A campanha de vacinação contra a gripe foi encerrada em Santa Cruz com números bastante positivos. O município, ultrapassou a meta de 80% do público alvo preconizada pelo Ministério da Saúde, algo que não acontecia há três anos.Além disso, o percentual vacinado em Santa Cruz ficou acima da média da região do Trairi (76,66%), do estado do RN (70,01%), da região Nordeste (75,16%) e do País (77,61%).
O relatório final da campanha, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, aponta que foi vacinado na capital do Trairi 81,47% do grupo prioritário da campanha (idosos com 60 anos ou mais, gestantes, presidiários, crianças com seis meses até dois anos de idade, pessoas com doenças crônicas, mulheres no período pós-parto e profissionais da saúde).
Além de ultrapassar a meta determinada pelo Ministério da Saúde, a vacinação esse ano em Santa Cruz teve um crescimento significativo. Para se ter uma ideia, no ano de 2010, foi vacinado apenas 57,21% do público alvo, no ano seguinte 70,6%, percentual que se repetiu no ano passado. Números sempre abaixo do recomendado.
A secretária de saúde de Santa Cruz, Juliana Araújo, comemorou os números ressaltando a mobilização feita pela prefeitura de Santa Cruz, o empenho dos profissionais de saúde e a resposta positiva da população. “Nós fizemos um trabalho homogêneo que trouxe resultados positivos. A vacina não representa apenas números, ela melhora a qualidade de vida das pessoas. Ao adquirir a doença, muitas vezes um pai deixa de trabalhar ou a mãe de cuidar de um filho que está doente. Com a vacina existe uma redução muito elevada nas internações por complicações da gripe. Acreditamos que é melhor trabalhar a prevenção do que realizar ações curativas”, explicou Juliana.
De acordo com os números divulgados, dos 6.299 santa-cruzenses aptos a receberem a vacina, 5.132 compareceram aos postos e se imunizaram contra a influenza.
A Secretaria de Saúde ainda fez um alerta aos pais das crianças que receberam a primeira dose da vacina durante o período da campanha: elas devem retornar aos postos de saúde para a segunda dose, que pode ser tomada no prazo máximo de 30 e mínimo de 21 dias de intervalo de uma para a outra.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz
assecom@santacruz.rn.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário