Quadro Aniversariantes do dia

FESTA DE SANTA RITA 2024

Hélio Crisanto

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Reportagem do jornal Tribuna do Norte cita Santa Cruz como o único município potiguar a ter um plano de combate à exploração do trabalho infantil

O município de Santa Cruz saiu na frente no combate ao trabalho infantil. Matéria publicada recentemente pelo jornal Tribuna do Norte afirma que o único município potiguar a ter elaborado um plano para erradicar o trabalho irregular de crianças é Santa Cruz. Nem mesmo o Estado possui tal planejamento, que estabelece metas, a criação de conselhos, bem como credencia o município junto aos ministérios para receber recursos que objetivam o desenvolvimento de ações na área. A constatação foi feita pela superintendência regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Entrevistada pelo jornal “Tribuna do Norte”, a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do Ministério do Trabalho, Marinalva Cardoso Dantas, ressaltou a iniciativa da Prefeitura, através da sua atual gestão, de elaborar o plano de combate ao trabalho infantil: “Estamos trabalhando diretamente com os municípios. Santa Cruz é o primeiro município do Estado que elaborou o plano e o diagnóstico do trabalho infantil. O Brasil já está no segundo, mas nem Natal nem o Rio Grande do Norte elaboraram o seu”, disse Marinalva ao jornal.

A largada para a criação do plano municipal de erradicação do trabalho infantil em Santa Cruz se deu no ano passado, já no primeiro ano de gestão de Fernanda Costa. As discussões tiveram início a partir da realização do I Fórum Municipal de Políticas de Atendimento à Criança e ao Adolescente, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, evento que promoveu debates sobre os temas: "erradicação do trabalho infantil: desafios e perspectivas, a proteção integral da criança e do adolescente no sistema de garantia de direitos" e "trabalho infantil doméstico: o desafio de superar a invisibilidade e inclusão social de crianças e adolescentes pela educação, lazer e cultura".

A exploração do trabalho infantil é um problema grave e, segundo o decreto nº 6.481/2008, entre as piores formas de trabalho infantil, das 93 catalogadas, estão as atividades que prejudicam a saúde, segurança ou a moral das crianças.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz
assecom@santacruz.rn.gov.br
Para mais informações acesse: www.santacruz.rn.gov.br

Nenhum comentário: