O Programa Municipal de Controle da Doença de Chagas (PMCDC), realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Vigilância em Saúde e em parceria da FACISA/UFRN, teve suas ações concluídas.
Desde que os Agentes de Endemias foram contratados de forma efetiva, em 2007, que o município não finalizava essas ações.
Durante todo o ano, foram realizadas visitas em 1.858 residências em 50 localidades do município, das quais 38 tiveram que ser borrifadas por terem sido encontrados barbeiros na região Peri e intradomiciliar.
Além disso, foram capturados 56 barbeiros, sendo três positivos para o Trypanossa cruzi (Protozoário flagelado agente da Doença de Chagas), um no Sítio Angicos e dois no bairro do Paraíso.
O PMCDC objetivou realizar pesquisa entomológica nas residências, essencialmente na Zona Rural, para a captura e análise das fezes do barbeiro no laboratório da Vigilância em Saúde.
Houve também acompanhamento de alunos da FACISA/UFRN realizando atividades de educação em saúde, conscientizando e orientando a população quanto aos riscos e modos de prevenção a Doença de Chagas.
A Prefeitura de Santa Cruz faz um alerta: caso alguém encon
tre barbeiro em sua residência, entrar em contato imediatamente com a Vigilância em Saúde pelo telefone 3291-2127.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz
assecom@santacruz.rn.gov.br
Para mais informações acesse: www.santacruz.rn.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário