Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

SAÚDE: Prefeitura intensifica combate à dengue em Santa Cruz

As ações de combate à dengue em Santa Cruz são constantes. Os bairros estão sendo vistoriados pelos agentes de endemias, sobretudo os que apresentam uma maior incidência, com o intuito de erradicar focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença.

Em entrevista à Rádio Santa Cruz AM, o subcoordenador de vigilância ambiental do município, Walter Luiz, apresentou números preocupantes quanto ao indicie de infestação do mosquito, amostragem que indica a quantidade de focos em cada 100 residências do município, além disso, há um aumento de casos notificados de dengue, fato que tem preocupado as autoridades.

Walter Luiz afirmou que a equipe está toda mobilizada, elaborando estratégias de intensificação de combate, mas a população também deve colaborar. Segundo o subcoordenador, a população também deve ficar atenta e manter limpos os recipientes e locais que possam servir como criadouro do mosquito para que não haja proliferação; a população também tem papel importante na batalha contra a dengue.

Vale lembrar que em períodos de chuva, mesmo que sejam precipitações irregulares, ocorre um aumento de locais que podem servir como criadouros de larvas do mosquito. Mesmo assim, a equipe de combate tem realizado as ações necessárias para evitar a infestação do inseto.

A Secretaria Municipal de Saúde aconselha evitar o acúmulo de água em recipientes, como latas, pneus velhos, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, embalagens, jarros de flores, garrafas, tambores, latões, lixeiras e outros. As caixas d’água, por exemplo, devem estar fechadas e serem limpas periodicamente, os pratos dos vasinhos de plantas devem estar com areia e os ralos sempre com sal grosso ou cloro e, de preferência, tela protetora.

Para esclarecer dúvidas e denunciar locais que possam ser possíveis focos, a prefeitura coloca a disposição da população o telefone 3291-2127.

O que é dengue e seus sintomas

O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O dengue clássico se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz.

Em casos de suspeita de dengue, a recomendação é procurar uma unidade de saúde o quanto antes.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Santa Cruz
Para mais informações acesse: www.santacruz.rn.gov.br

Nenhum comentário: