Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Cosern participa da Semana Nacional de Segurança da Abradee e reforça dicas para uso seguro da energia elétrica

Saiba quais são os principais situações de risco no dia-a-dia que podem causar
acidentes com energia elétrica e aprenda a se prevenir com as dicas de segurança

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, está desenvolvendo uma força-tarefa especial dentro da 11ª Semana Nacional de Segurança, evento que está sendo promovido em todo Brasil até 6ª feira (28) pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). A iniciativa, que tem por objetivo atingir 206 milhões de brasileiros com a adesão das 47 empresas associadas à Abradee, visar reforçar a importância do uso seguro de energia elétrica e evitar acidentes.

Ao longo de todo ano, de forma permanente, a Cosern já reforça as ações de segurança. Com o slogan “Energia Elétrica com Consciência”, a iniciativa conjunta com a Abradee tem o objetivo de chamar atenção, este ano, para cinco situações do dia a dia das pessoas que têm sido as principais razões dos acidentes com energia elétrica:
•         construção/ manutenção predial;
•         ligações clandestinas;
•         pipa;
•         instalações de antena de TV; e
•         poda de árvore.

Estatísticas de acidentes diminuem
Desde que começou a fazer monitoramento dos registros, em 2001, a Abradee contabiliza uma queda gradual de acidentes envolvendo eletricidade, somando 26% de queda nos últimos 16 anos.  O percentual de ocorrências fatais reduziu ainda mais: 37% no período, sendo que em 2016 a diminuição foi de 9%, o que significa 23 mortes a menos do que no ano anterior.

Mesmo assim, o alerta para os riscos, aliado a uma série de cuidados importantes que todos os consumidores devem adotar, deve ser constante. A Neoenergia, por meio das suas distribuidoras nos estados da Bahia (Coelba), Pernambuco (Celpe) e Rio Grande do Norte (Cosern), está envolvida na força-tarefa, reforçando o tema com ações que estão sendo desenvolvidas por meio de:

•         Mídias Sociais, com postagens em todas as redes sociais das Distribuidoras Facebook, Instagram e Twitter, feitas com impulsionamento (veja três exemplos em anexo);
•         Banners nos sites das Distribuidoras com links para as dicas de segurança e eficiência;
•         Divulgação de releases específicos sobre o evento, ressaltando a importância da iniciativa da ABRADEE e reforçando as dicas de segurança e eficiência para a população, através da imprensa dos três estados;
•         Ação nas lojas de atendimento das Distribuidoras, utilizando cartazes nos displays e murais informativos nos espaços físicos das lojas;
•         Ações nas comunidades, com distribuição de kits educativos e realização de palestras no Caminhão do Projeto Energia com Cidadania nos bairros da região metropolitana de Salvador, Recife e Natal;
•         Espera Telefônica nas três distribuidoras, veiculando “spots” com mensagens contendo dicas de segurança de forma randômica;
•         Divulgação interna para os colaboradores das três distribuidoras, através de intranet, murais, circuito interno de TV e newsletters diárias.
·        Ação digital na internet do Projeto Musical Som sem Plugs, patrocinado pela Cosern;
·        Apresentação Cultural do Projeto Conexão Felipe Camarão no Caminhão do Projeto Energia com Cidadania, no bairro de Felipe Camarão, a partir do dia 31 de agosto, período a partir do qual a Campanha será estendida.

Principais dicas de segurança da campanha:
Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

Área Rural: mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas. Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com as redes elétricas. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Pipas: sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.

Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.

Para saber mais:
História das campanhas educativas de segurança no Brasil
Na busca pela universalização, as distribuidoras vêm estendendo suas redes elétricas para as periferias e áreas rurais mais distantes, incorporando contingentes populacionais com baixo nível de informação e conscientização sobre os cuidados necessários para uma convivência segura com as redes elétricas. Em 1966, apenas 40% da população brasileira era atendida pelas redes das concessionárias (seis milhões de consumidores). Atualmente, em todo o país, são três milhões de quilômetros de rede de distribuição para atender 81 milhões de consumidores, contemplando 206 milhões de habitantes, com uma cobertura de 99,8% dos domicílios e com 2,2 milhões de novas ligações ano.
As distribuidoras, isoladamente, sempre atuaram no sentido de orientar seus consumidores sobre os riscos da energia elétrica e como evitá-los. A partir de 1990, para acompanhar mais de perto essa atuação, a Abradee e a Fundação Coge implementaram a coleta sistemática de dados das concessionárias.
Em 2006, a Abradee e suas associadas promoveram a primeira campanha nacional para prevenção de acidentes com a rede elétrica e vêm repetindo esta mobilização todos os anos. Os resultados têm sido positivos. 
A redução sustentada nos índices gerais, ano a ano, reflete o resultado das campanhas e de outras ações que se complementam. Uma delas é a busca permanente das distribuidoras pela melhoria das condições de segurança de suas redes. Embora necessária e indispensável, uma rede em perfeitas condições técnicas e de segurança, por si só, não impede que um ato imprudente resulte em acidentes. Por isso, a Abradee considera importante a participação na campanha por parte de toda a sociedade, governos, imprensa, e também entidades ligadas à construção civil.

Com informações da Abradee
Imagens: Cosern/Divulgação

INFORMAÇÕES                                   Departamento de Comunicação Institucional e Sustentabilidade CSU
Paulo Araújo (Relacionamento com a Imprensa)
paulo.araujo@neonergia.com / 3215-6055 – 99424-9938
Bruno Falcão (Projetos de Sustentabilidade)

Nenhum comentário: