Quadro Aniversariantes do dia

FESTA DE SANTA RITA 2024

Hélio Crisanto

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Comitê Estadual do “Água para Todos” aprova ampliação das ações

O Comitê Executivo Estadual do Programa Água para Todos (PAT), presidido pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, se reuniu na manhã de ontem (08), na Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), para avaliar a execução das ações e sua ampliação no Estado.

Na ocasião, foram apresentados o calendário de atividades, a nova distribuição geográfica das obras dos sistemas de abastecimento e os barreiros que serão implantados nas regiões, bem como a atualização das ações sociais e técnicas.

O Coordenador do PAT/RN e assessor técnico da Semarh, Ranielle Linhares, explica que os diagnósticos apontaram a necessidade de modificações, na escolha das comunidades beneficiadas. “O Secretário Ivan Júnior também solicitou uma avaliação para inserção de outros municípios, que estão ou vão entrar, à curto prazo, em colapso de abastecimento”.

Com a nova territorialização, o Programa passa a ter uma área de abrangência maior, atendendo agora a 61 cidades e beneficiando quase 6000 famílias do semiárido potiguar e seu entorno, até o fim de 2018. As modificações propostas pela coordenação do programa foram aprovadas pelo Comitê, que tem como objetivo acompanhar e avaliar a execução do Programa aqui no RN.

A Semarh já implantou 24 sistemas simplificados de abastecimento de água, dos 145 previstos, e 20 estão em andamento. Quanto aos barreiros, 13 já estão concluídos e quatro estão em andamento, dos 57 previstos. No final de julho, técnicos do Ministério da Integração, realizaram uma visita de acompanhamento e fiscalização do convênio e consideraram que as ações estão sendo muito bem desenvolvidas pelo Governo do Estado, inclusive com inovações. O trabalho de mobilização social e a metodologia usada pela Semarh para montar o modelo de gestão dos sistemas também são referências, à nível nacional.

O Programa também conta com um comitê Gestor Nacional (CGN) que coordena as iniciativas e articula as ações entre os estados. O CGN é composto por representantes de 5 Ministérios, entre eles o da Integração e o do Meio Ambiente, da Agência Nacional de águas (ANA), Fundação Banco do Brasil e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba.

O Comitê Estadual atua como um fórum para garantir a participação das entidades durante a execução do Programa e aqui no estado tem representantes dos seguintes órgãos: Semarh, Secretaria da Agricultura (Sape), Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do RN (Fetarn).

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Ulyana Lima - (84) 8841-2890/3232-2421
Assessora de Imprensa da SEMARH
Estagiária: Isabel Jales
E-mail: imprensa-semarh@rn.gov.br
Twitter: @semarh  

Nenhum comentário: