Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Alunos do curso de enfermagem reivindicar a valorização do curso de enfermagem, implantação da clínica de enfermagem na FACISA


O protesto feito pelos alunos do curso de enfermagem tem como objetivos: reivindicar a valorização do curso de enfermagem, implantação da clínica de enfermagem na FACISA, e pelo laboratório de semiologia que se encontra fechado por falta de chefe e técnico, impedindo que os alunos possam ter aulas práticas a mais de 3 semanas.

 O curso de enfermagem está desvalorizado. Tivemos reuniões do Colegiado Extraordinário do Curso de Enfermagem que resultou na continuidade do fechamento do Laboratório de Semiologia e Semiotécnica e ainda nas promessas quanto a Clínica Escola de Enfermagem começar a funcionar nas instalações da FACISA e poder contar com todos os recursos e apoio institucional necessários.  

Tendo em vista que fomos o primeiro curso a ser criado na história da FACISA/UFRN em Santa Cruz, poderíamos ao menos, possuir estrutura digna para formar pessoas coerentes e capacitadas, ou seja, o déficit de aprendizagem trazida pela não existência de laboratórios capacitados para treinar adequadamente o discente e promover a formação de excelência, pode trazer hoje, grandes prejuízos futuros.

 Estamos a quase 2 anos e meio da FACISA e no semestre passado, onde cursamos a disciplina Básica para a Enfermagem - Semiologia e Semiotécnica - vimos de frente o quão o nosso curso está fragilizado em relação a outros cursos oriundos após o curso de Enfermagem na unidade. Para entrarmos no "Laboratório" de semiologia, temos que subdividir a turma em várias outras turmas, a fim de comportar todos dentro daquele espaço. Daí surge à seguinte inquietação: como anda a formação do discente de Enfermagem da FACISA/UFRN, onde a própria unidade não favorece condições dignas para tal? Um laboratório realmente comporta 40 alunos de semiologia, além dos alunos de Média e Alta complexidade que necessitam da utilização do mesmo, além dos outros cursos que utilizam o mesmo espaço? Creio que não, mas infelizmente o Curso vive hoje essa situação.

 No período de 2009 a 2010 foi discutida a construção do Bloco da Fisioterapia (dito hoje Bloco I da FACISA) e do Bloco da Nutrição + Setor Administrativo da Unidade (dito hoje Bloco II da FACISA). Professores dos Cursos de Nutrição e Fisioterapia puderam “palpitar” sobre as novas instalações da FACISA, mais laboratórios, salas, portas, janelas, bancadas, piscina, clínica e tudo mais. Contudo, SÓ O CURSO DE ENFEMARGEM, não pode decidir sobre suas instalações, pois o prédio havia sido pensado por outros professores do campus Central e já estava pronto. 

 Desse modo, os espaços que ficarão ociosos com as mudanças para o novo bloco não serão usados pelo Curso de Enfermagem, mas por todos os Cursos da FACISA. Onde ficará o nosso Laboratório? Onde ficará nossa Clínica de Enfermagem? Não vamos permitir a subjugação da Enfermagem na FACISA/UFRN!

Nenhum comentário: