Quadro Aniversariantes do dia

FESTA DE SANTA RITA 2024

Hélio Crisanto

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Central do Cidadão: sete mil carteiras de trabalho aguardam retirada

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento essencial e obrigatório para todos os trabalhadores brasileiros que pretendem exercer alguma atividade formal. É na CTPS que fica registrado o histórico profissional, além de informações sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), férias, alterações de cargos e salários, entre outros.

Apesar de toda sua importância para o mercado de trabalho, muitas pessoas acabam não retornando aos postos de atendimento das Centrais do Cidadão para retirar o documento, situação que gerou um estoque de sete mil carteiras paradas, esperando a retirada pelo cidadão. Os documentos, que possuem ano de expedição entre 2000 a 2009, encontram-se nas Centrais do Cidadão e na Coordenação de Atendimento ao Cidadão (Codaci), localizada no prédio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

Para retirar o documento, o cidadão deve comparecer na unidade da Central do Cidadão, onde foi solicitada a carteira, e apresentar documento de identificação com foto. É recomendável que, antes de comparecer às Centrais, seja solicitado informações sobre o local de busca à Codaci, por meio do e-mail codacisethas@rn.gov.br ou pelo telefone 98601-8009.

Segundo Júlio Acioly, gerente de atendimento da Codaci, as pessoas que não retiram sua carteira de trabalho encontram dificuldades para encontrar oportunidades legais em suas profissões, estando vulnerável à precarização do trabalho e a condições ilegais de ofício e de direitos. Além disso elas ficam impossibilitadas de solicitar o documento novamente. “As pessoas só podem começar a trabalhar com vínculo empregatício a partir do momento em que elas possuem a carteira de trabalho. Procurem as Centrais do Cidadão para buscar esse documento essencial para o trabalhador”, disse.

Aqueles que não possuem o documento podem procurar as Centrais do Cidadão em seis municípios: Natal (Unidades da Zona Norte e do Via Direta); Alexandria; Apodi; Ceará-Mirim; João Câmara e São José do Mipibu. Para fazer o documento, é necessária a presença do titular, portando RG, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (original), CPF e comprovante de Residência. A CTPS pode ser feita por todos os brasileiros ou estrangeiros residentes acima dos 14 anos. 

Assessoria de Comunicação - Sethas/RN
Anderson Santos
Telefone: 99819-0096 / 3232-1802

Na rede
Site: www.sethas.rn.gov.br
Instagram: @sethasrn
Facebook: Sethas RN
Twitter: @sethasrn
Youtube: Sethas RN

Nenhum comentário: