Quadro Aniversariantes do dia

FESTA DE SANTA RITA 2024

Hélio Crisanto

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Fenômeno meteorológico próximo à costa da Bahia indica chuvas para o Semiárido

Uma depressão tropical observada por meio de imagens de satélite poderá mudar o cenário das previsões climáticas para este início de ano.

Uma depressão tropical que se formou ao longo do dia no Oceano Atlântico Sul, próximo da costa da Bahia, poderá reverter o cenário de algumas previsões climáticas para o Semiárido brasileiro neste início de ano.

São nuvens carregadas, com grande desenvolvimento vertical e topo frio (em tom de ciano na imagem), associadas a áreas de baixa pressão sobre o Nordeste. Desde o último dia 05 de janeiro, o fenômeno meteorológico está sendo monitorado pela equipe do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio de imagens do satélite Meteosat-10.

O resultado do monitoramento das imagens desta quarta-feira, dia 06, indica possibilidade de chuvas em praticamente todo o Nordeste brasileiro. No centro-norte da região, há possibilidade de pancadas de chuva. No leste de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e sul da Bahia, também há possibilidade de chuvas. No leste da Bahia, notam-se muitas nuvens e chuvas. Nas demais áreas da região, pancadas de chuvas isoladas a qualquer hora, podendo ser localmente forte. A temperatura é estável, sendo a máxima de 36°C no norte do Piauí, e a mínima de 18°C no interior da Bahia.

Os especialistas ressaltam que os modelos divergem quanto a real trajetória do fenômeno, havendo a possibilidade de seguir para a costa ou de ser dissipado até o fim desta semana.

Texto: Ascom do Insa (Com informações do Lapis/Ufal)

Assessoria de Comunicação 
Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI)
Tel.: (83) 3315-6439 / 6409

Nenhum comentário: