3a1

iure veiculos

iure veiculos

AM CARNES

AM CARNES

CREART

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

rede con

rede con

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

CASA DO MATUTO

CASA DO MATUTO

Drogaria Topázio

Drogaria Topázio

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Alunos do curso de enfermagem reivindicar a valorização do curso de enfermagem, implantação da clínica de enfermagem na FACISA


O protesto feito pelos alunos do curso de enfermagem tem como objetivos: reivindicar a valorização do curso de enfermagem, implantação da clínica de enfermagem na FACISA, e pelo laboratório de semiologia que se encontra fechado por falta de chefe e técnico, impedindo que os alunos possam ter aulas práticas a mais de 3 semanas.

 O curso de enfermagem está desvalorizado. Tivemos reuniões do Colegiado Extraordinário do Curso de Enfermagem que resultou na continuidade do fechamento do Laboratório de Semiologia e Semiotécnica e ainda nas promessas quanto a Clínica Escola de Enfermagem começar a funcionar nas instalações da FACISA e poder contar com todos os recursos e apoio institucional necessários.  

Tendo em vista que fomos o primeiro curso a ser criado na história da FACISA/UFRN em Santa Cruz, poderíamos ao menos, possuir estrutura digna para formar pessoas coerentes e capacitadas, ou seja, o déficit de aprendizagem trazida pela não existência de laboratórios capacitados para treinar adequadamente o discente e promover a formação de excelência, pode trazer hoje, grandes prejuízos futuros.

 Estamos a quase 2 anos e meio da FACISA e no semestre passado, onde cursamos a disciplina Básica para a Enfermagem - Semiologia e Semiotécnica - vimos de frente o quão o nosso curso está fragilizado em relação a outros cursos oriundos após o curso de Enfermagem na unidade. Para entrarmos no "Laboratório" de semiologia, temos que subdividir a turma em várias outras turmas, a fim de comportar todos dentro daquele espaço. Daí surge à seguinte inquietação: como anda a formação do discente de Enfermagem da FACISA/UFRN, onde a própria unidade não favorece condições dignas para tal? Um laboratório realmente comporta 40 alunos de semiologia, além dos alunos de Média e Alta complexidade que necessitam da utilização do mesmo, além dos outros cursos que utilizam o mesmo espaço? Creio que não, mas infelizmente o Curso vive hoje essa situação.

 No período de 2009 a 2010 foi discutida a construção do Bloco da Fisioterapia (dito hoje Bloco I da FACISA) e do Bloco da Nutrição + Setor Administrativo da Unidade (dito hoje Bloco II da FACISA). Professores dos Cursos de Nutrição e Fisioterapia puderam “palpitar” sobre as novas instalações da FACISA, mais laboratórios, salas, portas, janelas, bancadas, piscina, clínica e tudo mais. Contudo, SÓ O CURSO DE ENFEMARGEM, não pode decidir sobre suas instalações, pois o prédio havia sido pensado por outros professores do campus Central e já estava pronto. 

 Desse modo, os espaços que ficarão ociosos com as mudanças para o novo bloco não serão usados pelo Curso de Enfermagem, mas por todos os Cursos da FACISA. Onde ficará o nosso Laboratório? Onde ficará nossa Clínica de Enfermagem? Não vamos permitir a subjugação da Enfermagem na FACISA/UFRN!

Nenhum comentário:

Acessos do blog