Secretária de Assistência Social Marília Victor fazendo a leitura do projeto na câmara de vereadores |
A Secretaria Municipal de Assistência Social está vivendo o Projeto: Dia 18 de Maio- Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.
Este dia foi escolhido a partir de um crime cometido em 1973, com uma menina capixaba de Vitória/ES, que foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada, e assassinada.
Seu corpo apareceu seis dias depois, desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos.
O movimento em defesa de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, que institui o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Trabalhando neste âmbito a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Serviço de Proteção Social Especial vem desenvolvendo atividades que promovam essa mobilização, sensibilização e buscando meios de informar a toda população lagoanovense, sobre a importância de proteger a infância.
As ações tiveram início, no dia 08/04/2014 onde foram informadas as secretarias Municipais, Igrejas, Câmara Municipal, Conselhos, PROERD e representantes dos meios de comunicação sobre o projeto, foram dadas novas sugestões, e foi pedido o apoio e engajamento de todos, sendo esta uma luta social pelo respeito às crianças e adolescentes.
No dia 25/04/2014 a Secretária de Assistência Social Marília Elita Victor, esteve na Câmara Municipal usando a tribuna para informar e convidar o poder Legislativo do Município para se juntar a campanha;
Durante a semana do dia 05 a 09/05/2014, foi realizada na Rádio Serrana FM uma programação que contou com:
Segunda-feira 5 de maio - A secretária Municipal de Assistência Social, Marília Elita Victor e a Pedagoga Técnica do Serviço de Proteção Social Especial Maria José de Oliveira Macedo falando sobre o tema: A importância do acolhimento às vítimas.
Terça-feira 6 de maio – entrevista com a Psicóloga do CRAS Marcianita Fernandes Dantas da Nóbrega, onde foi tratado o tema: Marcas que ficam!
Quarta-feira 7 de maio - Foi à vez de receber a Presidente do Conselho Tutelar, Rosália Santos que tratou o tema: Eu ouço, eu vejo, eu falo: A importância da denúncia.
Quinta-feira 8 de maio- Participação do Sargento Rivanildo Alves Brazão e do Advogado Dr. Autran Ricardo que falaram sobre o tema: Leis que Protegem!
Sexta feira 9 de maio - encerrando esse primeiro movimento, foi a vez de Rafaela Alves representante da Pastoral da Juventude, Carlos Vinícius representando a voz das crianças de Lagoa Nova e Cybelle Nóbrega Assistente Social e Técnica do Serviço de Proteção Social Especial. Onde foi trabalhado o tema: O mundo que precisamos!
Emanuel Vieira foi o interlocutor dos Trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário