Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Mossoró terá campanha de combate ao suicídio em setembro

Programação do Luz para a Vida será aberta no domingo (02/08) com o projeto Saúde na Praça

Cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida, por ano, no Brasil de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS). E o tema volta à pauta neste fim de semana com a chegada do Setembro Amarelo, campanha mundial que alerta sobre o suicídio. Em Mossoró, no dia 2 de setembro, o projeto Saúde na Praça abraça a ação “Luz para Vida” e abordará o assunto orientando e trazendo mensagens de positividade ao longo da Avenida Rio Branco. A programação começa às 16h.

Os dados do Boletim Epidemiológico sobre Suicídio do MS, divulgado em 2017, são alarmantes: entre 2011 e 2016, 62.804 pessoas cometeram suicídio. A taxa de mortes é maior entre os homens (79% dos casos), mas as mulheres são as que mais praticam a tentativa (69%). Pensando nesse cenário, o Setembro Amarelo já estava previsto no calendário do Saúde na Praça, projeto da Universidade Potiguar – integrante da rede Laureate – realizado mensalmente. Neste mês, ele se une ao Comitê do Luz para Vida que terá uma vasta programação e será aberta no domingo.

“O tema remete a apontar algo contrário ao pensamento suicida: de que há luz no fim do túnel e a solução não é a morte”, afirma o Coordenador do Saúde na Praça, Prof. Wanderley Fernandes, que faz parte do comitê. Quem também integra o grupo é a personal trainer Leila Maia que, em Natal, já vinha realizando eventos ligados ao tema do suicídio como o “Ponte para Vida”. Leila estará presente em Mossoró para participar da abertura do evento que contará também com a Prefeita Rosalba Ciarlini.

Durante o mês, haverá atividades para públicos diversos como professores, supervisores e diretores, e estudantes de nível Fundamental e Médio, da rede estadual e municipal; Plantões de Atendimentos nos Centros de Apoio Psicossociais (Caps); Mobilizações nas Universidades da Cidade e treinamentos para os trabalhadores dos Cras, Creas e também da Atenção Básica.

QUALIDADE DE VIDA
Além de tratar do suicídio, como todos os meses, o Saúde na Praça mobilizará a população mossoroense em torno de atividades físicas de lazer e qualidade de vida. Os serviços estarão divididos em vários pontos na Rio Branco com apoio de alunos e professores da Escola da Saúde.

Na Praça de Esportes, haverá Campeonato de Futsal; na Praça do Memorial, Contação de Histórias realizada pelo Curso de Pedagogia e Anjos da Enfermagem; e na Praça do Teatro Dix-Huit Rosado, Aulão de Dança e a presença da dupla Deivyd e Aline, cantando ao vivo. Neste último local, também serão oferecidos diversos outros serviços de saúde com estudantes de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social.
Saúde na Praça reúne mensalmente centenas de pessoas para atividades físicas e de lazer em Mossoró

Nenhum comentário: