Quadro Aniversariantes do dia

terça-feira, 14 de abril de 2015

BLOG DO ÉDIPO NATAN:Com pequena quantidade de entrevistados, levantamento não é credencial para avaliação de prefeitos

O instituto Consult divulgou hoje pesquisa que avaliou os governos federal e estadual, além das prefeituras de 51 cidades em que a pesquisa aponta os índices de aprovação dos seus gestores. A pesquisa ouviu 1.500 pessoas em todo o estado.
Mas, a pesquisa Consult dá brechas para diversas interpretações equivocadas, primordialmente, pela fragilidade dos números para se avaliar os gestores dos municípios pesquisados.
Analisando os dados divulgados até agora pelo Blog do BG, contratante do levantamento, com o número de cidades pelo número de eleitores entrevistados (51 municípios e 1.500 eleitores), temos uma média de 29 eleitores ouvidos em cada município.
Como o Blog não divulgou o dado de entrevistados por cada município, mas imagina-se que a Consult, empresa de credibilidade no mercado, utilizou-se do critério da proporcionalidade, fazendo uma regra de três simples, a pesquisa Consult deve ter ouvido cerca de 16 eleitores em Santa Cruz neste levantamento.
Com 16 eleitores entrevistados, a amostragem traz uma enorme margem de erro. Segundo estimativas eleitorais, Santa Cruz tem pouco mais de 26 mil eleitores, o que representa 1,09% do eleitorado potiguar. Para se ter uma pesquisa com amostragem com margem de erro de 3%, como é divulgado em cada levantamento, seria necessário que a Consult tivesse ouvido em Santa Cruz, no mínimo, 400 eleitores, não 16 como estima-se que foram ouvidos neste levantamento.
Com 16 entrevistados, a margem de erro sobe para cerca de 40% na amostragem, ou seja, Fernanda Costa pode estar com 100% de reprovação, ou apenas 37%, já que a pesquisa deu 77%. Com apenas 16 entrevistados, a pesquisa não representa um universo mínimo de confiabilidade para dar credibilidade aos números.
Em todas as pesquisas eleitorais de 2012 da Consult, que mostraram a vitória de Fernanda Costa, que se comprovou nas urnas, a Consult sempre entrevistou mais de 400 eleitores no município. Mas, como o contratante fez uma pesquisa estadual e entrevistou 1.500 eleitores em 51 municípios, não há amostragem mínima necessária para que tenha um mínimo necessário para avaliar a gestão dos municípios participantes do levantamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário