Instituição alcançou 97,92% no índice de monitoramento
Natal (RN) - O Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), e vinculado à Rede Ebserh, está em primeiro lugar no índice de monitoramento do uso do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) em 2025. Atualmente, a instituição conta com 97,92% de aproveitamento.O índice de monitoramento do uso do AGHU é um dos indicadores do Acordo Organizativo de Compromissos (AOC), definido pela Ebserh para o exercício 2025. O índice de uso avalia itens como registros de altas, óbitos, cirurgias e consultas. Em comparação com 2024, o Huol registrou um crescimento de 50% no uso do sistema.
Segundo Eduardo Marques, chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital do Huol, o avanço se deve ao apoio da gestão e ao trabalho colaborativo das equipes. “Implementamos os módulos de exames e cirurgias, essenciais para melhorar o registro eletrônico de saúde no AGHU, o que impactou diretamente no índice”, explicou.
Igor Marreiros, chefe da divisão médica do Huol, destacou que o uso do AGHU garante maior confiabilidade e disponibilidade dos dados. "Os atendimentos são mais resolutivos porque todo o histórico do paciente está acessível. Além disso, o sistema permite extrair dados para indicadores de qualidade, medindo tempo de atendimento, materiais utilizados e profissionais envolvidos. Isso ajuda a otimizar o funcionamento do hospital", afirmou.
Além da evolução nos itens previstos nos indicadores do AOC, o hospital introduziu outras plataformas para modernizar os serviços e contribuir para o aprimoramento da qualidade da assistência prestada à saúde.
HU Digital: Sistema que permite que pacientes acessem laudos de exames e sumários de alta online, registrados no Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). Disponível em https://hudigital.ebserh.gov.br/
Teleconsulta: Consulta remota, reduzindo tempo e custos para pacientes. O atendimento pode ser realizado de casa, sem a necessidade de deslocamentos e esperas em consultórios. Nessa modalidade, o agendamento é feito pelo hospital e o paciente recebe as informações como dia, horário e link de acesso.
PACS/RIS: Plataforma da Ebserh que disponibiliza para profissionais e pacientes os resultados dos exames de imagem e laudos digitalmente a qualquer momento. Disponível em https://exames-stt.ebserh.gov.br
“Essas melhorias são fruto do trabalho integrado entre gerências, superintendência e Diretoria de Tecnologia da Informação, beneficiando diretamente os pacientes”, destacou o chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital.
AGHU
O AGHU é um sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico disponível para uso gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS) e utilizado em toda a rede de Hospitais Universitários Federais da Ebserh. Por meio dele, é possível automatizar os processos assistenciais e administrativos, fornecendo à gestão hospitalar acesso a informações, além de possibilitar aos pacientes celeridades no atendimento.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh
João Pedrosa
Relações Públicas
Chefe da Unidade de Comunicação Regional 6 - Huol | Huab | Mejc
Coordenadoria de Comunicação Social - CCS
Presidência
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh
ebserh.gov.br | 84 3215.5991 / 5976 | 81 992073920
Nenhum comentário:
Postar um comentário