BOLETIM INFORMATIVO DO GOVERNO MUNICIPAL DE SANTA CRUZ
SANTA CRUZ, 18 DE ABRIL DE 2012
BOLETIM Nº 002/2012
Governo Municipal implanta sistema para dinamizar controle e distribuição de medicamentos
Visando o gerenciamento, a transparência, o controle e uso racional dos medicamentos disponibilizados pelo Governo Municipal a toda a população, o prefeito Péricles Rocha implantou o Hórus (Sistema Nacional da Assistência Farmacêutica) em Santa Cruz.
O gerenciamento da ferramenta na cidade ficou a cargo da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), setor vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo armazenamento e distribuição dos medicamentos da assistência básica e da portaria 344/98, os chamados “controlados”.
A implantação aconteceu por determinação do prefeito, que desejava tornar a distribuição de medicamentos no município “o mais transparente possível”. O gestor acredita que o novo programa terá impacto positivo na saúde do município. “Este sistema possibilita que o paciente tome seus medicamentos na dose e na data corretas, isto porque trabalha com a filosofia da segurança dos pacientes”, afirmou.
Esta segurança que o gestor cita, é referente ao fato de que o Hórus permite o acompanhamento individualizado do uso de medicamentos, o controle geral de distribuição e estoque em tempo real. Informações como, regularidade de fornecimento de medicamentos, custo de cada fármaco e rastreamento do produto, serão fáceis de serem checadas e gerenciadas a qualquer hora do dia.
A equipe do CAF, coordenada pela farmacêutica, Maria das Dores Souza, passou por uma capacitação nos dias 1º e dois de março na cidade de Natal. A capacitação foi ministrada por um facilitador do Ministério da Saúde, e tornou a equipe apta a conduzir a Central de Abastecimento Farmacêutico de acordo com o novo sistema.
Hórus foi desenvolvido pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Recife. O nome do sistema vem da expressão “Olho de Hórus”, símbolo egípcio que significa saúde e felicidade. No contexto do sistema, ele simboliza o recebimento correto, racionalidade no uso e bom gerenciamento dos medicamentos.
Conheça mais vantagens do novo sistema
Objetivos
• Contribuir com a gestão da Assistência Farmacêutica dos municípios;
• Auxiliar no planejamento, monitoramento e avaliação das ações da Assistência Farmacêutica;
• Aperfeiçoar os mecanismos de controle e a aplicação dos recursos financeiros;
• Ampliação do acesso de maneira a promover o uso racional de medicamentos pela população;
• Qualificar a atenção à saúde da população assistida no SUS.
Vantagens
• Permitir a elaboração de indicadores de Assistência Farmacêutica;
• Possibilitar intervenções em tempo real - gerenciamento estratégico em qualquer ponto do município;
• Aperfeiçoar a gestão da Assistência Farmacêutica (evitar desperdícios; evitar desabastecimento nas farmácias);
• Permitir a rastreabilidade dos medicamentos (registro de lote e validade);
• Permitir a realização de estudos de utilização de medicamentos;
• Maior disponibilidade do profissional farmacêutico para as atividades assistenciais e de treinamento.
Caminhada “Diga NÃO ao trabalho infantil” percorre ruas de Santa Cruz
O Governo Municipal realizou na manhã de hoje (18) a etapa santacruzense da Caravana Nordeste pela Erradicação do Trabalho, envolvendo os 300 alunos do PETI Urbano. A ação, que tem por objetivo mobilizar todos os setores da sociedade em prol da luta contra a erradicação do trabalho infantil, percorreu algumas ruas do Centro de Santa Cruz e terminou no Largo da Matriz com apresentações culturais.
A adesão do Governo Municipal de Santa Cruz a campanha lançada no Ceará, que já percorreu estados como o Maranhão, Piauí, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia, mostra o compromisso da instituição pública na luta contra o trabalho infantil.
“Esta é uma das muitas ações, fiscalizações e caminhadas que realizamos para tentar diminuir a cada dia o índice de crianças trabalhando. Essas caminhadas tem por objetivo unir todos os segmentos da administração municipal em torno desta luta, engajar as crianças nessa causa, e principalmente, alertar a população e as famílias que a bandeira da erradicação deve ser levantada por todos”, disse o prefeito Péricles Rocha.
No ultimo dia 12 de abril, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social compareceu a uma plenária na Assembléia Legislativa que discutiu a mobilização de uma caravana do Estado contra o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Rio Grande do Norte.
“Estamos participando de todos os processos que envolvem esta luta chamada erradicação do trabalho infantil”, declarou a secretária municipal de assistência social, Marly Oliveira.
No próximo dia 24 a Caravana chega a Natal e o Governo Municipal estará na capital representando a cidade na luta contra esta prática ilegal.
Quatro veículos são leiloados pelo Governo Municipal
O Governo Municipal leiloou dois veículos e duas motocicletas na manhã desta terça-feira (17) durante leilão na Vila de Todos, bairro 3ª1. Todos os itens foram arrematados, a maioria por cidadãos santacruzenses. O tipo de leilão adotado pela administração municipal foi o “maior lance ou oferta”, e o objetivo principal da licitação foi a obtenção de recursos para a realização do esgotamento sanitário do Bairro Alegre e a renovação de frota das motocicletas.
Quem arrematou o veículo Misto/Utilitário/Jipe, marca/modelo MMC/PAJERO SPORT HPE, placa, MZL-5121, ano de fabricação e modelo 2010, cor prata, foi Jodson Joricenio Lima de Melo; já o veículo Fiat/Uno Mille Fire Flex, espécie/tipo: passageiro, placa, MYS-6237/RN, ano de fabricação e modelo 2006, cor branca, foi Francisco Edijanilson de Azevedo.
Já as motocicletas foram arrematadas pela mesma pessoa, o senhor Magnos Augusto Cortes de C. Filho, que levou para casa uma Motocicleta Honda/CG 125 Titan/KS, placa MYA-8885, ano de fabricação e modelo 2001, cor prata e uma Motocicleta Honda/XLR 125 ES, placa, MYD-5436, ano de fabricação e modelo 2002, na cor branca.
A licitação foi realizada através do Edital nº. 001/2012, na forma como estabelece a Lei Federal nº. 8.666/93.
Para ter acesso ao Edital clique aqui.
Peça experimental “Paixão de Cristo do Peti” encanta público em sua primeira apresentação no Teatro
A noite de abertura da peça experimental “Paixão de Cristo do PETI” foi considerada “de encher os olhos de lágrima”, assim denominou a auxiliar de serviços gerais e mãe de um aluno de oito anos do Programa, dona Maria Adelina Santos. Sentimento compartilhado pelas demais mães presentes, dentre outros rostos que compunham a platéia do Teatro Candinha Bezerra.
A montagem será exibida novamente hoje (17), as 19h, e tem a expectativa de comparecimento do publico tão satisfatório quanto a noite de abertura. Isso é o que acredita a coordenadora geral do PETI, Vandice Fonseca, que esteve na primeira noite de espetáculo prestigiando o trabalho de seus alunos.
A peça montada em homenagem ao período da tríade pascal, tem o total de 20 alunos envolvidos, sob a direção geral do professor, Edmilson Rocha. Foram cerca de três semanas de ensaio, que, de acordo com Edmilson, mostraram toda a dedicação e envolvimento que os alunos do Peti têm com a arte.
Com duração total de 50 minutos, a peça “Paixão de Cristo do Peti” já se apresentou na comunidade do Bonsucesso, no ultimo dia 12 e realizou ontem a abertura das apresentações no centro da cidade.
O prefeito da cidade, Péricles Rocha, pediu que a peça fosse encenada tanto na cidade quanto na zona rural, o objetivo é “que todos tenham acesso a cultura e principalmente, reconheçam o esforço dos nossos alunos do Peti e conheçam o excelente trabalho realizado pelos programas do Governo Municipal”, falou.
A montagem tem direção geral de Edmilson Rocha (professor de teatro e dança), figurino de Kelf Mery (professora de meio ambiente), assistente de figurino, a aluna de 12 anos, Shirlene, cenário de Eduardo Vicente (artista plástico).
Delegação santacruzense participa da mobilização Caravana Nordeste pela Erradicação do Trabalho Infantil
O Governo Municipal participou da audiência pública que discutiu a mobilização de uma caravana do Estado contra o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Rio Grande do Norte. A audiência aconteceu na Assembléia Legislativa e contou com a participação de uma comitiva de Santa Cruz, representada pela secretária municipal de assistência social, Marly Oliveira, da assistente social, Ana Hortência, da pedagoga, Marlene Claudete Dantas e dois adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
A plenária aconteceu no dia 12 de abril com a proposição da deputada e presidente da Frente Parlamentar Estadual da Criança e do Adolescente, Márcia Maia (PSB), e marca a abertura das atividades da Caravana Nordestina, que percorrerá os estados da região com o objetivo de mobilizar toda a sociedade contra essa prática.
Na ocasião, aconteceu ainda, a assinatura do termo de compromisso referente as propostas de elaboração do Plano Estadual e Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil no RN, coordenado pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FOCA), em parceria com Superintendência Regional do Trabalho (DRT), dentre outras representações integrantes da Rede.
A assinatura foi feita pela Governadora do Estado, e contou com a presença de diversas autoridades e mais de mil crianças egressas do trabalho infantil, oriundas de 12 municípios do RN.
Lançada no Ceará, a mobilização segue também em São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE), Recife (PE) e Salvador (BA).
No próximo dia 24 de abril, participarão da mobilização em Natal, ícones nacionais do combate ao Trabalho Infantil, como a representante da Secretária Executiva do Fórum Nacional, Isa Oliveira.
Mantenha-se informado com notícias do Governo Municipal e da cidade de Santa Cruz, acesse o www.santacruz.rn.gov.br
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL DE SANTA CRUZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário