A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer,
Prefeitura Municipal de Sítio Novo e Comissão Organizadora do evento, convocam
a todos os desportistas, para a 3ª Edição do maior evento esportivo de Futsal
do município.
O esporte, por ser o mais praticado no mundo e o mais popular no
Brasil, também consegue atrair um grande público de torcedores, já que os jogos
se firmaram no calendário social do município, no período que antecede as
festividades alusivas ao Padroeiro São Sebastião.
Este ano, o torneio se dividirá entre partidas na Serra
da Tapuia, movimentando o Distrito, bem como na sede do município, que
receberão desportistas e amantes do futebol de salão da região, a partir da 1ª
semana de Janeiro, abertura da copa.
A Comissão organizadora do evento, composta por Wilson,
Inácio, Fagner e Ricon, frisam sobre a importância dos jogos para o município,
e convocam os times e atletas para as inscrições. A equipe que acredita na boa
competência técnica, conduta ética e habilidade eclética dos desportistas,
também lança seu apelo ao equilíbrio entre as torcidas, já que o acirramento
não é positivo entre as equipes.
A Secretaria inicia hoje a etapa de inscrições e
disponibiliza o regulamento 2015 da III COPA SÃO SEBASTIÃO DE FUTSAL.
III
COPA SÃO SEBASTIÃO DE FUTSAL 2015- SÍTIO NOVO/ RN
REGULAMENTO
GERAL
DISPOSIÇÕES
INICIAIS:
REGULAMENTO GERAL AQUI....
Este é um conjunto de Normas e Disposições que irão reger
o Campeonato Municipal de Futsal.
I-
DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO
Art.
01-
O Campeonato Municipal de Futsal obedecerá às disposições deste Regulamento,
das demais legislações esportivas com base nas leis e regras da modalidade
oficializada pela C.B.F.S. Confederação Brasileira de Futebol de salão em vigor
e no código de justiça Desportiva.
II-
DOS PARTICIPANTES
Art.
02- Poderão
participar deste campeonato equipes de futsal formadas no município de Sítio
Novo.
§- Único:
Poderá
participar do Campeonato Municipal de futsal 2015 atletas residentes no
município ( mediante comprovação ), e/ ou atleta que nasceu no município (
registro de nascimento ou RG ) e atleta que trabalha em empresa do município (
registrado ) e 02 ( dois ) atletas de fora do município, sendo
obrigatoriamente, 02 ( dois ) jogadores. Não será permitida a inscrição de um
mesmo atleta em mais de uma equipe. A equipe de organização analisará todos os
comprovantes apresentados.
Art.
03-
As equipes que participarem do Campeonato Municipal de Futsal serão
consideradas conhecedoras das leis e regras da modalidade ( oficializadas pela
C.B.F.S- Confederação Brasileira de Futebol de salão ), bem como deste
Regulamento e assim estarão submetidas, sem reserva alguma, a todas as
consequências que deles possam emanar.
Art.
04-
Somente poderão participar deste certame os atletas e dirigentes que estiverem
devidamente inscritos e os atletas com idade de 15 anos completos.
§- Único:
O
dirigente que assinar a ficha de inscrição será o responsável pelos jogadores
menores de 18 anos, isentando o DEL de qualquer problema ocasionado por esses
atletas.
III-
DAS INSCRIÇÕES
Art.
05- As
inscrições das equipes ( atletas e dirigentes ) deverão ser feitas através de
formulário próprio ( fichas de inscrição ), disponibilizados pela Secretaria de
Turismo, Esporte e Lazer, bem como a comissão organizadora do evento.
§- Único: As
inscrições poderão ser feitas oficialmente entre os dias 18 de Dezembro até o
dia 30 de dezembro de 2014.
Art.
06-
Os atletas e dirigentes, inscritos por uma equipe, não poderão participar de
outra equipe neste certame, em nenhuma das fases, mesmo que suas equipes tenham
sido desclassificadas.
§- Único:
Não
é permitida a duplicidade de inscrição (como atletas e dirigentes).
Art.
07-
A ficha de inscrição deverá ser devidamente preenchida, com letra legível e
assinada pelo dirigente.
§- Único:
O
Atleta que se inscrever em mais de uma equipe, terá o seu registro cassado.
Art.
08-
Será permitida a inscrição de 12 (Doze) atletas, 01 ( um ) dirigente e 01 ( um
) auxiliar por equipe.
Art.
09- Cada
equipe poderá escrever 02 (Dois) jogadores “linha” mais 01 (um) goleiro de fora
do município.
§- Primeiro:
A
inscrição das atletas de fora do município é opcional de cada equipe.
§- Segundo:
Todas as equipes terão o direito de inscrever até 12 atletas, os quais não
poderão ser substituídos de forma alguma até o final da competição.
Art.
10-
A ficha de inscrição poderá ser entregue na Secretaria de Turismo, Esporte e
lazer, que funciona na parte interna da Prefeitura Municipal de Sítio Novo. Não
serão aceitas novas inscrições após a data estabelecida pela Secretaria.
IV
DO SISTEMA DE DISPUTA
Art.
11-
O Campeonato Municipal de futsal será disputado em fases distintas, a saber:
1- Classificatória
(fase 01)
2- Semifinal
(fase 02)
3- Final
(fase 03)
§- Único:
Nas
fases as equipes serão divididas em chaves.
Art.
12-
O Campeonato Municipal de Futsal em sua fase classificatória será disputado no
sistema de turno único. A fase semifinal será disputada em um único jogo,
ficando a critério da Comissão Executiva de acordo com as possibilidades de
datas para a realização dos jogos.
V
DOS JOGOS
Art.
13-
Os jogos serão disputados de acordo com as regras oficiais em vigor, editadas
pela confederação Brasileira de Futebol de salão.
§- Único:
O
tempo da partida será de 40 (quarenta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de
20 (vinte) minutos corridos, com o tempo de 5 (cinco) de descanso.
Art.
14-
Poderão permanecer no banco de reservas:
- 01 (um) técnico;
-01 (um) auxiliar;
-Os jogadores inscritos.
Art.
15- Aos
dirigentes das equipes só será permitido orientar seus atletas fora da quadra
de jogo e se dirigir a mesa, apenas para pedir alguma informação ou pedir
tempo.
Art.
16- Na
ausência do dirigente, nenhum dos atletas poderá ficar de pé, na frente do
banco, só sendo permitido ao capitão, o pedido de tempo.
Art.
17- Os
jogos terão início nos horários fixados na tabela, sendo admitida uma
tolerância de 15 (quinze) minutos apenas para o 1º jogo, os demais não terão
tolerância, além dos horários determinados.
§- Primeiro:
A
equipe que não se apresentar para jogar, devidamente uniformizada, após o tempo
de tolerância, perderá por não comparecimento (W.O).
§- Segundo:
A
equipe que não comparecer a partida prevista na tabela sem justificativa
convincente, além de perder os pontos da mesma, os atletas perderão seus
direitos de participarem do campeonato do ano seguinte. Decisão julgada pela
Comissão Disciplinar.
Art.
18-
Todos os atletas deverão usar obrigatoriamente os equipamentos para a prática
segura do futsal, ou seja, calção, meião, camisas padronizadas, sendo que a
numeração deve ser bem legível e tênis apropriado para a prática desta
modalidade esportiva.
Art.
19-
Somente em casos extraordinários e de absoluta força maior, poderá ser
transferida a realização do jogo.
§- Primeiro:
Não
será permitida a entrada na quadra da Comissão Técnica, bem como a do banco de
reservas, caso não estejam devidamente trajados.
§- Segundo:
O
Atleta só poderá tomar parte na partida se inscrito, e estiver no banco de
reservas de sua equipe, até o término do primeiro tempo do jogo.
Art.
20- Quando
um jogo não se realizar ou for interrompido por qualquer motivo, e/ou anulado,
será fixada a sua realização e/ou continuação, quando for o caso, pela comissão
Organizadora.
Art.
21-
A equipe de arbitragem será indicada pela Comissão Organizadora e não poderá haver
veto pelas equipes participantes.
VI-
DA CLASSIFICAÇÃO
Art.
22-
Para efeito de classificação, quando adotado o sistema de turno completo, a
contagem de pontos (GANHOS) será a seguinte:
Vitória: 03 (três) pontos ganhos
Empate: 01 (um) ponto ganho
Derrota: 0 (zero) ponto
Art.
23-
Na hipótese de uma equipe vencer o jogo por W.O. (não comparecimento do
adversário), além dos 03 pontos, terá a seu favor o placar de 1x0.
§- Único: Os
gols serão computados somente para efeito de estatística, não sendo computado o
gol a favor de nenhum jogador da equipe beneficiada.
Art.
24-
Ocorrendo à ausência da equipe, sem justificativa aceita, serão anulados todos
os resultados da fase, evitando prejuízos de terceiros, prevalecendo os
resultados somente para efeito de estatísticas.
Art.
25-
Ao término de cada turno disputado, será reconhecida em primeiro lugar do
grupo, a equipe que somar o maior número de pontos ganhos, e em segundo lugar,
a equipe imediata após, na ordem decrescente.
Art.
26-
Em caso de empate na classificação das fases, serão adotados os seguintes
critérios:
01-
Entre 02 (duas) equipes:
1.. confronto direto;
2.. maior número de vitórias nas fase;
3.. maior saldo de gols na fase considerando todos os
resultados obtidos na fase;
4.. maior número de gols marcados na fase;
5.. menor número de gols sofridos;
6.. sorteio.
02-
Entre 03 (três) equipes:
1.. maior número de vitórias na fase;
2.. maior saldo de gols na fase, considerando todos os
resultados obtidos na fase;
3.. maior número de gols marcados na fase;
4.. menor número de gols sofridos;
5.. sorteio.
Art.
27- No
caso de um jogo terminar empatado, e quando houve a necessidade de se ter um
vencedor, o desempate será feito da seguinte maneira:
§ - Primeiro:
A
decisão dar-se-á através de cobrança de penalidades, com uma série de 03 (três)
tiros da marca de penalidade máxima de forma contínua, vencendo a equipe que
marcar maior número de gols.
§-
Segundo: Persistindo o empate, serão cobrados tiros livres da
marca de penalidade máxima quantos forem necessários, alternadamente, sendo
obrigatória a troca de atletas para a cobrança, vencendo a equipe que obtiver a
primeira vantagem. Se, depois de todos os atletas terem cobrado a penalidade,
permanecer empatado, inicia-se nova série na mesma ordem anterior das cobranças
alternadas.
§-
Terceiro: Só terá direito a cobrança dos pênaltis os atletas que
estiverem na quadra de jogo ao término da partida.
VIII-
DA DISCIPLINA
Art.
28- Todas
as infrações cometidas neste certame serão apreciadas e julgadas pela comissão
disciplinar, com base no código de justiça desportiva.
Art.
29-
As penalidades serão aplicadas em grau de advertência, suspensão e eliminação.
Não necessariamente nesta ordem.
Art.
30-
As decisões da comissão disciplinar serão irrevogáveis e produzirão efeito
imediato.
Art.
31-
Não serão permitido aos atletas retirarem a camisa durante todo o período do
jogo inclusive no intervalo, a não ser que seja necessário passar po um
procedimento médico;
Art.
32-
Atletas e dirigentes expulsos estarão automaticamente suspensos por uma
partida, independente das punições que lhes poderão ser impostas pela comissão
disciplinar.
§-
Primeiro: Atletas e dirigentes expulsos terão suas atitudes anti-desportivas
julgadas pela comissão disciplinar deste campeonato. Cabendo-lhes a decisão de
advertência, suspensão, eliminação, e/ou veto de sua participação do ano
seguinte.
§-
Segundo: O atleta que tiver 01 (um) cartão na fase, o mesmo será
anulado para a próxima fase.
Art. 34- Em caso de invasão de quadra, brigas, uso de
bebidas alcoólicas, ou quaisquer outros incidentes que venham a suspender
partidas, a comissão disciplinar poderá, desde que comprovada à autoria por
parte de um atleta ou equipe, suspendê-la imediatamente, independentemente das
outras medidas punitivas que forem cabíveis por parte da comissão disciplinar.
VIII-
DOS RECURSOS
Art.
33- Os
possíveis recursos deverão ser interpostos perante a Comissão Organizadora até
48 (quarenta e oito) horas, após a sua partida de que deu origem a sua
interposição, juntando provas de irregularidade contra a qual recorre.
IX
DA PREMIAÇÃO
Art.
34- Serão
oferecidos troféus e medalhas aos mais bem classificados na fase final, da
seguinte forma:
Troféu, medalhas de posse definitiva ao campeão e R$
1.000,00 reais;
Troféu, medalhas de posse definitiva ao vice- campeão e
R$ 700,00 reais;
Troféu, medalhas de posse definitiva ao terceiro lugar e
R$ 300,00 reais;
Troféu e medalhas de posse definitiva ao artilheiro da
competição;
Troféu e medalhas de posse definitiva ao goleiro menos
vazado.
X-
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art.
35-
A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Sítio
Novo/RN, bem como a Comissão Disciplinar, não se responsabilizam por acidente
de qualquer natureza, ou indenizações aos jogadores, dirigentes ou equipes
participantes.
Art.
36-
A Equipe que deixar de comparecer para a realização de um jogo (W.O.), sem
motivo justificado, será automaticamente eliminado do certame e os atletas
serão vetados da participação na competição do ano seguinte.
Art.
37-
O uso de caneleiras será facultativo, cabendo aos atletas, à responsabilidade
pela não utilização.
Art.
38-
Para iniciar as partidas, as equipes deverão ter no mínimo 05 (cinco) atletas,
todos devidamente uniformizados, constando em súmula e com documento em mesa.
Art.
39-
A equipe que ficar reduzida a dois atletas em quadra, não poderá continuar a
partida, sendo declarada perdedora, com o placar de 1 x 0 para o adversário ou
mantido o placar do jogo para o adversário, caso o resultado for superior a 1 x
0.
Art.
40-
Todos os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora, composta
por: Wilson, Fagner, Ricon e Inácio Garapa.
Art.
41-
No ato das inscrições, estarão os participantes concordando tacitamente com
todas as disposições do presente regulamento.
Débora
Raquiel da Silva Lopes
SECRETÁRIA
MUNICIPAL DE TURISMO, ESPORTE E LAZER
Nenhum comentário:
Postar um comentário