Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Sistema Penitenciário do RN passa a contar com 500 tornozeleiras eletrônicas a partir de quinta

Wenderval Gomes
 A partir da próxima quinta-feira (4) o Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte vai ganhar mais um recurso para ajudar o monitoramento dos apenados: o Sistema de Tornozeleira Eletrônica. A tornozeleira funcionará como uma espécie de GPS que informa a localização do preso.
O método, que já foi adotado por países como Estados UnidosArgentina e Portugal, já é uma realidade em alguns estados do Brasil, como São Paulo e Pernambuco. 
Nessa primeira etapa, o sistema será implantado em Natal e região metropolitana, explica a chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Janaina Xavier.
Segundo a chefe de Gabinete, cerca de 500 equipamentos estão sendo disponibilizados pela empresa Spacecom. “Essa empresa é a mesma que faz o monitoramento dos investigados na operação Lava Jato. Ela é referência no país”, destacou. 
Janaina Xavier detalhou que cada tornozeleira custa R$ 275 reais/mês. Ela acrescentou que “só serão pagas as pulseiras que estão sendo usadas naquele mês”, ressalta.
De acordo com Xavier, a prioridade neste primeiro momento são os apenados do semiaberto e, em alguns casos, os que passaram pelas audiências de custódia. “A empresa vai apresentar todo o sistema na quinta e partir do mesmo dia ele já estará funcionando”, conta.
Uma central de monitoramento funcionará 24h nas dependências do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), paralelamente com a supervisão da Spacecom em Curitiba. 
Em Natal, uma equipe de 12 agentes penitenciários estará fazendo a supervisão. A central também funcionará de forma integrada com o Ronda Cidadã, que dará suporte em caso de necessidade. 

Nenhum comentário: