Quadro Aniversariantes do dia

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

MEJC e Huab realizam mutirões de câncer de mama

 Foram realizados mais de 1.500 exames de mamografia e ultrassonografia e cerca 170 consultas com especialistas

A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), unidades hospitalares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculadas à Rede Ebserh, realizaram ações alusivas a prevenção do câncer de mama. Mais de 560 consultas com especialistas, cerca de 1.600 exames de mamografia e ultrassonografia, foram realizadas nas duas unidades.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres no mundo. No Brasil, são estimados cerca de 74 mil novos casos da doença em 2023. No nosso país, ele também é o tipo de câncer que mais mata a população feminina.

O outubro rosa este ano na MEJC, iniciou mais cedo. De julho a outubro foram ofertados exames de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos de idade e moradoras da cidade de Natal.  Cerca de 1.200 mulheres buscaram o serviço e realizaram seu exame.

“Este ano tivemos a iniciativa de iniciar a oferta de exames de mamografia mais cedo, abrimos a agenda desde o mês de julho para a realização de mamografias, sob livre demanda, onde as pacientes poderiam fazer o agendamento e realizar o exame”, explica a gerente de atenção à saúde da MEJC, Maria da Guia de Medeiros Garcia.

Já no dia 17 de outubro, uma infraestrutura foi disponibilizada para a realização de um mutirão de consultas e exames de mamografia e ultrassonografia mamária para mulheres residentes nas cidades de Ceará Mirim, João Câmara, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Parnamirim, Macaíba, Nísia Floresta e Timbau do Sul.

Uma das pacientes atendidas na MEJC foi a Michelle Ariany, de 40 anos. “Nada mais justo com a minha saúde e com o meu bem-estar do que procurar o atendimento para fazer uma consulta e um exame de mamografia visando a prevenção do câncer de mama. É importante aproveitar a oportunidade da oferta desses serviços, onde conseguimos fazer o exame de forma rápida e cuidar da saúde”, disse.

O chefe da Unidade de Imagem e Diagnóstico da MEJC, Samuel Nobrega de Aquino, disse que ações como essa “são fundamentais para sensibilizar a população quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, permitindo assim o acesso mais célere aos meios de tratamento da doença”. “É uma forma da instituição mobilizar todos os seus profissionais em prol do movimento do Outubro Rosa, viabilizando uma força de trabalho para além do habitual, o que permite um aumento na assistência dos serviços envolvidos, bem como se torna uma forma dos profissionais se sentirem participantes ativos dessa causa tão importante para a sociedade”, completou.

Mais atendimentos

No Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB/UFRN), o mutirão contemplou 398 pacientes, ultrapassando a estimativa inicial de 280 atendimentos, entre exames de mamografia e ultrassonografia mamária. As mulheres atendidas eram das cidades de Santa Cruz, Coronel Ezequiel, Campo Redondo, Boa Saúde, Tangará, São Bento do Trairi, Sitio Novo, Japi, Lajes Pintadas, São José do Campestre e Serra Caiada, todos já confirmados, mediante articulação com as Secretarias Municipais de Saúde.

Além do mutirão de exames, durante todo o mês foram realizadas ações educativas de conscientização, orientação, sensibilização e informação sobre as principais estratégias de identificação do câncer de mama. Uma delas foi a “Ação Outubro Rosa”, coordenada pela professora Cecília Valença com alunos do 5º período do curso de Enfermagem da FACISA e integrantes projeto de extensão "Trabalhar para Viver: Saúde e Segurança no Trabalho” no Hospital Universitário Ana Bezerra.

“Enxergamos de forma muito positiva o movimento realizado no HUAB relacionado ao outubro rosa (...) Momento relevante para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama”, disse a gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Ana Bezerra, Flavia Andreia Pereira Soares dos Santos.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

João Pedrosa

Relações Públicas

Chefe da Unidade de Comunicação Regional 6 - Huol | Huab | Mejc

Coordenadoria de Comunicação Social - CCS

Presidência

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh

ebserh.gov.br | 84 3215.5991 / 5976 | 81 992073920

Nenhum comentário:

Postar um comentário