ACAUÃ

EPS

EPS

apolo

apolo

,

,

ff

terça-feira, 24 de abril de 2018

Música e educação: alunos do CEI Mirassol recebem membros da Orquestra Sinfônica do RN e participam do "Voz em Canto"

Na manhã desta terça-feira (24), o auditório do CEI Mirassol foi palco de exaltação à cultura, à história e à expressividade artística da música erudita, com a realização da décima edição do projeto Voz em Canto, evento anual que tradicionalmente integra a pauta de estudos da disciplina de Artes da instituição de ensino. Em 2018, os alunos dos 7ºs e 8ºs anos (Ensino Fundamental II) receberam o quinteto de cordas da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (que é patrocinada pelo CEI Mirassol) e o maestro Linus Lerner para uma aula interativa sobre os principais aspectos que compõem uma orquestra, além de poderem presenciar a apresentação de versões dos grandes nomes da música clássica (Bach, Vivaldi e Mozart) e do cancioneiro brasileiro.

Durante o encontro, os estudantes tiveram contato com quatro instrumentos do naipe das cordas, família caracterizada como “a alma da Orquestra”: dois violinos (fazendo a primeira e a segunda voz), a viola, o violoncelo e o contrabaixo. Além disso, conheceram um pouco sobre a origem das primeiras orquestras no período Barroco (estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII), bem como aprenderam sobre as separações, as partituras e a importância da figura do maestro. Tudo isso de maneira bastante interativa (incluindo a participação dos próprios alunos no palco juntamente com os músicos) e em consonância com o conteúdo visto em sala de aula.

Para o professor de artes, Rodrigo Souza (o Rodrigo Bico), coordenador do “X Voz em Canto”, ter contato com os músicos e vivenciar o conteúdo teórico de perto é um momento de aprendizado único e bastante rico para a formação dos estudantes. “O evento foi de extrema importância para ressaltar a importância da música inserida no contexto histórico que foi o período do estilo artístico Barroco. E apesar de estudar sobre o tema em livros e ver filmes, nada se compara à experiência de presenciar essa musicalidade e participar de forma ativa, interagindo e vendo de perto os elementos estudados em sala. Um aprendizado ímpar”, destacou o educador.   
Assessoria de Imprensa - CEI Mirassol
Walter Pinheiro Jr.

(84) 99134.0890

Nenhum comentário: