Preocupados em saber qual é a real situação do núcleo da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), em Santa Cruz-RN, os vereadores Raimundo Fernandes (PSD), Aninha (PMDB) e Gilcelly Adriano (PR), visitaram as instalações da Universidade Estadual na segunda-feira (01/04) e terça-feira (02/04), e ficaram muito satisfeitos com as melhorias já promovidas pela gestão da prefeita Fernanda Costa (PMDB), na instituição de ensino.
A responsabilidade do governo municipal é com a infraestrutura e com os funcionários de apoio, cedidos à entidade, como: ASG’s, vigias e secretárias, coisa que não vinha acontecendo na gestão passada. Para se ter uma ideia, no período de um ano, entre 2011 a 2012, a coordenação do núcleo foi alterada três vezes.
A comissão de vereadores ouviu relatos de professores informando que a situação até o ano passado era de total abandono. O único profissional cedido pela prefeitura estava afastado por atestado médico, o prédio estava sujo e tomado pelo mato. Resultado: alunos insatisfeitos e professores desmotivados.
A coordenadora pedagógica da entidade, Adriana Takahashi, afirmou que no ano de 2011 foram solicitados novos computadores ao governo municipal, mas o pedido só foi atendido em 2012, próximo das eleições, comprometendo assim todo o cronograma do curso.
Na visita da semana, os vereadores foram recebidos pela atual coordenadora administrativa do núcleo, Silva Ferreira Rodrigues de Lima, que tomou posse no último dia 14 de janeiro de 2013. Silva fez um levantamento de todas as ações já realizadas pela atual gestão. Na parte estrutural, foi realizada uma limpeza geral, reparos nas instalações elétricas e ampliado o acesso à internet sem fio para os alunos.
Quanto ao quadro funcional, hoje atuam na unidade de ensino um funcionário responsável pela biblioteca, duas secretárias, dois ASG’s, um zelador e três vigias, cedidos pela prefeitura.
Com relação a uma denúncia feita por um aluno na semana passada, a comissão dos vereadores procurou apurar e foi informado que o fato se deu por omissão de um funcionário e que o problema já foi resolvido.
O vereador Raimundo Fernandes afirmou que ouviu depoimentos muito positivos. “Pelos relatos que ouvimos dos professores e alunos, há esperança em dias melhores e que os efeitos positivos das ações, apesar do pouco tempo da nova gestão, já podem ser sentidos”, ressaltou Raimundo.
Para a vereadora Aninha, as mudanças na UERN são nítidas “Ouvimos de muitos que o núcleo encontrava-se esquecido, mas vimos que providências foram e estão sendo tomadas para resolver todos os problemas do passado. São nítidas as mudanças e acredito que não irão parar por ai”, afirmou Aninha.
A vereadora Gilcelly Adriano fez questão de ressaltar o diálogo entre as instituições. “A prefeitura de Santa Cruz abriu um canal direto de comunicação com a UERN e isso irá trazer os avanços. A integração é muito importante, em três meses houve mudanças significativas”, disse Gilcelly.
O professor de filosofia da UERN, Daniel Bezerra, disse aos vereadores que visitaram o núcleo, que sentiu que a prefeita Fernanda está preocupada com a situação dos alunos da UERN e que acredita em realizações concretas.
O núcleo da UERN em Santa Cruz-RN funciona no Centro Comunitário Integrado (CCI), na Rua Santo André, no Conjunto Cônego Monte. Antes, oferecia os cursos de Enfermagem e Ciência da Computação, hoje oferece apenas o de Ciência da Computação. São quatro turmas que funcionam no turno matutino, um total de 72 alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário