Quadro Aniversariantes do dia

FESTA DE SANTA RITA 2024

Hélio Crisanto

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Ensaio geral da Cantata para os Santos Mártires poderá ser acompanhado pela imprensa

O Governo do Estado preparou um grande espetáculo ao ar livre para celebrar a recém canonização dos 30 santos potiguares. A Cantata para os Santos Mártires será apresentada durante os dias 27, 28 e 29 de outubro, no Monumento dos Mártires de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. O espetáculo é realizado pela Fundação José Augusto, por meio do Governo Cidadão, com recursos do Banco Mundial.

Nesta quinta-feira (26), a partir das 19h, haverá o ensaio geral da Cantata no local das apresentações. Estarão presentes autoridades e imprensa.

De acordo com a presidente da Fundação José Augusto, Isaura Rosado, uma das coordenadoras do projeto, juntamente com Secretarias de Estado como Sethas e Setur, a presença dos jornalistas e formadores de opinião – como primeiros espectadores - é de extrema importância para a disseminação dessa agenda cultural que pretende não só homenagear os Mártires, como vincular essa história religiosa ao turismo religioso e, por conseqüência ao desenvolvimento econômico da Grande Natal e demais regiões.

Cantata

A Cantata para os Santos Mártires vai recontar a história dos colonos de Cunhau e Uruaçu - locais pertencentes à Capitania do Rio Grande - que foram massacrados, em nome da fé, durante as invasões holandesas no Século XVII. Os registros históricos que sobreviveram ao longo dos anos contam que o mercenário alemão Jacob Rabbi, a mando dos holandeses que tomaram Natal e a chamaram de Nova Amsterdã a partir de 1633, tinha a intenção de convencer os padres André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira a se converterem ao calvinismo. Como, nas duas ocasiões, primeiro em Cunhau (hoje Canguaretama) e depois Uruaçu (São Gonçalo do Amarante) os grupos católicos se recusaram à conversão, foram barbaramente assassinados. Mateus teve seu coração arrancado pelas costas.

Essa história muita gente já conhece. Mas, sendo contada a partir de atores e pessoas num coro é a primeira vez, sob a direção geral de Diana Fontes e do compositor e diretor musical Danilo Guanais, que escreveu a Cantata, inspirado nos escritos de monsenhor Herôncio e padre Murilo.

Atores e coral estão ensaiando desde o início desse mês. A seleção foi realizada tendo a grande maioria dos atores e participantes do coro da própria cidade de São Gonçalo do Amarante, cuja administração municipal abraçou a causa e deu todo apoio à iniciativa do governador Robinson Faria e sua equipe.

Ficha Técnica:

Direção geral: Diana Fontes

Direção musical e adaptação do texto baseado nos escritos do padre Murilo e do monsenhor Herôncio: Danilo Guanais

Produção Executiva: Danielle Brito

Figurino: Riccardo San Martini

Assistentes de direção e produção: Gleydson Almeida e Flávio Henrique

Projeção mapeada: Wilberto Amaral.

Dias e Horários da Cantata para os Santos Mártires

São Gonçalo do Amarante:

Dias 26 (Ensaio Geral) 27 e 28 (para o Grande Público) de outubro - 19h

Local: Santuários dos Mártires de Uruaçu

Dia 29 - 19h

Local: Pátio da Igreja de São Gonçalo do Amarante

Assecom-RN
(84) 3232-5204 / 5152
Site oficial: www.rn.gov.br
Twitter oficial: @governodorn

Nenhum comentário: