A Comissão de Gestão Ambiental e Qualidade de Vida do Gabinete Civil realizou, no final da manhã de quinta-feira (17), no auditório da Governadoria, uma palestra de prevenção sobre o Câncer de Mama. O evento, oferecido a todos os servidores do prédio da Governadoria, faz parte das atividades do Outubro Rosa, campanha realizada anualmente para combater os altos índices desse tipo de câncer.
A Governadora Rosalba Ciarlini esteve presente na ocasião e ressaltou a importância do tratamento precoce. “Nós temos que nos cuidar, aprender a detectar precocemente qualquer sintoma do câncer do mama. Iniciativa como essa serve para que fiquemos mais informadas e preparadas para analisar e observar o nosso corpo”.
A Chefe do Executivo Potiguar aproveitou a ocasião para lembrar dos investimentos que já foram feitos no setor oncológico. “Estamos empenhados em ampliar ainda mais a rede de tratamento do câncer. Hoje temos um acelerador linear disponível na rede pública de saúde, um equipamento que só existe em hospitais privados. Equipamos o Hospital do Câncer de Mossoró, que agora também oferece à população tratamentos de quimioterapia. Isso significa uma diminuição imensa do tempo de espera dos pacientes. O Programa RN Sustentável também prevê investimentos nessa área. Queremos construir outros Centros de Referência de tratamento oncológico em outras cidades do RN
As diretoras social e executiva do Grupo Despertar, Maria Eleni Bezerra Mesquita e Gilvanete Guedes de Carvalho, foram as responsáveis pela palestra. Foi o momento em que os servidores tiraram as dúvidas sobre a doença.
O grupo pertence à Liga Contra o Câncer e é uma iniciativa voluntária empreendida por mulheres que tiveram a doença e a partir de suas experiências, apoiam pessoas com o mesmo problema através de terapia ocupacional, aulas de canto e dança.
“A intenção é trazer a autoestima de volta às pacientes, já que muitas delas tiveram sua mama retirada durante o tratamento e as cirurgias”, disse Maria Eleni. A palestrante teve câncer há oito anos e descobriu o tumor através do autoexame. Durante a conversa com os funcionários ela afirmou que hoje vive uma vida mais saudável e que o apoio da família foi essencial.
Na ocasião foram entregues camisetas e panfletos sobre a importância do autoexame e informações sobre o câncer de mama. Quando a doença é diagnosticada precocemente, os índices de cura são maiores.
Sobre o Câncer de Mama
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e é também o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
Fonte: INCA
* Fotos: Demis Roussos
Assecom-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário