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quinta-feira, 23 de maio de 2019

Em Caicó, vinte socioeducandos participam de Olimpíada de Matemática

Vinte adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Case Caicó responderam às questões da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - Obmep 2019 na terça-feira (21). Foi a primeira vez que socioeducandos atendidos pela unidade seridoense participaram do evento. Antes deles, alguns jovens já haviam feito a prova isoladamente em outras unidades, nunca em um grande grupo.

A aplicação das provas foi realizada em dois blocos: o primeiro para alunos de 6º e 7º anos e o segundo para 8º e 9º anos. A adesão dos adolescentes ao teste foi unânime. Todos que estavam aptos participaram, de acordo com o professor da disciplina, José Xavier.

“A unidade tem alunos muito bons em Matemática, que conseguem desenvolver bem o conteúdo e fazem todas as atividades”, destacou o professor José Xavier. “Outros têm alguma dificuldade, porque na maioria das vezes estão há algum tempo fora da escola – às vezes dois, três anos – mas eles também vão superando as dificuldades. Acredito que teremos alunos classificados pra segunda fase”, disse.

O professor ressaltou ainda a importância do apoio das equipes técnica e pedagógica do Case Caicó e do Centro de Educação de Jovens e Adultos Senador Guerra, ao qual está vinculado e que viabilizou a inscrição dos adolescentes.

José Xavier é professor de Matemática há 13 anos e há cerca de um ano está no atendimento socioeducativo, o que considera “uma experiência única”.

“A gente não sabe a realidade e vai com um pouco de receio, mas quando comecei a dar aula lá percebi que não era nada do que imaginava. Eu me sinto mais seguro dentro da unidade do que em escolas fora. É um trabalho que a gente tem que dar as mãos e é muito gratificante o resultado”, contou.

Esta é a 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Fazem a avaliação estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio. O resultado da primeira etapa sai no dia 05 de julho. A segunda fase será realizada em 28 de setembro e o resultado final está previsto para 03 de dezembro.

Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas surgiu com o objetivo de descobrir jovens talentos para a Matemática, contribuir para estimular o estudo da disciplina por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes, além de promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

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