Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Alunos participam neste sábado do Programa Caldeirão do Huck

25/09/2015 - Jovens criaram um robô que facilita a mobilidade de cadeirantes na areia da praia
Alunos participam neste sábado do Programa Caldeirão do Huck
Iago, Maraysa, Arthur e João disputam no quadro Jovens Inventores o prêmio de até 30 mil reais
Os alunos de Eletrônica Iago Souza e Maraysa Araújo e os professores Arthur Salgado e João Teixeira vão se apresentar neste sábado (26) em rede nacional. A partir das 15h, o Programa Caldeirão do Huck, da TV Globo, exibe a participação do grupo no quadro Jovens Inventores, que pode render aos estudantes o prêmio de até 30 mil reais.
A equipe construiu uma espécie de carro que permite ao usuário de cadeira de rodas passear na areia da praia. Batizado de "Crab" (caranguejo, em inglês), o mini-protótipo é coberto por placas fotovoltaicas que lhe garantem o movimento sob o sol. À medida que a irradiação solar diminui, o sistema passa a utilizar a energia armazenada em baterias. 
Para o professor João Teixeira, atualmente no Campus Santa Cruz, foi motivo de orgulho participar do programa. "Em certo momento, quando vi os alunos ali no palco, eu disse para o professor Arthur: 'olha só onde nós chegamos!'", destacou.
O Crab foi idealizado e produzido pelos alunos como resultado de uma pesquisa desenvolvida graças à parceria do IFRN com a Universidade Petrobras, através do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH). Em março, o trabalho conquistou o primeiro lugar da categoria Robótica na IX edição do Concurso Latino-Americano de Projetos de Computação, realizado em Guadalajara, no México.

Conteúdo relacionado:

Nenhum comentário: