Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Programa RN + Saudável alinha ações para promoção da saúde e da cidadania

O Governo do Estado inicia articulações para implantar o programa RN + Saudável. Nesta quinta-feira, 04, a governadora Fátima Bezerra se reuniu com representantes da Federação das Indústrias do RN – Fiern, do Sebrae e do Sesc para alinhar ações visando a integração de programas para promover segurança alimentar, incentivar a agricultura familiar, práticas de atividades físicas, atividades inclusivas de educação e promoção da saúde, incentivar a cultura popular, reduzir a taxa de mortalidade por acidentes de trânsito e outras formas de violência, incentivar o saneamento básico, a sustentabilidade, a prevenção de acidentes do trabalho, a qualidade de vida, estimular a redução do uso de agrotóxicos.

“O RN + Saudável é um programa que abraça a causa da saúde pública voltado para a prevenção e promoção da saúde das pessoas e deve envolver toda a sociedade. O Governo busca a interação institucional e a sincronia com a sociedade para desenvolver programas de caráter pedagógico e orientador”, informa Fátima Bezerra, acrescentando: “É um programa não só do Governo, mas de toda a sociedade, dos seus diversos setores”.

Neste sentido é fundamental a atuação conjunta com instituições que já possuem programas de atenção à saúde. “O programa busca uma mudança de mentalidade. Pensar a saúde não só pela ótica da doença, mas também pela ótica da preservação. Queremos promover a saúde e prevenir as doenças”, explicou Cipriano Vasconcelos, secretário de estado da Saúde Pública - Sesap.

O secretário também destacou a importância do RN + Saudável em dialogar com as empresas e promover a cultura da paz para a redução da violência e das situações que levam ao estresse. Ele citou a necessidade de melhorar o ambiente em locais coletivos, como empresas e escolas, visando elevar a qualidade de vida de todos.

O programa, que será lançado nos próximos 45 dias, vai abranger todo o estado atuando nos dez territórios da cidadania. Tereza Freire, coordenadora de ações estratégicas e regionais da Sesap registra que o RN + Saudável fortalece as políticas públicas e oferece aos municípios a oportunidade de adotar práticas saudáveis. “O programa tem caráter intersetorial e interinstitucional para a promoção saúde da população estimulando a prática de esportes, divulgando informações sobre nutrição, alimentação saudável e combate ao estresse”, declarou Tereza Freire.

O superintendente corporativo da Fiern, Hélder Maranhão elogiou a iniciativa do Governo do Estado e levantou a possibilidade de alinhamento de ações já desenvolvidas pela Federação aos objetivos do programa. “Temos atuação em vários setores propostos pelo Governo e, efetivamente, poderemos somar às ações que levarão a uma melhor atenção à saúde”, afirmou Hélder Maranhão.

Ilsa Galvão, diretora de programas sociais do Sesc – Serviço Social do Comércio, também confirmou a atuação do órgão para o alcance dos objetivos do RN + Saudável e afirmou: “O Sesc já trabalha em ações de saúde bucal, saúde da mulher e na iniciação musical. Certamente estaremos integrados ao Governo do Estado em mais esta iniciativa para promover a saúde”.

O diretor técnico do Sebrae, João Hélio disse que o órgão “está à disposição para se aliar ao RN + Saudável, “até por que desenvolve ações voltadas para a saúde do trabalhador e também do empreendedor”.

Fotos: Elisa Elsie

Assecom-RN
(84) 3232-5204 / 5152
Site oficial: www.rn.gov.br
Twitter oficial: @governodorn

Nenhum comentário: