O deputado estadual Tomba Farias (PSB) sugeriu na tarde de hoje, na Assembleia Legislativa, que o governo federal utilize os beneficiários do programa Bolsa Família em ações de ações de combate ao Aedes Aegypti, transmissor do vírus responsável por doenças como Zika, além da Microcefalia, que se manifesta no sistema nervoso periférico dos bebês, gerando a malformação do cérebro.
O Rio Grande do Norte já tem 79 casos notificados até a última terça-feira, dia 2, com cinco óbitos registrados. Segundo acredita o parlamentar, a partir do momento em que o governo federal envolver os beneficiários do Programa Bolsa Família no combate ao Aedes Aegypti, a doença seria erradicada. “Os beneficiários ficariam responsáveis por um dia de limpeza em terrenos, casas e espaços com focos do mosquito. Tenho certeza absoluta que esse trabalho iria erradicar a doença”, sugeriu.
Para Tomba, cada beneficiário do Bolsa Família deveria dar um dia de trabalho para combater o mosquito. Segundo ele, somente na cidade de Santa Cruz, a participação dos beneficiários do Bolsa Família iria gerar mais de 3.600 dias de trabalho destinados a limpeza dos focos, envolvendo 164 pessoas por dia, exceto nos sábados e domingos. “Com essa ideia implantada no Brasil, imagine quantos soldados teríamos na luta contra essas doenças”, ressalta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário