Durante a passagem do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, por Natal, onde participou na manhã de hoje do evento “RN Pela Transposição”, realizado na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Tomba Farias pediu celeridade para a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco no Rio Grande do Norte. Segundo ele, o combate efetivo a seca configura-se como prioridade, pois “trata-se de um caso de vida ou morte”.
O parlamentar municipalista destacou que o cenário de seca, antes só localizado nas zonas rurais dos municípios, já começa migrar rapidamente para os centros urbanos, provocando o colapso no fornecimento de água para a população e impactando negativamente a economia de diversas cidades do interior do Rio Grande do Norte. “As cidades não podem ficar sendo abastecidas por latas de água e carros pipa, como, por exemplo, já ocorre em Caicó, Currais Novos e Acari”, afirma.
Embora reconheça que o governo federal enfrenta problema de caixa, Tomba Farias assinalou que a solução para a crise hídrica deve ser encarada como a mais importante obra governamental, já que está em jogo a sobrevivência dos rebanhos, a agricultura de subsistência e a vida do próprio homem do campo do Nordeste brasileiro.
Ele classificou como sendo bastante oportuna a realização de ações como a ocorrida hoje na Assembleia Legislativa e destacou que a classe politica da região Nordeste está unida e pronta para colaborar com o governo federal no sentido da agilização das obras. Para ele, a meta de todos deve ser voltada para o encurtamento dos prazos de conclusão da transposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário