Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Produtores do Vale do Açu participam da Jornada de Manejo Integrado de Pragas

A segunda etapa da Jornada de Manejo Integrado de Pragas de Agosto ocorreu com uma visita técnica na propriedade do produtor de banana, manga e mamão, Aldair José da Silva, localizada no Alto do Rodrigues, no Distrito Irrigado do Baixo Açu (DIBA), nesta quarta-feira (28).

A jornada é uma ação do Governo do Estado, por meio da Emater-RN com o Projeto Governo Cidadão, utilizando recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A programação segue até a sexta-feira (30) com atividades em Touros nas Comunidades de Boa Cica e Boqueirão com produtores de bananas.

Agricultores, produtores, técnicos da Emater-RN, pesquisadores da Embrapa de Petrolina, Tabuleiros Costeiros e Cruz das Almas, Emparn, Governo Cidadão, representante do Banco do Nordeste, do secretário de Agricultura de Assú visitaram plantios de mangas e mamão, o engenheiro agrônomo/pesquisador da Embrapa - Tabuleiros Costeiros, Marcos Moreira, explanou sobre a importância e cuidados da  pré-colheita e pós-colheita, infecções fúngicas, praga do pulgão e cochonilha, cuidados com as raízes, armadilhas tipo McPhail (tendo como atrativo alimentar) e Jackson para pegar a mosca das frutas, pragas ácaro-rajado e cigarrinha-das-fruteiras que atinge os mamoeiros, entre outros assuntos.

De acordo com o engenheiro agrônomo, Marcos Moreira, “Ao utilizar corretamente as estratégias de manejo é possível manter o equilíbrio do ambiente por meio do trabalho de prevenção e controle das pragas, minimizando possíveis prejuízos econômicos. Para isso é preciso introduzir uma nova rotina na lida diária da produção agrícola com o Manejo Integrado de Pragas”.

Em Assú, seguindo a programação da Jornada de Manejo de Pragas de Agosto, ocorreu o encontro com a participação do diretor geral da Emater-RN, Cesar Oliveira, de agricultores e produtores de manga do Vale do Açu, técnicos da instituição de Assú e Mossoró, pesquisadores da Embrapa de Petrolina, Tabuleiros Costeiros e Cruz das Almas, Emparn, Governo Cidadão, representante do Banco do Nordeste, do secretário de Agricultura de Assú para discutir principais técnicas e estratégias para o controle de pragas e parcerias entre as instituições visando o fortalecimento da fruticultura da região.  A reunião ocorreu na terça-feira (27), na UERN.

Com palestras sobre as principais técnicas e estratégias para o controle de pragas a programação teve momentos de debates e trocas de experiências entre os agricultores, pesquisadores e técnicos. Na ocasião também puderam traçar metas e ações de formação continuada para os técnicos e agricultores como cursos de fruticulturas, intercâmbios e palestras, entre outras atividades. No segundo momento, ocorreu uma visita ao prédio da COOPEVAL onde há um projeto de construção de um packing house.

Assessoria de Comunicação Social - EMATER-RN
(84) 3232-2235
Assessora: Celly Maia - 99909-6505
http://www.emater.rn.gov.br

Nenhum comentário: