rio Grande do Norte. Traçando um perfil dessa persona a partir de entrevistas de ex-alunos, bailarinos e intérpretes que trabalharam com Edson Claro nos locais citados. O livro faz um percurso pelo Método Dança-Educação Física, pela presença masculina na dança, pelo artista-docente e analisa três processos coreográficos de Claro. Por fim, a coletânea Saberes do Corpo/Tradição na Dançar reúne textos de pesquisadores do Grupo Estesia e trata dos saberes da dança da tradição. Temáticas como o Pastoril, o Maracatu, saberes populares na/da dança, o corpo do candomblé e a Araruna são discutidos e tematizados.

Mais informações e entrevista:

Avelino Neto (organizador) - ave.neto@hotmail.com

Arthur Nunes: arthur_nunes@hotmail.com

Lançamento Coletivo

Local: Cooperativa Cultural, Centro de Convivência Djalma Marinho/UFRN

Dia: 11/05

Hora: 18h

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Cooperativa Cultural Universitária
Fanpage: https://www.facebook.com/CooperativaCultural/

Jornalista responsável: Sheyla de Azevedo 84 99610 7909

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Cooperativa Cultural Universitária
Fanpage: https://www.facebook.com/CooperativaCultural/

Jornalista responsável: Sheyla de Azevedo 84 99610 7909

Nenhum comentário: