ACAUÃ

,

,

APOLO

APOLO

ff

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Orquestra Potiguar de Clarinetas promove campanha para custear festival na Bélgica

Evento mundial acontecerá entre os dias 06 e 11 de julho e grupo precisa arrecadar recursos para custear viagem
Selecionada para participar do ClarinetFest 2018 e do 1º Festival Internacional de Corais de Clarinete Guido Six, ambos na Bélgica, a Orquestra Potiguar de Clarinetas (OPC) está promovendo uma campanha para arrecadar recursos que possibilitem o custo com passagem, hospedagem e alimentação da equipe composta por 19 pessoas entre músicos e apoio. O custo total da viagem é de aproximadamente R$ 90 mil, mas a equipe embarca já no próximo dia 1º de julho e os recursos ainda não foram arrecadados totalmente. Para contribuir com a campanha, estão sendo vendidas camisetas, copo e rifas, além de contribuições online. O ClarinetFest 2018 será realizado em Ostend na Bélgica (BE) no período de 6 a 11 de julho e o Festival de Corais de Clarinete Guido Six será realizado poucos dias antes do evento.

Em 2017, a Orquestra Potiguar de Clarinetes foi um dos poucos grupos selecionados para participar do maior encontro de clarinetistas do mundo, o ClarinetFest 2017, que aconteceu em Orlando, Flórida/ EUA. Este evento é realizado anualmente pela Associação Internacional de Clarinetistas e recebe centenas de clarinetistas e os maiores expoentes do instrumento oferecendo palestras, máster classes, apresentações científicas, inovações e diversos recitais. Foi a primeira vez que um ensemble de clarinetistas brasileiros participou do evento, sendo a única delegação de brasileiros da história do evento. O grupo apresentou músicas genuinamente brasileiras e com enfoque na música nordestina, que é pouco difundida no exterior. Como desdobramento da participação no evento o grupo e a UFRN recebeu destaque na mais importante revista da área no mundo, a The Clarinet e, posteriormente, o convite para participar dos eventos que serão realizados na Bélgica no próximo mês.

A OPC

A Orquestra Potiguar de Clarinetas (OPC) é uma das mais significativas formações de música instrumental da cidade de Natal e do Estado do Rio Grande do Norte. Criado em 2008, este projeto vem se destacando também no cenário nacional fazendo concertos pelo Brasil, incluindo Distrito Federal, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Poços de Caldas/MG. As publicações dos vídeos do grupo no YouTube e outras redes sociais já atingiram milhares de visualizações de espectadores brasileiros e internacionais.

A OPC é um grupo permanente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e é composto por alunos, professores e músicos da região. Os membros da orquestra são de diversas cidades da área incluindo Cruzeta/RN, Mossoró/RN, São Gonçalo do Amarante/RN, Timbaúba/PE e Bom Jardim/PE, contribuindo para a formação de músicos de todo o RN, bem como da região Nordeste. O repertório do grupo é focado na música brasileira, em especial, na música nordestina. Além de tocar obras de grandes nomes da nossa música como Sivuca, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, o grupo também toca obras novas compostas para o grupo. Assim, vem difundindo a música brasileira e nordestina no cenário nacional e internacional.

Além de uma agenda própria de concertos e recitais tanto na cidade de Natal quanto na região, desde março de 2009, a OPC também integra o projeto “Música para Todos”. Este projeto tem por objetivo a formação de plateia, realizando concertos em escolas, ONGs, lar de idosos e locais de grande circulação de pessoas. Desta forma, o grupo também tem um compromisso com a melhoria da realidade social levando música instrumental a pessoas que de outra forma não teriam acesso a esse tipo de música.

A planilha abaixo detalha os custos com o projeto.
Contato para entrevistas:
João Paulo / JP – Professor da OPC: (84) 98879-0360

Nenhum comentário: