Quadro Aniversariantes do dia

FESTA DE SANTA RITA 2024

Hélio Crisanto

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

terça-feira, 9 de abril de 2024

MEJC promoverá roda de conversa sobre protocolo de adoção da maternidade

Evento visa apresentar e discutir o protocolo de adoção a outras maternidades do RN

Natal (RN) – A Maternidade-Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoverá na próxima quarta-feira (10), uma roda de conversa para apresentação e discussão do protocolo de adoção da MEJC a outras maternidades do estado do Rio Grande do Norte, para auxiliar no processo de construção do protocolo de atendimento de entrega legal e voluntária. A roda conversa será a partir das 14h no Anfiteatro Prof. Leide Morais.

“A maternidade vem sendo colaboradora do projeto Atitude Legal, desde o início do projeto. Nós temos realizado um processo educativo com funcionários para prestação de assistência de forma acolhedora e humanizada para aquelas mulheres que desejam entregar seus filhos para adoção, respeitando o desejo dessas mulheres de maternar ou não”, explica a assistente social da MEJC, Gildeci Batista Alves Pinheiro.

O Programa Atitude Legal é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude, atende gestantes e mães biológicas que manifestam o desejo de entregar seus filhos para a adoção por demanda voluntária ou acolhimento institucional/medida de proteção), visa um atendimento humanizado, garantindo o direito da entrega legal, o qual deve se dar mediante sigilo e tratamento digno.

“O objetivo do programa é fornecer um acolhimento e atendimento da mulher, sem constrangimento, de maneira humanizada para que esta possa fazer sua escolha de maneira consciente e segura. Outro objetivo é evitar que ocorram irregularidades e crimes, como adoções ilegais, infanticídio, abandono e tráfico de bebês”, ressalta a assistente social da MEJC, Mayara Pinheiro.

A MEJC mantém parceria com o Programa Atitude Legal por meio de Termo de Compromisso, Mayara Pinheiro e Gildeci Pinheiro são as responsáveis técnicas pelo Programa na maternidade.

“A gente entende que há muito preconceito sobre a mulher que doa seu filho, no entanto devemos considerar a vontade dessa mulher e respeitar a história de vida, também. Nós entendemos que o processo de adoção é um processo bonito para os pais que estão adotando, muito amor envolvido, mas também muito amor por parte da mulher que doou a criança de forma responsável e voluntária para o processo de adoção, apesar dos desafios que essa mulher enfrenta”, expressa Gildeci Batista.

Processo de adoção na MEJC

Quando a mãe deseja realizar a doação do filho, o bebê fica sob os cuidados da maternidade até decisão judicial. “Nós participamos das reuniões e as instituições parceiras vão trocando ideias, experiências, para que nós possamos desenvolver uma assistência cada vez mais humanizada para essa mulher. Inclusive, no processo da entrega, a gente sabe que a criança, aos 18 anos, pode obter o processo dela. Então, nós podemos, inclusive, orientar essa mãe a fazer uma cartinha para essa criança que, aos 18 anos, pode ter acesso a um pouco de sua história”, completa Gildeci Batista.

De acordo com Gildeci Batista, depois da intensificação do processo educativo na MEJC, foi verificado o aumento das entregas legais. Ao todo, foram oito atendimentos em 2023.

Sobre a Rede Ebserh

A MEJC-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Atenciosamente,

Unidade de Comunicação Regional 6

Hospital Universitário Onofre Lopes 

huol-ufrn.ebserh.gov.br

Nenhum comentário: