Obedecendo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as escolas municipais de São Bento do Trairí estão passando por adequações que venham facilitar a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência física.
Os recursos para realização das obras são provenientes da arrecadação do IPTU, referente ao ano de 2013.
A primeira unidade a ser reformada é a Escola Municipal Rita de Cássia Andrade. As obras de acessibilidade na creche da cidade estão sendo realizadas nesta semana. No local está sendo feito uma rampa e afixados corrimões que irão permitir a locomoção e a utilização de todos os ambientes da escola às pessoas com deficiência.
Na sequência, também passarão por adaptações as Escolas Municipais José Ribeiro da Silva (sede do município); Francisco de Assis dos Santos (Sítio Remédio); Maria Cristina da Silva (Sítio Malhada Vermelha) e José Ferreira de Medeiros (Sítio Ipoeira).
As reformas nas escolas é uma Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado entre a Prefeitura de São Bento do Trairí e o Ministério Público (MP). Oferecer condições de acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida é um direito garantido por lei, que deve ser observado em qualquer estabelecimento de ensino público ou privado, uma determinação que não era exigida na época em que as escolas foram construídas e que agora, o MP está exigindo a adequação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário