Quadro Aniversariantes do dia

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Projeto da Facisa realiza ação educativa sobre dengue na feira-livre de Santa Cruz

Aconteceu no último sábado, dia 23, na feira-livre de Santa Cruz, uma ação educativa do Projeto de Extensão de Ações Integradas de Controle da Dengue no Município de Santa Cruz, com o apoio da Vigilância Ambiental em Saúde, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde. Alunos do projeto, acompanhados do coordenador adjunto do projeto e subcoordenador da Vigilância Ambiental, Franklin Learcton, abordaram feirantes e consumidores, fazendo um trabalho de conscientização de combate a Dengue, com a entrega de panfletos educativos.

Pais com crianças que passavam pela feira também foram convidados a participar de uma dinâmica de perguntas e respostas, com o intuito de testar o conhecimento da população acerca da doença em questão. Ao final, as crianças eram presenteadas com um jogo de trilha, desenvolvido pela equipe de Educação em Saúde, da Vigilância Ambiental. No jogo, as crianças aprendem brincando estratégias de combate ao mosquito Aedys Aegpti.

A ação foi encerrada com uma entrevista concedida a Rádio Santa Cruz, no Programa Feira Livre, informando sobre a intervenção e tratando sobre o tema Dengue.

Com os trabalhos iniciados em abril, o projeto já desenvolveu ações em escolas, Unidades Básicas de Saúde e Hospital Regional Aluizio Bezerra, além de realizar trabalhos educativos durante a Festa de Santa Rita de Cássia e esclarecer a população sobre a Dengue, através de entrevistas em veículos de comunicação locais. Até o final do ano, diversas ações ainda serão desenvolvidas, como gincanas escolares, participação em eventos da cidade, para divulgação do tema, além da realização de Seminário Municipal sobre Dengue.

O projeto é patrocinado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (PROEX) e desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz, através da Vigilância Ambiental em Saúde.

Rayane Larissa Santos de Araújo

Discente do curso de Nutrição, pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) e bolsista do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário