Quadro Aniversariantes do dia

FESTA DE SANTA RITA 2024

Hélio Crisanto

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Pesquisa desenvolvida no Huol-UFRN conquista 3º lugar no prêmio nacional ‘União Química’

O estudo na área da Anestesiologia trouxe evidências sobre a utilização eficaz da metadona no controle da dor em cirurgia bariátrica
Natal (RN) - Um estudo desenvolvido no Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi um dos vencedores da 3ª edição do Prêmio União Química. Com o título “Uso da metadona no controle álgico pós-operatório em cirurgia bariátrica: ensaio clínico randomizado duplo cego”, a pesquisa foi realizada por Juliana Mendonça Freire, à época, residente do Hospital.

O estudo trouxe informações relevantes para a área da anestesiologia comprovando que a dose única da metadona (medicamento analgésico) no intraoperatorio é suficiente para controle da dor. Sendo assim, o procedimento dispensa a utilização de outros métodos invasivos, como bloqueios de Neuroeixo (sistema nervoso central) ou periféricos. A pesquisa também apontou uma redução no consumo de opioide pós-operatório.

“Na cirurgia bariátrica, um dos grandes desafios pós-operatório é o manejo de sua dor, o que influencia diretamente no tempo de internação hospitalar e satisfação do paciente”, explica Juliana Mendonça. De acordo com ela, além da obtenção de um “melhor manejo álgico” dos pacientes no pós-operatório com a utilização da metadona, o procedimento também contribui com “uma alta hospitalar precoce”.

Estudo que, de acordo com o coordenador da Residência Médica em Anestesiologia do Huol, Wallace Andrino, traz notoriedade e aperfeiçoamento técnico ao Hospital, devido às demandas existentes, gerando melhoria aos atendimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A realização desse estudo teve impacto na instituição dado o grande número de cirurgias bariátricas que são realizadas aqui (...) A rotatividade de leito é um indicador importante ao se tratar de um hospital de referência com grande demanda cirúrgica”, observa.

Prêmio

A premiação foi direcionada a residentes e médicos em especialização em Anestesiologia no Brasil. Os finalistas participaram da 2ª etapa de avaliação e da classificação final, em São Paulo, no último dia 11 de abril. Ao todo, quatro pesquisadores foram premiados, sendo dois de hospitais da Rede Ebserh: Além de Juliana Mendonça Freire, que conquistou o 3º lugar na categoria “Pesquisa concluída”, Geórgia Coêlho de Alencar Barreto, do Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza (CE), foi o 1º lugar no prêmio União Química na mesma categoria.

“Foi uma honra levar o nome da nossa instituição e residência médica para um prêmio no âmbito nacional, concorrendo com diversos trabalhos de alto nível”, expressa Juliana. “Ao ser premiada, me senti muito feliz e grata pelo reconhecimento do trabalho de toda equipe, Anestesiologia, Cirurgia e Enfermagem. Sem esse trabalho em conjunto não conseguiríamos realizar a pesquisa e obter os frutos dela”, completa.

Para a pesquisadora, o reconhecimento do estudo desenvolvido na região Nordeste também fortalece novas oportunidades para o setor. “As pesquisas relacionadas a Anestesiologia ainda se concentram nos grandes centros como São Paulo. Esse prêmio traz incentivo para ampliar a pesquisa nessa área em outros serviços e assim contribuir para expansão da pesquisa no nosso país”.

Sobre a Rede Ebserh

O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Atenciosamente,

Unidade de Comunicação Regional 6

Hospital Universitário Onofre Lopes 

huol-ufrn.ebserh.gov.br

Nenhum comentário: