A Prefeitura de Santa Cruz inovou e o desfile cívico de 7 de setembro desse ano é aguardado com muita ansiedade por todos. Foram vários dias de preparação, confecção de adereços e muita pesquisa, afinal, várias histórias estarão sendo contadas pelas instituições que irão se apresentar, histórias de “Personalidades Femininas do RN”, tema escolhida para o desfile.
O público que comparecer à Praça da Matriz para acompanhar o desfile fará uma viagem pelo tempo e conhecerá exemplos de luta, superação e dedicação de mulheres santa-cruzenses, trairienses e potiguares que fizeram a nossa história.
A primeira professora com Síndrome de Down do Brasil, que atua na Escola Doméstica de Natal, Débora Seabra, será a homenageada das instituições de educação especial (APAE, NAPS, CAPS e CRI). A primeira mulher a assumir a patente de Tenente Coronel do RN,Angélica Fernandes Azevedo, é o tema da Escola Pedro Severino Bezerra (CAIC). JáMargarete e as Bambinas serão homenageadas pelo Estúdio de Dança Corpo e Alma.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) contará em seu desfile a trajetória da atual coordenadora estadual do programa, a Tenente Coronel Margarida Brandão. O Centro Municipal de Ensino Rural lembrará a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria.
Mulheres que atuaram de forma marcante em suas épocas na educação de Santa Cruz também serão homenageadas como, por exemplo, Maria Ozimar Pereira e a professora Palmira Barbosa, homenageadas pela Escola Santa Lúcia e Escola Municipal Palmira Barbosa, respectivamente.
Todas as instituições contarão, em seu desfile, a vida de uma personalidade feminina. O CREART, a de Calcida Bessa (primeira mulher a exercer o cargo de vereadora municipal, em Pau dos Ferros-RN), a Escola Estadual Isabel Oscarlina Marques homenageará umas das primeiras educadoras do município de Santa Cruz que deu nome a instituição, Isabel Oscarlina Marques. A Escola Estadual José Bezerra Cavalcante terá como personalidadeCelina Guimarães Viana, professora e juíza de futebol e a primeira mulher a votar na América Latina. A Escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro - Lindalva Justo de Oliveira – primeira mulher beatificada do RN (AÇU), e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (PETI/PROJOVEM/CLUBE DE IDOSOS) - Nísia Floresta – primeira mulher na história da América Latina a publicar um livro enfocando esse assunto: “Direito das mulheres e injustiças dos Homens”, em 1952.
O desfile cívico, que contará também com participação da Policia Militar, terá inicio neste sábado (07), a partir das 15h, na Praça Presidente Vargas (Praça da Matriz).
assecom@santacruz.rn.gov.br
Para mais informações acesse: www.santacruz.rn.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário