Quadro Aniversariantes do dia

terça-feira, 23 de abril de 2024

Huol-UFRN apresenta alta conformidade na avaliação nacional das práticas de segurança do paciente

Relatório, divulgado neste mês pela Anvisa, apesenta resultados da avaliação anual de participação voluntária

Natal (RN) – O Hospital Universitário Onofre Lopes – Huol-UFRN, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participou, voluntariamente, da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Hospitais com Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e obteve alta conformidade dentre os hospitais com UTI no estado do Rio Grande do Norte. O Relatório, divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em de abril de 2024, apresenta o resultado da avaliação realizada em 2023.

O Huol segue os protocolos relativos às metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente, que são eles: identificação, comunicação efetiva, uso seguro de medicamentos, cirurgia segura, higiene das mãos, prevenção de lesões por pressão e prevenção de quedas. “Quinzenalmente fazemos um momento de monitoramento ampliado dos indicadores desses protocolos, onde além da coleta de dados, também são realizadas orientações às equipes, aos pacientes e acompanhantes. Os indicadores são discutidos com as equipes geralmente na 3ª semana do mês, onde também há o reconhecimento dos destaques em cada área e o planejamento de ações”, destaca o chefe do Setor de Gestão da Qualidade do Huol, Carlos Alexandre de Souza Medeiros.

De acordo com Carlos Alexandre, o hospital realiza mensalmente um projeto denominado “Aprendendo com o erro”, que baseia suas ações nas notificações de alta relevância registradas no sistema Vigihosp – que tem o objetivo de agilizar, ao Serviço de Qualidade Hospitalar, a ciência e a solução de problemas ocorridos nos hospitais - e que são discutidas com as equipes assistenciais. “Além disso, também realizamos ações de capacitação com residentes e graduandos, utilizando metodologias ativas como cenários de simulação realísticas”, enfatiza.

Programa Ebserh de Segurança do Paciente (PESP)

O PESP foi lançado em março de 2014 com as diretrizes para implantação dos núcleos e planos de segurança do paciente, tendo como base o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído um ano antes pelo Ministério da Saúde, em 1º de abril de 2013, data em que se comemora o Dia Nacional de Segurança do Paciente. O PESP e o PNSP estão alinhados às metas internacionais estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que são: a identificação do paciente; comunicação assertiva; prescrição, uso e administração de medicamentos; cirurgia segura; higienização das mãos; prevenção do risco de quedas e lesões por pressão.

Sobre a avaliação da Anvisa

A avaliação, que contempla 21 indicadores de estrutura e processos relativos à implementação das práticas de segurança do paciente, é realizada anualmente e de forma voluntária pelos hospitais com UTI das redes pública e privada em todo o país. Coordenada pela Anvisa e pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) das Vigilâncias Sanitárias (VISA) e coordenações estaduais/distrital de controle de infecção, a avaliação contou com a participação de 1.442 hospitais com UTI em 2023, na etapa de preenchimento e envio do formulário de avaliação das práticas de segurança do paciente.

Os indicadores avaliados visam garantir a segurança e a qualidade no atendimento aos pacientes, e os hospitais vinculados à Ebserh destacaram-se pela alta conformidade. Entre os indicadores com maior conformidade, de modo geral, estão aqueles relacionados à prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), demonstrando a existência de uma cultura de vigilância e notificação das IRAS.

No Relatório, a Anvisa ressalta a importância do fortalecimento da “Cultura de Segurança do Paciente” para a implementação efetiva das boas práticas de segurança nos serviços de saúde, visando a minimização de riscos e danos aos pacientes causados por falhas na assistência prestada.

Conheça o Relatório.

Sobre a Ebserh

O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados às universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Atenciosamente,

Unidade de Comunicação Regional 6

Hospital Universitário Onofre Lopes 

huol-ufrn.ebserh.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário