Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Em Santa Cruz, Governo do Estado inaugura a 24ª Base Descentralizada do SAMU 192/RN

Na manhã desta sexta-feira (01) a Governadora Rosalba Ciarlini esteve no município de Santa Cruz para a inauguração da Base Descentralizada do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU 192/RN) do município.

Esta é a 24ª unidade entregue pela chefe do Executivo Potiguar. O SAMU 192/RN de Santa Cruz vai atender toda a população do município, que hoje é de aproximadamente 38 mil habitantes, além da cobertura dos municípios circunvizinhos localizados à margem da BR 226. A Base Descentralizada do SAMU 192/RN de Santa Cruz está localizada na Avenida Trairi, nº 2.

Na solenidade de inauguração, Rosalba Ciarlini, acompanhada do secretário adjunto de Saúde Pública, Marcelo Bessa e da coordenadora geral do SAMU, Cecília Picinin, realizou a entrega simbólica das chaves da ambulância (uma Unidade de Suporte Básico) à coordenadora local, Rita de Cássia Araújo Costa e deu as boas vindas aos novos servidores (enfermeiro e técnicos de enfermagem).

“Podemos dizer que hoje temos um Serviço que vai muito além do atendimento, temos funcionários qualificados e capacitados para realizar treinamentos, dar cursos e ensinar sobre os procedimentos de urgência e emergência, estamos expandindo o Serviço. Essa Base Descentralizada vai ajudar a salvar ainda mais vidas por que sabemos que esta cidade tem vocação para ser uma cidade pólo na saúde”, disse Rosalba Ciarlini, afirmando que vai reestruturar em todo o RN as redes de atendimento materno-infantil, oncológica e de urgência e emergência, ações previstas no Projeto RN Sustentável.

O secretário adjunto de Saúde destacou a expansão que vem sendo realizada pelo Governo do Estado. “O Samu está chegando a todo o Rio Grande do Norte, não será apenas a cidade de Santa Cruz beneficiada, mas toda a região do Trairi, 10 cidades poderão contar com o Serviço Móvel de Urgência que estamos entregando hoje. Uma regionalização quase de 100%”, disse Marcelo Bessa.

O ex-prefeito da cidade e hoje deputado estadual, Tomba Farias, também participou da solenidade e parabenizou o Governo do Estado, destacando que mesmo com a constante queda de receita sofrida, está conseguindo realizar ações importantes para o Rio Grande do Norte.“Sabemos que para executar projetos e oferecer melhores serviços o Governo deve estar forte e deve contar com o apoio dos municípios. Santa Cruz sempre foi uma cidade parceira, tanto para o benefício de sua população como também para apoiar as ações desenvolvidas no RN. Hoje estamos sofrendo uma queda nos repasses e mesmo assim estamos inaugurando uma Base descentralizada do SAMU que vai oferecer saúde e também vai ajudar a desenvolver toda a região do Trairi”.

A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa Bezerra, também esteve presente e falou sobre o trabalho e o empenho da prefeitura e do Governo. “A vontade de realizar, de executar ações é muito grande, mas infelizmente os recursos são finitos. Investimos quase 45% de recursos próprios na saúde e isso ainda é pouco. Hoje temos as 12 equipes de saúde da família completas, retomamos as cirurgias eletivas e as farmácias estão abastecidas. Só temos a agradecer pelo comprometimento dos servidores e funcionários estaduais e também da nossa cidade”.

As 24 Bases do SAMU 192/RN atendem 52 cidades e aproximadamente dois milhões de habitantes, atingindo 75% da população potiguar. A meta do Governo do Estado é que em 2014 a cobertura alcance a marca dos 85%, porcentagem que tornará o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência potiguar superior ao que é atualmente realizado em estados do Centro-Sul do Brasil.

Após a solenidade, a Governadora visitou o prédio da Central do Cidadão do município, estrutura doada pelo então prefeito Tomba Farias, em 2006 e que hoje abriga diversos serviços de atendimento ao público, com guichês do Detran, Secretaria de Tributação, ITEP, Procon, Sine, Junta de Serviço Militar, dentre outros.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Assecom-RN: (84) 3232-5204 / 5152

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - ASSECOM
Natal (RN), 01 de novembro de 2013.

Nenhum comentário: