3a1

iure veiculos

iure veiculos

AM CARNES

AM CARNES

CREART

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

rede con

rede con

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

CASA DO MATUTO

CASA DO MATUTO

Drogaria Topázio

Drogaria Topázio

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Mossoró terá campanha de combate ao suicídio em setembro

Programação do Luz para a Vida será aberta no domingo (02/08) com o projeto Saúde na Praça

Cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida, por ano, no Brasil de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS). E o tema volta à pauta neste fim de semana com a chegada do Setembro Amarelo, campanha mundial que alerta sobre o suicídio. Em Mossoró, no dia 2 de setembro, o projeto Saúde na Praça abraça a ação “Luz para Vida” e abordará o assunto orientando e trazendo mensagens de positividade ao longo da Avenida Rio Branco. A programação começa às 16h.

Os dados do Boletim Epidemiológico sobre Suicídio do MS, divulgado em 2017, são alarmantes: entre 2011 e 2016, 62.804 pessoas cometeram suicídio. A taxa de mortes é maior entre os homens (79% dos casos), mas as mulheres são as que mais praticam a tentativa (69%). Pensando nesse cenário, o Setembro Amarelo já estava previsto no calendário do Saúde na Praça, projeto da Universidade Potiguar – integrante da rede Laureate – realizado mensalmente. Neste mês, ele se une ao Comitê do Luz para Vida que terá uma vasta programação e será aberta no domingo.

“O tema remete a apontar algo contrário ao pensamento suicida: de que há luz no fim do túnel e a solução não é a morte”, afirma o Coordenador do Saúde na Praça, Prof. Wanderley Fernandes, que faz parte do comitê. Quem também integra o grupo é a personal trainer Leila Maia que, em Natal, já vinha realizando eventos ligados ao tema do suicídio como o “Ponte para Vida”. Leila estará presente em Mossoró para participar da abertura do evento que contará também com a Prefeita Rosalba Ciarlini.

Durante o mês, haverá atividades para públicos diversos como professores, supervisores e diretores, e estudantes de nível Fundamental e Médio, da rede estadual e municipal; Plantões de Atendimentos nos Centros de Apoio Psicossociais (Caps); Mobilizações nas Universidades da Cidade e treinamentos para os trabalhadores dos Cras, Creas e também da Atenção Básica.

QUALIDADE DE VIDA
Além de tratar do suicídio, como todos os meses, o Saúde na Praça mobilizará a população mossoroense em torno de atividades físicas de lazer e qualidade de vida. Os serviços estarão divididos em vários pontos na Rio Branco com apoio de alunos e professores da Escola da Saúde.

Na Praça de Esportes, haverá Campeonato de Futsal; na Praça do Memorial, Contação de Histórias realizada pelo Curso de Pedagogia e Anjos da Enfermagem; e na Praça do Teatro Dix-Huit Rosado, Aulão de Dança e a presença da dupla Deivyd e Aline, cantando ao vivo. Neste último local, também serão oferecidos diversos outros serviços de saúde com estudantes de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social.
Saúde na Praça reúne mensalmente centenas de pessoas para atividades físicas e de lazer em Mossoró

Nenhum comentário:

Acessos do blog