Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

terça-feira, 30 de outubro de 2018

COSERN DESATIVA “GATO” DE ENERGIA EM FÁBRICA DE GELO NA PRAIA DE PIPA

Concessionária já inspecionou 43.453 estabelecimentos em todas as regiões do estado, identificou 5.216 fraudes e conseguiu recuperar 12,5 GWh de energia

Natal, 30 de outubro de 2018

Equipes da Cosern identificaram e desativaram uma ligação clandestina (o popular “gato”) em uma fábrica de gelo na Rua do Cajueiro, 271, na Praia de Pipa, município de Tibau do Sul.

“Imediatamente, o fornecimento foi interrompido pela deficiência técnica no padrão de entrada e a Cosern abriu um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Pipa para identificar os responsáveis pela fraude”, informa Gilmar Mikeias, Gestor da Unidade Territorial da Cosern para o Litoral Sul.

O “gato” de energia é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal, e a pena para o eletrotraficante pode chegar a 04 anos de reclusão. Além de crime, a fraude representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A infração também provoca perturbações no fornecimento de energia e parte do prejuízo é dividida por todos os consumidores na hora do reajuste tarifário homologado pela Aneel anualmente.

A fiscalização que resultou no desligamento do fornecimento na fábrica de gelo em Pipa foi feita dentro da “Operação Varredura” da Cosern. Desde o início do ano, a concessionária já inspecionou 43.453 unidades consumidoras (entre estabelecimentos e residências) em todas as regiões do estado, identificou 5.216 fraudes e conseguiu recuperar cerca de 12,5 GWh de energia – quantidade suficiente para abastecer os municípios de Ceará Mirim, Currais Novos e João Câmara juntos durante 30 dias.

Lançada em janeiro, a “Operação Varredura” é permanente e continua sendo feita naquelas cidades nas quais as equipes da Cosern já fizeram as fiscalizações. A Cosern reforça o apelo para que a população denuncie as irregularidades, de forma anônima e gratuita, pelo site (www.cosern.com.br) ou pelo telefone 116.

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

• Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone;

• Baixar o aplicativo da Cosern, utilizar a função “Falta de Energia” para agilizar o atendimento; ou

• Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em riso a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no 116 da Cosern.

Gerência de Comunicação

Paulo Araújo – Relacionamento com a imprensa

comunicacaocosern@cosern.com.br

Telefone Fixo: + 55 (84) 3215-6055

Telefone Celular: + 55 (84) 99424-9938

Nenhum comentário: