Quadro Aniversariantes do dia

sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia Mundial da Água: Diretor da SAAE fala da importância de se economizar água


No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Se hoje os países lutam por petróleo, não está longe o dia em que a água será devidamente reconhecida como o bem mais precioso da humanidade.

Em entrevista concedida a Radio Santa Cruz AM, na manhã desta sexta-feira, dia 22, o diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Santa Cruz-RN), Ângelo Giuseppe (Zepe), ressaltou a importância da água e que é preciso conscientizar a população para o uso racional.

Zepe destacou o problema da Adutora Monsenhor Expedito, sistema que abastece Santa Cruz, que teve uma redução de oferta de água em 30%. “Devido à seca, a Lagoa do Bonfim, localizada em Nísia Floresta-RN, teve sua capacidade hídrica reduzida e por isso a CAERN, que administra o sistema adutor, diminuiu a oferta para os municípios”, explicou Zepe.

O diretor do SAAE ressalta a importância da economia da água. “Com o problema que estamos enfrentando, o SAAE vem fazendo manobras para suprir as necessidades da população, sobretudo, daqueles que moram nas áreas mais altas. Mas a população precisa também fazer a sua parte e evitar desperdícios”, concluiu Zepe.

No mês de fevereiro do ano passado foram destinados para Santa Cruz 180.969 metros cúbicos de água. No mesmo período esse ano, a vazão caiu para 131. 754 metros cúbicos. Em comparação de Fevereiro de 2012 e 2013 a queda foi 28%. 

Segundo Zepe, o SAAE e a Prefeitura Municipal de Santa Cruz planejam várias ações para melhorar o abastecimento de água. Ações vão desde a mudança das redes de abastecimento à implantação de hidrômetros nas residências.

De acordo com as estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está de água subterrânea. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente na nossa Terra.

O diretor do SAAE, Ângelo Giuseppe, encerrou afirmando que a água é fonte da vida, que não importa quem somos, o que fazemos, nós dependemos dela para viver.

Assessoria de Imprensa
assecom@santacruz.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário