Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

segunda-feira, 3 de junho de 2019

MOSSORÓ: UNIDADE MÓVEL DE ATENDIMENTO DA COSERN ESTARÁ NA ESTAÇÃO DAS ARTES ATÉ QUINTA-FEIRA (06) ATENDENDENDO, ENTRE OUTROS SERVIÇOS, PEDIDOS DE LIGAÇÃO PROVISÓRIA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA OS FESTEJOS JUNINOS

Natal, 03 de junho de 2019

A Unidade Móvel de Atendimento da Cosern estará em Mossoró a partir do meio dia desta segunda-feira (03) até quinta-feira (06), das 8h às 17h, na Estação das Artes Eliseu Ventania, para atender, entre outras demandas dos clientes, os pedidos de ligações provisórias de energia elétrica para os comerciantes que vão trabalhar durante a realização dos festejos juninos na cidade.

A Cosern reforça alerta de segurança aos organizadores de festas e comerciantes (principalmente os donos de barracas de fogos de artifício, alimentos e bebidas) para a necessidade de fazer uso das ligações provisórias de energia elétrica fornecida pela Concessionária como forma de prevenir acidentes.

Além da Unidade Móvel, os pedidos de ligação provisória podem ser feitos nas 13 Lojas de Atendimento e nos 156 pontos credenciados da Cosern espalhados em todo estado. A concessionária ressalta que não é possível fazer ligações provisórias de cargas móveis a carroças, vans e caminhões.

Ligações clandestinas que por ventura forem identificadas nos locais de festa serão retiradas imediatamente pelas equipes da Cosern. O desvio de energia elétrica é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal, e a pena pode chegar a quatro anos de reclusão. De janeiro até 31 de maio, a “Operação Varredura” da Cosern fez 23.119 inspeções, identificou e desativou 2.809 ligações clandestinas e 07 pessoas foram presas em todo estado. A energia recuperada pela Cosern até agora daria para abastecer, por exemplo, Macaíba por 30 dias ou Patu durante 01 ano.

Como solicitar a ligação provisória:

As solicitações podem ser feitas com a antecedência de, pelo menos, quatro dias do início da utilização da carga. Os interessados devem apresentar os seguintes documentos:

ü   RG e CPF, se pessoa física;

ü   Cópia do contrato social ou requerimento de empresário (conforme o caso);

ü   RG e CPF do representante legal, se pessoa jurídica;

ü   Alvará de funcionamento emitido pela prefeitura ou órgão responsável, em locais públicos;

ü   Escritura pública ou particular, para os casos de solicitação em local particular.

Ao declarar informações como a carga a ser utilizada e o período de uso da energia, o cliente receberá uma “Fatura de Caução” que deve ser paga e reapresentada no atendimento para liberação da ligação, conforme as características informadas. Para assegurar o fornecimento, também será necessário pagar uma taxa, referente aos serviços de vistoria, ligação e desligamento da energia. É importante que o comerciante observe e informe à Cosern a existência de rede elétrica no trecho onde pretende se instalar.

Também será necessário que o cliente instale o padrão de entrada para receber a ligação provisória de energia. No ato da solicitação, ele receberá todas as orientações técnicas referentes à instalação (No site da Cosern também é possível tirar todas as dúvidas sobre a norma para instalação do padrão de entrada de ligação provisória. Clique na aba “Residencial e Rural” e depois em “Padrão de Entrada”).

Confira as dicas de segurança da Cosern:

ü   Sempre mantenha distância da rede elétrica e não solte fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia em hipótese alguma. Os artefatos só devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados também de bandeirinhas de papel e de outros materiais inflamáveis.

ü   Não acenda fogueiras próximas de postes ou debaixo de fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando o rompimento da fiação.

ü   Ao enfeitar ruas e praças como bandeirinhas, bandeirolas, faixas e outros adereços, utilize materiais que não sejam condutores de corrente elétrica e nunca amarre os adereços em postes e fios. A Cosern adverte que não é permitida a fixação de adornos, painéis, bonecos de pano e artifícios de decoração próxima à rede elétrica.

ü   Não solte balões. Além de ser crime, trata-se de uma brincadeira de alto risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de uma subestação. Nesse último caso, pode haver risco de explosões.

ü   Não faça ligações clandestinas de energia para iluminar arraias ou barraquinhas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício. Além de sobrecarregar o sistema, elas representam risco de curto-circuito, acidentes graves e é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

Em caso de acidentes, a Cosern reforça os seguintes alertas:

ü   Não se aproxime de fios caídos, isole o local e não deixa outras pessoas se aproximarem.

ü   Ligue imediatamente para o Samu (192), Corpo de Bombeiros (193) e Cosern (116).

Fotos: Cosern/Divulgação

Sobre a Cosern

Eleita em pesquisa da Aneel sobre satisfação dos clientes como a 3ª Melhor Distribuidora do Brasil e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é a sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

• Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone;

• Baixar o aplicativo da Cosern, utilizar a função “Falta de Energia” para agilizar o atendimento; ou

• Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone116 da Cosern.

Gerência de Comunicação

Paulo Araújo – Relacionamento com a imprensa

comunicacaocosern@cosern.com.br

Telefone Fixo: + 55 (84) 3215-6055

Telefone Celular: + 55 (84) 99424-9938

Siga-nos nas redes sociais       

cosernoficial       OficialCosern     cosern_oficial

Nenhum comentário: